Cristiano Ronaldo vai tentar trocar pena de prisão por multa de 350 mil euros

Friedemann Vogel / EPA

Depois de mais de seis meses sem visitar Madrid, Ronaldo vai voltar na próxima terça-feira para ratificar em tribunal o acordo celebrado com o Fisco espanhol.

O jogador português é acusado de ter, de forma “consciente”, criado empresas na Irlanda e nas Ilhas Virgens britânicas, para defraudar o Fisco espanhol em 14,7 milhões de euros, cometendo quatro delitos contra os cofres do Estado espanhol, entre 2011 e 2014.

Ronaldo aceitou dois anos de prisão com pena suspensa – seis meses por cada um dos delitos – que serão saldados através do pagamento de 18,8 milhões de euros.

Agora, de acordo com o jornal espanhol ABC, o objetivo da defesa de Ronaldo é tentar substituir os 24 meses de prisão por uma multa de 250 euros diários durante 48 meses. No total, o jogador pagaria uma multa de 350 mil euros – ou seja, dois dias de multa por cada dia na prisão.

A audição em Madrid começou por ser marcada para dia 21 de janeiro, mas os advogados do português conseguiram que se realizasse na terça-feira por causa do jogo do Juventus contra o Chievo, marcado para as 20h30 desse dia.

O julgamento terá segurança apertada, um dos pedidos dos advogados de Ronaldo. Depois de ser ouvido, o jogador vai voltar imediatamente a Turim, sem qualquer conferência de imprensa.

Cristiano Ronaldo sempre negou ter cometido qualquer ilegalidade, mas acabou por ceder e admitiu os delitos para conseguir chegar a um acordo com a autoridade tributária e com as finanças espanholas.

Em 2018, Ronaldo conseguiu resolver o diferendo com o fisco, aceitando a pena de prisão suspensa de dois anos e o pagamento da verba no valor de 18,8 milhões de euros.

Cristiano Ronaldo terá beneficiado uma sociedade criada em 2010 para esconder do fisco os rendimentos gerados em Espanha com direitos de imagem. De acordo com a justiça espanhola, os seus atos foram “voluntários e conscientes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PSD conquista Aveiro com maiora absoluta, Isaltino ganha Oeiras

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …