/

Cuide-se: a gripe anda por aí e em força!

mcfarlandmo / Flickr

-

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) deixa um alerta à população: a gripe chegou e está em pleno período epidémico. Os casos com sintomas gripais sofreram um aumento nos últimos dias e estarão relacionados com o incremento da mortalidade verificado neste início de ano.

Em comunicado, a DGS revela que houve uma taxa de incidência de gripe de 127,7 casos por 100 mil habitantes no período de 29 de Dezembro de 2014 a 4 de Janeiro de 2015. Dados que indicam um incremento significativo, relativamente aos 13.1 casos verificados na semana do Natal.

Estes números indicam que estaremos perante o período epidémico da gripe, conforme reforça a DGS que admite que a doença pode ter contribuído para o aumento incomum da mortalidade, nestes primeiros dias do ano.

A DGS nota que, até 7 de Janeiro passado, houve 400 mortos por dia em Portugal. Só no domingo, 4 de Janeiro, morreram 464 pessoas, tendo sido o dia em que se verificaram mais óbitos.

Relativamente a este “acréscimo em relação ao esperado” do número de mortes, a DGS frisa que “pode estar associado às baixas temperaturas, à descompensação por doenças crónicas e a infecções respiratórias causadas por diferentes microrganismos, nomeadamente gripe”.

Perante estes dados, é conveniente que tome precauções para não se deixar apanhar por esta maleita cujo vírus dominante, neste Inverno, ainda não foi detectado. A DGS alerta, como habitualmente, para a importância da vacinação como medida de prevenção.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.