Cursos de 40€ p/mês da Google estão a substituir cursos superiores

A Google criou cursos de certificado de carreira que, segundo a empresa, equivalem a um curso superior de quatro anos na área das tecnologias. Alguns custam apenas 40 euros por mês e duram até meio ano.

Em 2016, um inquérito da StackOverflow verificou que 56% dos programadores não tem um curso superior em ciências computacionais ou outra área semelhante. Além disso, descobriu que um portfólio de projetos e produtos para os quais contribuiu vale mais do que anos de experiência ou escolaridade.

Dois anos depois, isto começava a ser visível no mercado de trabalho. Google, Apple, IBM, Intel, Hilton, Starbucks, Publix, Penguin Random House, Costco Wholesale, Whole Foods, Nordstrom, Home Depot, Bank of America, Chipotle e Lowe’s divulgaram ofertas de trabalho para o qual não era necessário um curso superior, escreve o Entrepreneur’s Handbook.

Como tal, a Google já lançou dois cursos de certificado de carreira para posições na empresa. Ao todo já participaram mais de 600 mil estudantes, com cerca de 85% a avaliarem o curso com cinco estrelas. Face ao sucesso dos cursos, a Google planeia lançar mais três: analista de dados, gestor de produto e designer de user experience.

“Nas nossas próprias contratações, agora trataremos estes novos certificados de carreira como o equivalente a um diploma de quatro anos para funções relacionadas”, escreveu o vice-presidente sénior de assuntos globais da Google, Kent Walker, na rede social Twitter.

Pelo menos na área da tecnologia, a Google está a implementar uma mudança profunda de paradigma. Os cursos superiores estão lentamente a ser substituídos por estes novos cursos, que têm uma duração de três a seis meses e que ocupam apenas cinco horas semanais.

Além de práticos, a nível de custos, são acessíveis a todos. O curso de apoio informático custa cerca de 40 euros por mês, por exemplo.

“Em nome de toda a nossa organização, obrigado novamente por levar a Conferência a um nível totalmente novo de educação e profissionalismo!!” lê-se num dos comentários sobre o curso.

Após a conclusão do certificado, você pode compartilhar as suas informações com os principais empregadores da área e com as suas subsidiárias, e, claro, a Google.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …