Cuba legaliza Wi-Fi privado e importa routers

As autoridades cubanas deram luz verde esta quarta-feira para a criação de redes privadas com ou sem fios, como é o caso do Wi-Fi, para a transmissão de dados.

De acordo com a Europa Press, que avança a notícia esta quinta-feira, Cuba autorizou também a importação de equipamentos como routers para que a população possa navegar na Internet nas suas casas e empresas. Até então, as redes privadas eram proibidas.

O Ministério das Comunicações  de Cuba (Mincom) publicou duas resoluções, nas quais aponta que o principal objetivo passa por otimizar o espectro radio-elétrico e evitar a saturação, interferência ou degradação nos serviços públicos prestados pelo país.

O Mincom estabeleceu as resoluções 98 e 99 para a organização e legalização de comunidades interconectadas com ou sem fios, bem como para a conexão remota de pessoas singulares à rede Etecsa, escreve o jornal local Cubadebate.

De acordo com o Governo, a nova regulamentação será lançada a 29 de julho, visando promover uma melhor conectividade na ilha para desenvolver a informatização numa das nações mais desconectadas de todo o mundo.

“Este é um passo para contribuir para a informatização da sociedade (…), para aumentar os canais de comunicação entre as pessoas e o acesso dos cidadãos às novas tecnologias”, disse Wilfredo López, Diretor de Regulamentação do Ministério das Comunicações, citado pela agência noticiosa.

O espectro radio-elétrico é composto por um conjunto de frequências essenciais para o desenvolvimento de sistemas de radiocomunicações que integrem redes nacionais e internacionais de telecomunicações. Com base nos regulamentos da União Internacional de Telecomunicações, estabelece-se que cada país deve planear, regular, administrar e gerir este espaço de forma controlada para o correto funcionamento dos serviços.

A nova medida cubana autoriza a operação de redes de dados privadas externas para pessoas singulares, que podem utilizá-las nas frequências da faixa de 2400 MHz a 2483,5 MHz, e da faixa de 5725 MHz a 5850 MHz.

Os regulamentos agora divulgados estabelecem que os utilizadores com redes pessoais dentro das suas casas não precisam de uma autorização – licença de operação -, desde que o uso da rede não seja para fins lucrativos e não exceda a potência definida. Desta forma, pessoas singulares vão poder passar a conectar-se via Wi-Fi fazendo um pedido junto da operadora pública Etecsa.

Tal como recorda a agência Reuters, Cuba está muito atrás de todos os outros países no que respeita ao acesso à Internet. A falta de dinheiro, o embargo comercial com os Estados Unidos e as preocupações com o fluxo de informação são algumas das justificações para este enorme atraso tecnológico.

Até 2013, a Internet estava apenas amplamente disponível ao público em hotéis turísticos da ilha. Entretanto, o Governo definiu a conectividade como uma das prioridades do país, introduzindo pontos de Wi-Fi ao ar livro e Internet Móvel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …