Portugal atingiu “ponto de equilíbrio” da curva epidemiológica

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

A diretora-geral de Saúde disse esta quinta-feira que Portugal se encontra no ponto de equilíbrio da curva epidemiológica da covid-19, alertando, contudo, que quando as medidas de contenção forem aligeiradas, a curva tenderá a subir.

“Em Portugal, temos algumas regiões acima do R1 e noutras regiões esse indicador está abaixo desse registo. De uma forma geral, o território português está no ponto de equilíbrio”, explicou Graça Freitas na conferência diária desta quinta-feira.

A responsável máxima da Direção-Geral da Saúde (DGS) referia-se ao potencial de contágio (R0), uma métrica que exprime o número de pessoas que cada doente infeta. Trata-se de um indicador utilizado para calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar – na prática, o R0 mede a velocidade de propagação de um determinado vírus.

Estamos a tentar diminuir o R e aplanar a curva mas existem outros critérios para além do R para determinar a evolução da curva, vai depender de como o sistema vai responder”, continuou, relembrando que “não existe um número mágico”.

“O R é um dos critérios, [mas] não é o único critério. Não há um número mágico. A Noruega adotou um R de 0,7 para ter ainda uma margem de 0,3 até chegar ao 1, partindo do princípio que, quando retirar certas medidas, vai haver um aumento deste dito R”.

“Quanto maior o R, obviamente maior a capacidade de a curva subir e exponencialmente”.

Graça Freitas disse também que o levantamento de restrições depende de três fatores, recordando ainda que quando que as medidas forem aligeiradas, a curva epidemiológica tenderá a subir. “Descomprimir ou não as medidas depende da curva epidemiológica, de como evolui, da capacidade do sistema ter folga e aguentar”, elencou.

“Sabemos que quando descomprimirmos as medidas, a curva sobe (…) Temos que conjugar a situação sanitária com o panorama económico, não é fácil conjugar”.

ZAP ZAP // Lusa

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

EUA bombardeiam infraestrutura na Síria de "milícias apoiadas pelo Irão"

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra uma "infraestrutura utilizada por milícias apoiadas" pelo Irão no leste da Síria, anunciou esta sexta-feira o Pentágono. "Os ataques foram autorizados em resposta a ataques recentes contra funcionários …

Fernando Negrão é o candidato do PSD a Setúbal. Rio pode ser "ás de trunfo" no Porto

Fernando Negrão é o candidato do PSD à Câmara de Setúbal, Carlos Moedas é a aposta do PSD e do CDS para Lisboa e Rui Rio pode ser "ás de trunfo" no Porto. O vice-presidente da …

Flamengo campeão: VAR anulou dois golos e um penálti ao Inter

Uma das derrotas mais vitoriosas de sempre na história do Brasileirão; na última jornada o Flamengo perdeu mas o Internacional não conseguiu marcar contra o Corinthians. Houve sofrimento até ao apito final e para lá do …

Governo negoceia com Bruxelas injeção de 200 milhões de euros na TAP

O Executivo estará a negociar uma injeção estatal imediata na TAP que permita fazer pagamentos urgentes, como salários a trabalhadores e pagamento a fornecedores. Segundo o Jornal Económico, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia …

O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação destas baratas

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo. De acordo com o site …

Cronista do “Observador" é o autor do falso plano de desconfinamento (mas não sabe quem o divulgou)

Carlos Macedo e Cunha, cronista convidado do jornal digital Observador, é o autor do plano de desconfinamento que foi posto a circular nas redes sociais, mas garante desconhecer como é que o documento se tornou …

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …