Cuba legaliza Wi-Fi privado e importa routers

As autoridades cubanas deram luz verde esta quarta-feira para a criação de redes privadas com ou sem fios, como é o caso do Wi-Fi, para a transmissão de dados.

De acordo com a Europa Press, que avança a notícia esta quinta-feira, Cuba autorizou também a importação de equipamentos como routers para que a população possa navegar na Internet nas suas casas e empresas. Até então, as redes privadas eram proibidas.

O Ministério das Comunicações  de Cuba (Mincom) publicou duas resoluções, nas quais aponta que o principal objetivo passa por otimizar o espectro radio-elétrico e evitar a saturação, interferência ou degradação nos serviços públicos prestados pelo país.

O Mincom estabeleceu as resoluções 98 e 99 para a organização e legalização de comunidades interconectadas com ou sem fios, bem como para a conexão remota de pessoas singulares à rede Etecsa, escreve o jornal local Cubadebate.

De acordo com o Governo, a nova regulamentação será lançada a 29 de julho, visando promover uma melhor conectividade na ilha para desenvolver a informatização numa das nações mais desconectadas de todo o mundo.

“Este é um passo para contribuir para a informatização da sociedade (…), para aumentar os canais de comunicação entre as pessoas e o acesso dos cidadãos às novas tecnologias”, disse Wilfredo López, Diretor de Regulamentação do Ministério das Comunicações, citado pela agência noticiosa.

O espectro radio-elétrico é composto por um conjunto de frequências essenciais para o desenvolvimento de sistemas de radiocomunicações que integrem redes nacionais e internacionais de telecomunicações. Com base nos regulamentos da União Internacional de Telecomunicações, estabelece-se que cada país deve planear, regular, administrar e gerir este espaço de forma controlada para o correto funcionamento dos serviços.

A nova medida cubana autoriza a operação de redes de dados privadas externas para pessoas singulares, que podem utilizá-las nas frequências da faixa de 2400 MHz a 2483,5 MHz, e da faixa de 5725 MHz a 5850 MHz.

Os regulamentos agora divulgados estabelecem que os utilizadores com redes pessoais dentro das suas casas não precisam de uma autorização – licença de operação -, desde que o uso da rede não seja para fins lucrativos e não exceda a potência definida. Desta forma, pessoas singulares vão poder passar a conectar-se via Wi-Fi fazendo um pedido junto da operadora pública Etecsa.

Tal como recorda a agência Reuters, Cuba está muito atrás de todos os outros países no que respeita ao acesso à Internet. A falta de dinheiro, o embargo comercial com os Estados Unidos e as preocupações com o fluxo de informação são algumas das justificações para este enorme atraso tecnológico.

Até 2013, a Internet estava apenas amplamente disponível ao público em hotéis turísticos da ilha. Entretanto, o Governo definiu a conectividade como uma das prioridades do país, introduzindo pontos de Wi-Fi ao ar livro e Internet Móvel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …