Cristas critica despacho sobre identidade de género. “CDS rejeita-o em absoluto”

António Cotrim / Lusa

Assunção Cristas

A líder do CDS comentou, pela primeira vez, o despacho sobre a identidade de género nas escolas, publicado recentemente pelo Governo. Assunção Cristas assegurou que este é “um despacho errado” que “cria ruído” e que o partido rejeita “em absoluto”.

Assunção Cristas criticou o Governo pelo despacho que estipula as medidas de proteção da identidade de género nas escolas, considerando o documento “errado” e “desajustado”.

Em declarações aos jornalistas, a líder do CDS falou do despacho do Ministério da Educação que levou alguns centristas a criticarem de forma violenta o Governo. Para Assunção Cristas, o que se pede é que “todas as crianças tenham uma vida escolar com tranquilidade”, que haja “respeito por todas as pessoas e esse respeito faz-se resolvendo os assuntos que precisam ser resolvidos com as escolas, com as famílias” e não com um “despacho desajustado que não resolve nenhum problema e gera confusão”.

O Governo lidou com este assunto da pior maneira possível”, acrescentou, citada pelo Público.

A alínea três do artigo cinco do despacho, publicado em Diário da República, refere que as escolas “devem garantir que a criança ou jovem, no exercício dos seus direitos, aceda às casas de banho e balneários, tendo sempre em consideração a sua vontade expressa e assegurando a sua intimidade e singularidade”. Para o CDS, este é um “despacho errado, equívoco e que gera uma grande onda de ruído” em todo o país. “Nós rejeitamos em absoluto esse mesmo despacho.”

Assunção Cristas, que estava em Lisboa para entregar as listas do partido às eleições legislativas, criticou ainda “alguma esquerda” que “não suporta a diversidade de opiniões”e “que haja partidos que pensam de modo diferente”

Já sobre a situação do partido, a líder negou que haja qualquer problema. “O CDS não tem nenhuma crise, estamos a trabalhar há muito tempo para ter um programa eleitoral.”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …