/

Há 120 milhões de anos, crocodilos gigantes andavam sobre duas patas

Anthony Romilio / The University of Queensland

Uma equipa de investigadores encontrou pegadas ancestrais de um crocodilo gigante que caminhava sobre duas patas. Foram deixadas há 120 milhões de anos, na Coreia do Sul.

Num estudo publicado esta quinta-feira na revista Scientific Reports, uma equipa de investigadores detalhou a descoberta de pegadas de crocodilo primorosamente preservadas, formadas há cerca de 120 milhões de anos, naquilo que é agora Sacheon, na Coreia do Sul.

Esses vestígios fósseis revelam vários crocodilos a adotar um comportamento muito curioso: um caminhar bípede, como muitos dinossauros.

As pegadas antigas descobertas assemelham-se àquelas feitas por seres humanos, com uma impressão de calcanhar proeminente. Mas têm recursos adicionais, incluindo impressões escamosas e grossas da sola e dos dedos dos pés, explica o coautor Anthony Romilio numa texto publicado no portal The Conversation.

O formato das pegadas é também comparável às pegadas de crocodilos conhecidas noutros lugares. No entanto, em vez de serem feitas por crocodilos quadrúpedes do tamanho de gatos, os rastos fósseis de Sacheon são grandes. Com pegadas que medem cerca de 24 centímetros de comprimento, elas provêm de animais com pernas da mesma altura que pernas humanas e corpos com mais de três metros de comprimento.

Um antepassado distante

Hoje, os crocodilos andam sobre quatro pernas, mas as descobertas em Sacheon indicam um diferente padrão de movimento. Os trilhos são excecionalmente estreitos, quase como se o animal deixasse as pegadas enquanto caminhava na corda bamba.

Isto sugere que estes crocodilos antigos tinham as pernas por baixo do corpo, como um dinossauro, em vez de assumir a típica postura vista nos crocodilos de hoje.

Os rastos não poderiam ter sido feitos por dinossauros. Uma diferença clara entre os rastos de dinossauros e crocodilos é que os crocodilos andam com os pés no chão, deixando uma impressão clara no calcanhar. Os dinossauros e os seus descendentes de pássaros andam quase em pontas de pés, com o calcanhar levantado do chão.

Rastos fósseis podem ser encontrados em muitos estados diferentes de preservação, variando de excelente a relativamente indistinto. Isso pode dificultar a identificação precisa dos animais que os criaram. Contudo, os investigadores sabem que os animais que deixaram esta rasto eram crocodilos antigos porque os rastos foram preservados na perfeição.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.