Será Leonardo da Vinci filho de uma escrava chinesa?

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

A mãe de Leonardo da Vinci pode ter sido uma escrava chinesa, de acordo com uma investigação levada a cabo pelo historiador e romancista italiano Angelo Paratico.

O italiano, que vive e trabalha em Hong Kong há 20 anos, afirma que os documentos que descobriu nos seus dois anos de pesquisa sobre as ligações entre a sua terrra natal e a China ao longo dos últimos séculos serviram de base ao seu último livro, Leonardo Da Vinci: A Chinese scholar lost in Renaissance Italy, onde traça as ligações entre Da Vinci e o Extremo Oriente.

“Um cliente do pai de Da Vinci tinha uma escrava chamada Caterina. Após 1452, ano em que Leonardo nasceu, esta mulher desaparece de todos os documentos existentes. Provavelmente terá deixado de trabalhar ali”, explicou o escritor ao SCMP.

O pai de Leonardo da Vinci era notário e sabe-se que a sua mãe se chamava Caterina. Julga-se que esta seria uma camponesa italiana, mas Angelo Paratico discorda.

“Durante o Renascimento, países como Itália e Espanha estavam cheios de escravos orientais”, afirma, apontando que vários aspectos na vida de Leonardo da Vinci sugerem uma ligação ao mundo oriental: tais como escrever com a mãe esquerda, ou ser vegetariano.

Angelo Paratico vai ainda mais longe: “Mona Lisa será, provavelmente, um retrato da sua mãe, como sugeriu Freud em 1910. Por trás da Mona Lisa está pintada uma paisagem oriental, até a sua cara tem traços orientais”, afirma.

O historiador afirma que a única forma de resolver o mistério através do ADN dos cadáveres de parentes do artista, enterrados em Florença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …