Grande Crise do Ketchup. A pandemia ataca um produto improvável (e cria mercado negro)

Os problemas da cadeia de abastecimento estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup.

O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca de 300 mil toneladas vendidas para food-service no ano passado.

Após um ano de encerramento, receios com a segurança de funcionários e aberturas em “pára-arranca”, muitos restaurantes norte-americanos enfrentam agora uma escassez de ketchup em todo o país. Os restaurantes estão a tentar garantir o alimento básico, depois de a covid-19 ter derrubado a ordem mundial dos condimentos.

A pandemia levou muitos restaurantes tradicionais a especializar-se em comida para take-away, e tornou os pacotes individuais de ketchup numa verdadeira moeda de troca — tanto nas grandes cadeias nacionais como nos restaurantes familiares.

Os preços dos pacotes subiram 13% desde janeiro de 2020, de acordo com a plataforma de negócios de restaurante Plate IQ.

A Kraft Heinz Co detém quase 70% do mercado do ketchup dos Estados Unidos. Contudo, a marca com mais de 150 anos não estava preparada para a pandemia.

Segundo o Gizmodo, esta “crise” fez com que as pessoas começassem a colocar pacotes de ketchup por abrir à venda no eBay e no Facebook Marketplace a preços de um dólar por pacote, chegando a mais de mil dólares por apenas alguns.

A tendência foi notada pela primeira vez pelo Wall Street Journal, que entrevistou alguns dos vendedores que aproveitaram a crise do ketchup — como é o caso de uma mulher de Indianapolis, que vendeu 20 pacotes por 8 dólares.

Um outro homem, do Illinois, tentou vender pacotes avulso a quatro dólares cada. Na lista deste último lia-se: “Há uma escassez. Não tente discutir [o preço], eu sei o que tenho”.

Até que a empresa consiga voltar a colocar o seu produto no mercado, não há regras que limitem quanto se pode cobrar por um pequeno pacote Heinz.

Um anúncio do eBay, por exemplo, apresenta um conjunto de cinco pacotes com lances iniciais a 5,90 dólares. Outro anúncio, para dois pacotes, começa em cerca de 3 dólares cada.

No Facebook Marketplace, há um vendedor em Scranton, na Pensilvânia, que oferece um conjunto de três pacotes por 1.200 dólares. “As notícias disseram-me que há uma escassez de ketchup, por isso decidi vender os meus pacotes”, escreveu o utilizador na publicação do Facebook.

Não é claro quanto tempo continuará a Grande Crise do Ketchup, desencadeada por interrupções na cadeia de abastecimento devido à pandemia de covid-19 em curso.

A Heinz disse ao Wall Street Journal que está “a trabalhar 24 horas por dia” para construir novas linhas de produção para atender à procura. Já a Red Gold anunciou que estava a trabalhar com cadeias de abastecimento alimentar para encontrar novas formas de levar o ketchup até aos clientes.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …