Grande Crise do Ketchup. A pandemia ataca um produto improvável (e cria mercado negro)

Os problemas da cadeia de abastecimento estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup.

O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca de 300 mil toneladas vendidas para food-service no ano passado.

Após um ano de encerramento, receios com a segurança de funcionários e aberturas em “pára-arranca”, muitos restaurantes norte-americanos enfrentam agora uma escassez de ketchup em todo o país. Os restaurantes estão a tentar garantir o alimento básico, depois de a covid-19 ter derrubado a ordem mundial dos condimentos.

A pandemia levou muitos restaurantes tradicionais a especializar-se em comida para take-away, e tornou os pacotes individuais de ketchup numa verdadeira moeda de troca — tanto nas grandes cadeias nacionais como nos restaurantes familiares.

Os preços dos pacotes subiram 13% desde janeiro de 2020, de acordo com a plataforma de negócios de restaurante Plate IQ.

A Kraft Heinz Co detém quase 70% do mercado do ketchup dos Estados Unidos. Contudo, a marca com mais de 150 anos não estava preparada para a pandemia.

Segundo o Gizmodo, esta “crise” fez com que as pessoas começassem a colocar pacotes de ketchup por abrir à venda no eBay e no Facebook Marketplace a preços de um dólar por pacote, chegando a mais de mil dólares por apenas alguns.

A tendência foi notada pela primeira vez pelo Wall Street Journal, que entrevistou alguns dos vendedores que aproveitaram a crise do ketchup — como é o caso de uma mulher de Indianapolis, que vendeu 20 pacotes por 8 dólares.

Um outro homem, do Illinois, tentou vender pacotes avulso a quatro dólares cada. Na lista deste último lia-se: “Há uma escassez. Não tente discutir [o preço], eu sei o que tenho”.

Até que a empresa consiga voltar a colocar o seu produto no mercado, não há regras que limitem quanto se pode cobrar por um pequeno pacote Heinz.

Um anúncio do eBay, por exemplo, apresenta um conjunto de cinco pacotes com lances iniciais a 5,90 dólares. Outro anúncio, para dois pacotes, começa em cerca de 3 dólares cada.

No Facebook Marketplace, há um vendedor em Scranton, na Pensilvânia, que oferece um conjunto de três pacotes por 1.200 dólares. “As notícias disseram-me que há uma escassez de ketchup, por isso decidi vender os meus pacotes”, escreveu o utilizador na publicação do Facebook.

Não é claro quanto tempo continuará a Grande Crise do Ketchup, desencadeada por interrupções na cadeia de abastecimento devido à pandemia de covid-19 em curso.

A Heinz disse ao Wall Street Journal que está “a trabalhar 24 horas por dia” para construir novas linhas de produção para atender à procura. Já a Red Gold anunciou que estava a trabalhar com cadeias de abastecimento alimentar para encontrar novas formas de levar o ketchup até aos clientes.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …