Portugal atingiu “ponto de equilíbrio” da curva epidemiológica

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

A diretora-geral de Saúde disse esta quinta-feira que Portugal se encontra no ponto de equilíbrio da curva epidemiológica da covid-19, alertando, contudo, que quando as medidas de contenção forem aligeiradas, a curva tenderá a subir.

“Em Portugal, temos algumas regiões acima do R1 e noutras regiões esse indicador está abaixo desse registo. De uma forma geral, o território português está no ponto de equilíbrio”, explicou Graça Freitas na conferência diária desta quinta-feira.

A responsável máxima da Direção-Geral da Saúde (DGS) referia-se ao potencial de contágio (R0), uma métrica que exprime o número de pessoas que cada doente infeta. Trata-se de um indicador utilizado para calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar – na prática, o R0 mede a velocidade de propagação de um determinado vírus.

Estamos a tentar diminuir o R e aplanar a curva mas existem outros critérios para além do R para determinar a evolução da curva, vai depender de como o sistema vai responder”, continuou, relembrando que “não existe um número mágico”.

“O R é um dos critérios, [mas] não é o único critério. Não há um número mágico. A Noruega adotou um R de 0,7 para ter ainda uma margem de 0,3 até chegar ao 1, partindo do princípio que, quando retirar certas medidas, vai haver um aumento deste dito R”.

“Quanto maior o R, obviamente maior a capacidade de a curva subir e exponencialmente”.

Graça Freitas disse também que o levantamento de restrições depende de três fatores, recordando ainda que quando que as medidas forem aligeiradas, a curva epidemiológica tenderá a subir. “Descomprimir ou não as medidas depende da curva epidemiológica, de como evolui, da capacidade do sistema ter folga e aguentar”, elencou.

“Sabemos que quando descomprimirmos as medidas, a curva sobe (…) Temos que conjugar a situação sanitária com o panorama económico, não é fácil conjugar”.

ZAP // Lusa

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …