Críticos de Passos já têm assinaturas para convocar congresso extraordinário

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

Um grupo de críticos de Passos Coelho está a reunir assinaturas para convocar um congresso extraordinário no partido. Queda nas sondagens e questão das eleições autárquicas são as razões que os deixam insatisfeitos.

Segundo o Expresso, os críticos de Passos Coelho estão a recolher assinaturas para que seja convocado um congresso extraordinário no próximo ano. Para já, este grupo terá conseguido reunir mais de 2.500 assinaturas.

Em causa está o facto de o PSD estar a descer cada vez mais nas sondagens e também por se notar uma falta de mobilização dentro do partido.

Uma dessas pessoas é Carlos Encarnação que, em entrevista à Antena 1, declarou que Passos “devia perguntar-se qual é o papel dele no meio disto tudo”.

O semanário escreve que, caso venha a realizar-se, este congresso não implica necessariamente uma mudança imediata do líder dos sociais-democratas, uma vez que este é escolhido por eleições diretas, mas seria um bom momento para dar início a uma disputa pela liderança.

Rui Rio tem sido o nome mais forte para vir a suceder ao ex-primeiro-ministro na liderança do partido. O antigo presidente da Câmara do Porto não formalizou ainda essa hipótese mas já deixou claro que, se fosse preciso, poderia ser uma alternativa.

O congresso teria de acontecer entre março ou abril do próximo ano, diz o Expresso, uma vez que, depois desse período, se aproximam as eleições autárquicas.

Esse é um tema que tem dado pano para mangas, sobretudo relativamente à cidade de Lisboa. Passos não exclui uma possível aliança com o CDS, quer na capital como no Porto, algo que deixa uma boa parte dos sociais-democratas insatisfeitos.

De acordo com o Diário de Notícias, o ex-chefe do Executivo admite essa hipótese publicamente porque os centristas e os sociais-democratas “são parceiros preferenciais”.

“Se porventura não for possível virmos a ter uma coligação com o CDS em Lisboa e no Porto, isso não quer dizer que não sejamos, na mesma, parceiros naturais”, afirmou.

Esta semana, Morais Sarmento deixou claro que “o PSD tem tido um comportamento autofágico” e que até poderia vir a candidatar-se mas agora “já é muito tarde”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Não voto PSD.Mar penso que não é salutar para a nossa democracia o ambiente desse Partido.
    Oxalá, saibam rectificar os respectivos comportamentos e atitudes.

  2. Após 4 anos de recuperação económica “significativa”, onde os sacrifícios foram evidentes, os Portugueses elegeram-no como o ROSTO MAIOR E GRANDE VENCEDOR das legislativas, foi uma vitória contra a oposição (+)os velhos do Restelo (Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Rui Rio etc…etc “CHULOS e TRAIDORES”
    Foi então necessário juntar-se toda a oposição para eleger 1º ministro um tal COSTA como poderia ser um qualquer TINO.
    Agora por SUPERIORES INTERESSES PARTIDÁRIOS “INTERNOS” PRETENDEREM AFASTAR O SEU VENCEDOR…………………….. é o maior GOLPE e “COVARDIA” que já vi neste partido, o meu voto NUNCA MAIS!

      • Exatamente “Geringonça”. Quer até parecer-me que o “Contribuinte Teso” deve ser de classe alta (dos que foram poupados aos sacrificios), pois se fosse de classe média ou pobre não falaria assim.

    • A tua partidarite turva-te a visão, necessitas uns oculos cristas para te ajudar a ver direito o presente e um retrovisor tony costa para te dar a correcta imagem do passado. és um autentico Contribuinte teso em casa de 9utas.

  3. Esta “noticía” é para acreditar?….Quando vão entregar as assinaturas na sede do PSD?….Mas mesmo que fosse verdade, um Congresso até seria clarificador onde com certeza esta gentinha interessada num “centrão politico” para defender os seus interesses escuros, com certeza saíria humilhada….O actual presidente do PSD ganhou tudo que disputou e foi reeleito sem oposição há cerca de 9 meses…..Esta gente custa a convencer-se que já pertence ao passado no PSD….O PSD por imposição das bases renovou-se e mudou….no PSD o tempo das Manuelas, dos Mendes, dos Marcelos, dos Jardins , dos Pachecos, dos Capuchos, dos Encarnações ou até dos Balsemãos já passou!…..Reversões só no PS ou na geringonça….

    • O RAIO está a delirar, ganhou tudo o que disputou? Porque não concorreu só, sem a companhia do PP, às legislativas de 2015? Acredito piamente que, a manter-se a atual direção, o PP vai ultrapassar o PSD.

  4. Recuperação económica???… Para quem?? E a que preço??E a base da pirâmide que se lixe, não é?? Pessoas pobres? Que é isso? Banca é que manda, não é? Nojo de mentalidades. Só vou ficar contente quando o à votação da laranjada baixar o resultado do Santana em 2005. Contra a canalha egoísta e caceteira sempre.

  5. Agitam-se as cadeiras, começam as “comichões” dentro do PSD. É um fartar de “salvadores”.
    Por vezes lêem-se coisas arrepiantes. Falar de Passos Coelho como o “recuperador” económico é cómico, mesmo cómico. Para se perceber a “credibilidade e competência” da criatura basta ler o seu “curriculum” e pensar um bocadinho. Para mim, mantenho a convicção de que Passos entrou no poder com uma clara missão de projeção pessoal “encapotada” na imagem do “salvador da patria”, porém, para ter um “prémio” teria de ter estado no poder 2 mandatos. Objectivamente, 1 só mandato foi curto para levar a efeito tudo o que lhe “mandaram” fazer, como por exemplo, empobrecer um bocado mais o País, continuar a esmagar mais ainda a classe média, aprofundar o conceito da austeridade cega, entrar na segunda fase da razia ao setor empresarial do Estado, privatizando CGD, SEG. SOCIAL, etc. Ora os interessados nesses chorudos negócios “só” conseguiram comer metade do que pretendiam e Passos ficou assim “a meio caminho” de satisfazer esses interesses, logo, não vai ter o cargozinho de administrador de um Banco qualquer, por exemplo um Deutsch Bank ou coisa desse tipo, que lhe assegurasse um chorudo rendimento/ reforma e lhe alimentasse o ego e a vaidade pessoal. Lixou-se!
    Hoje, Passos, tem um dilema. Ou sai, cai no esquecimento e, sem “currículum” e credibilidade, resta dedicar-se à agricultura nas terras dos pais dele ou encaixa-se numa qualquer empresa de algum amigo, ou tenta fazer o que está a fazer, que é a desesperada “luta pela sobrevivência” política, tentando aguentar-se e agarrar-se á liderança do partido, para tentar chegar ao poder novamente para acabar o que começou e “obter o prémio”.
    Nunca confiei nele, nunca acreditei nele mas, sobretudo, nunca gostei da viragem neoliberal que fez no partido, afastando o PSD da postura moderada que supostamente teria.
    Foi uma autêntica “nodoa” como primeiro ministro.

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …