Covid-19. Doentes curados continuaram internados por falta de respostas sociais

Jean-Christophe Bott / EPA

De acordo com o barómetro especial sobre internamentos sociais, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), quase 20% dos doentes curados continuaram internados por falta de respostas sociais.

O barómetro especial sobre internamentos sociais, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que inclui um levantamento sobre dos doentes infetados com covid-19 realizado em maio, concluiu que 18% dos curados continuaram internados, em média 16,5 dias.

Segundo o Público, que avança a notícia nesta segunda-feira, os três principais motivos para estes doentes se manterem internados foram a incapacidade de resposta de familiar ou cuidador em período de covid-19 (29%), a falta de capacidade da estrutura residencial para idosos para garantir as condições de isolamento necessárias (23%) e a espera para que o teste dê negativo para admissão na RNCCI (21%).

O barómetro, citado pela TSF, dá conta de que a maioria (73%) está na região Norte e tem idade igual ou superior a 70 anos (77%).

Em média, os idosos em internamento social ficaram dois meses e meio a aguardar uma solução. No caso mais difícil, um paciente com alta teve de esperar 220 dias – mais de sete meses – até poder sair do hospital.

Deveria ter havido respostas sociais para os doentes com Covid-19 que não necessitam de cuidados hospitalares”, considera Alexandre Lourenço, presidente da APAH, acrescentando que, “para segundas ou terceiras vagas, é preciso planear este tipo de resposta de cuidados continuados ou de natureza social”.

A pandemia veio agravar o problema da falta de cuidados continuados em Portugal. A 18 de fevereiro estavam internadas inapropriadamente nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 1.551 pessoas – cerca de 8,7% dos doentes internados daquele dia.

“É o número mais elevado [das edições já realizadas] de utentes internados inapropriadamente. Praticamente um em cada dez doentes estava internado por motivos sociais. Fomos surpreendidos por este resultado de 8,7% do total de internamentos”, disse ao Público Alexandre Lourenço.

Os internamentos têm também grandes impactos financeiros nos hospitais. Neste caso, o impacto financeiro dos internamentos inapropriados a 18 de fevereiro foi de 46,6 milhões de euros. Pelas contas da APAH, os internamentos sociais vão custar ao Estado, só este ano, 184 milhões de euros.

A quarta edição do Barómetro de Internamentos Sociais, realizado pela APAH, contou com a informação de 40 hospitais do Continente e da Região Autónoma dos Açores, que representam 78% do universo de unidades e 90% das camas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …