Portugal atingiu “ponto de equilíbrio” da curva epidemiológica

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

A diretora-geral de Saúde disse esta quinta-feira que Portugal se encontra no ponto de equilíbrio da curva epidemiológica da covid-19, alertando, contudo, que quando as medidas de contenção forem aligeiradas, a curva tenderá a subir.

“Em Portugal, temos algumas regiões acima do R1 e noutras regiões esse indicador está abaixo desse registo. De uma forma geral, o território português está no ponto de equilíbrio”, explicou Graça Freitas na conferência diária desta quinta-feira.

A responsável máxima da Direção-Geral da Saúde (DGS) referia-se ao potencial de contágio (R0), uma métrica que exprime o número de pessoas que cada doente infeta. Trata-se de um indicador utilizado para calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar – na prática, o R0 mede a velocidade de propagação de um determinado vírus.

Estamos a tentar diminuir o R e aplanar a curva mas existem outros critérios para além do R para determinar a evolução da curva, vai depender de como o sistema vai responder”, continuou, relembrando que “não existe um número mágico”.

“O R é um dos critérios, [mas] não é o único critério. Não há um número mágico. A Noruega adotou um R de 0,7 para ter ainda uma margem de 0,3 até chegar ao 1, partindo do princípio que, quando retirar certas medidas, vai haver um aumento deste dito R”.

“Quanto maior o R, obviamente maior a capacidade de a curva subir e exponencialmente”.

Graça Freitas disse também que o levantamento de restrições depende de três fatores, recordando ainda que quando que as medidas forem aligeiradas, a curva epidemiológica tenderá a subir. “Descomprimir ou não as medidas depende da curva epidemiológica, de como evolui, da capacidade do sistema ter folga e aguentar”, elencou.

“Sabemos que quando descomprimirmos as medidas, a curva sobe (…) Temos que conjugar a situação sanitária com o panorama económico, não é fácil conjugar”.

ZAP // Lusa

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …