Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: “É vasto em imprecisões e impreparações”

Tiago Petinga / Lusa

O líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que “faltou planeamento” no plano de vacinação português e observou que “basta comparar” com aqueles anunciados “na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais”.

O presidente do CDS-PP considerou esta que o plano de vacinação contra a covid-19, apresentado na quinta-feira, é “vasto em imprecisões e impreparações” e tem menos rigor e assertividade do que os de outros países.

“Eu creio que este plano de vacinação é rico em proclamações e também, ao mesmo tempo, vasto em imprecisões e impreparações”, disse Francisco Rodrigues dos Santos aos jornalistas à margem de uma homenagem a Adelino Amaro da Costa, fundador do CDS-PP, pelos 40 anos da sua morte.

O líder centrista considerou que “faltou planeamento” no plano de vacinação português e observou que “basta comparar” com aqueles anunciados “na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais”.

“Todos os outros têm mais rigor, têm maior assertividade, maior eficácia nas prioridades e nos grupos alvo que são prioritários para a vacinação”, advogou, indicando que o planeamento português “é omisso em alguns casos flagrantes”.

Um desses exemplos, indicou Francisco Rodrigues dos Santos, é que “quem padece de patologias ou doenças de risco abaixo dos 50 anos não é contemplado com sentido de urgência neste plano de vacinação”.

O presidente do CDS apelou ainda ao Governo que “não repita o erro colossal da vacinação para a gripe, em que muitos portugueses ficaram sem vacina, apesar de precisarem”.

“Nós temos que salvar vidas, e nenhum português pode ficar para trás”, salientou.

As vacinas contra a covid-19 vão começar a ser administradas a partir de janeiro, sendo os grupos prioritários as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A informação foi divulgada na quinta-feira por Francisco Ramos, coordenador do grupo que preparou o plano de vacinação, segundo o qual numa segunda fase a prioridade será para pessoas com mais de 65 anos sem patologias associadas, e pessoas com mais de 50 anos, mas com um leque mais alargado de patologias associadas, como a diabetes.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Oh, filho, infelizmente, os teus lamentos não chegam aos “chic cabinets” deste governo miserável e populista.

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …