Cursos de 40€ p/mês da Google estão a substituir cursos superiores

A Google criou cursos de certificado de carreira que, segundo a empresa, equivalem a um curso superior de quatro anos na área das tecnologias. Alguns custam apenas 40 euros por mês e duram até meio ano.

Em 2016, um inquérito da StackOverflow verificou que 56% dos programadores não tem um curso superior em ciências computacionais ou outra área semelhante. Além disso, descobriu que um portfólio de projetos e produtos para os quais contribuiu vale mais do que anos de experiência ou escolaridade.

Dois anos depois, isto começava a ser visível no mercado de trabalho. Google, Apple, IBM, Intel, Hilton, Starbucks, Publix, Penguin Random House, Costco Wholesale, Whole Foods, Nordstrom, Home Depot, Bank of America, Chipotle e Lowe’s divulgaram ofertas de trabalho para o qual não era necessário um curso superior, escreve o Entrepreneur’s Handbook.

Como tal, a Google já lançou dois cursos de certificado de carreira para posições na empresa. Ao todo já participaram mais de 600 mil estudantes, com cerca de 85% a avaliarem o curso com cinco estrelas. Face ao sucesso dos cursos, a Google planeia lançar mais três: analista de dados, gestor de produto e designer de user experience.

“Nas nossas próprias contratações, agora trataremos estes novos certificados de carreira como o equivalente a um diploma de quatro anos para funções relacionadas”, escreveu o vice-presidente sénior de assuntos globais da Google, Kent Walker, na rede social Twitter.

Pelo menos na área da tecnologia, a Google está a implementar uma mudança profunda de paradigma. Os cursos superiores estão lentamente a ser substituídos por estes novos cursos, que têm uma duração de três a seis meses e que ocupam apenas cinco horas semanais.

Além de práticos, a nível de custos, são acessíveis a todos. O curso de apoio informático custa cerca de 40 euros por mês, por exemplo.

“Em nome de toda a nossa organização, obrigado novamente por levar a Conferência a um nível totalmente novo de educação e profissionalismo!!” lê-se num dos comentários sobre o curso.

Após a conclusão do certificado, você pode compartilhar as suas informações com os principais empregadores da área e com as suas subsidiárias, e, claro, a Google.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …