“Fim de um ciclo”. Cristas espera “desfolhada” da esquerda nas eleições

Rodrigo Antunes/ Lusa

A presidente do Partido Popular (CDS/PP), Assunção Cristas

Assunção Cristas, líder do CDS-PP, participou esta terça-feira numa desfolhada do milho em Ponte de Lima, Viana do Castelo, e espera que as legislativas também sejam “uma desfolhada” para o ciclo de esquerda em Portugal.

Durante quase meia hora, Cristas tirou as espigas de um monte de milho, animada por dois ranchos folclóricos a tocar o vira minhoto e, no final, também dançou, num jantar de campanha nos arredores de Ponte de Lima.

O milho chegou numa carroça de madeira puxada por duas vacas engalanadas e, ao grito de “vira milho”, vários homens tombaram as canas para uma eira improvisada.

Divertida, a presidente do CDS ia acompanhando o vira cantado pelo rancho, enquanto fazia a desfolhada, retirava as maçarocas das canas e atirava-as para um cesto, no meio de grande algazarra. Apesar do clima de festa minhota, Assunção Cristas fez uma analogia política com as eleições legislativas de 6 de outubro e com aquilo que representa a desfolhada – o fim do ciclo da cultura do milho.

“Estas eleições ainda estão nos `finalmentes’, ainda não chegámos lá. Eu espero que [as legislativas] representem um fim de um ciclo de esquerda e que se possa dar inicio de um ciclo de centro e de direita em prol de muitas coisas, mas também da agricultura e do mundo rural”, afirmou a líder centrista.

Durante a ação de campanha, conta o jornal Observador, alguém partiu para a provocação ao ver animais: “Atenção ao PAN”, disse um dos participantes. A resposta da líder não tardou: “O PAN aqui não entra. Alguém tem de defender o mundo rural“, atirou.

Apelo ao voto contra o PS

Num comício ao fim da noite, Cristas fez um apelo ao voto no partido como “vozes alternativas” às do PS e do PSD e às “da esquerda radical”, que “são uma ameaça”. A líder apelou aos presentes para trabalharem até sexta-feira para trazer “mais um ou dois votos”.

Dando como exemplo o círculo de Viana do Castelo, onde se encontrava a fazer campanha, a líder disse que a alternativa é eleger Filipe Anacoreta Correia ou “alguém da esquerda radical” ou “as mesmas vozes do PS e do PSD”.

A três dias do final da campanha, pediu mobilização de militantes e simpatizantes: “Não basta votar em nós, tragam mais um ou dois, precisamos de todos os votos”.

A minha força está nas vossas mãos, está na força que derem a esta lista. Se tivermos os vossos votos, podemos falar mais alto, na governação e na oposição”, afirmou ainda numa noite que “não é para grandes discursos”, mas sim “para bailaricos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …