Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: “É vasto em imprecisões e impreparações”

Tiago Petinga / Lusa

O líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que “faltou planeamento” no plano de vacinação português e observou que “basta comparar” com aqueles anunciados “na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais”.

O presidente do CDS-PP considerou esta que o plano de vacinação contra a covid-19, apresentado na quinta-feira, é “vasto em imprecisões e impreparações” e tem menos rigor e assertividade do que os de outros países.

“Eu creio que este plano de vacinação é rico em proclamações e também, ao mesmo tempo, vasto em imprecisões e impreparações”, disse Francisco Rodrigues dos Santos aos jornalistas à margem de uma homenagem a Adelino Amaro da Costa, fundador do CDS-PP, pelos 40 anos da sua morte.

O líder centrista considerou que “faltou planeamento” no plano de vacinação português e observou que “basta comparar” com aqueles anunciados “na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais”.

“Todos os outros têm mais rigor, têm maior assertividade, maior eficácia nas prioridades e nos grupos alvo que são prioritários para a vacinação”, advogou, indicando que o planeamento português “é omisso em alguns casos flagrantes”.

Um desses exemplos, indicou Francisco Rodrigues dos Santos, é que “quem padece de patologias ou doenças de risco abaixo dos 50 anos não é contemplado com sentido de urgência neste plano de vacinação”.

O presidente do CDS apelou ainda ao Governo que “não repita o erro colossal da vacinação para a gripe, em que muitos portugueses ficaram sem vacina, apesar de precisarem”.

“Nós temos que salvar vidas, e nenhum português pode ficar para trás”, salientou.

As vacinas contra a covid-19 vão começar a ser administradas a partir de janeiro, sendo os grupos prioritários as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A informação foi divulgada na quinta-feira por Francisco Ramos, coordenador do grupo que preparou o plano de vacinação, segundo o qual numa segunda fase a prioridade será para pessoas com mais de 65 anos sem patologias associadas, e pessoas com mais de 50 anos, mas com um leque mais alargado de patologias associadas, como a diabetes.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Oh, filho, infelizmente, os teus lamentos não chegam aos “chic cabinets” deste governo miserável e populista.

RESPONDER

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …