Crise em Portugal pode durar uma década, avisa o Nobel da Economia

World Economic Forum / Flickr

Joseph Stiglitz, Nobel da Economia de 2001, no World Economic Forum em Davos, 2009.

“A austeridade foi um fracasso para Portugal”. É Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia, quem o diz, comentando a situação económica do país e prevendo que estes dias podem ser a “calmaria antes da tempestade”.

Em declarações à Agência Lusa, depois da participação num Fórum Fiscal na sede do FMI, em Washington, nos EUA, Joseph Stiglitz considera que “a austeridade foi um fracasso para Portugal” e “para todos os outros países em que se tentou esta mesma política”.

A continuar-se por esta mesma linha, com a Zona Euro a manter o mesmo tipo de políticas económicas, “a recuperação económica de Portugal levará bastante tempo, poderia ser até uma década”, vaticina o economista que é professor da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Joseph Stiglitz acredita que a situação económica está, actualmente, estabilizada porque o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, “puxou para baixo a taxa de juros“. “Mas se olharmos para os indicadores macroeconómicos como a dívida pública, eles estão pior agora do que antes”, sublinha o Nobel.

Para o economista é evidente que “os problemas da zona do Euro” não estão resolvidos e que “este é provavelmente um período de calmaria antes da chegada da tempestade”.

As declarações de Joseph Stiglitz surgem enquanto a Comissão Europeia pressiona Portugal para avançar com um Plano B com mais austeridade e quando o FMI arrasa a política de António Costa, que determinou um pequeno alívio aos contribuintes portugueses.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há interesses mafiosos da alta finança intencional (FMI, etc), que até estão a fazer tudo para que dure para sempre!…
    As crises são sempre boas para alguém!!

  2. Mas quando é que vais para a tua querida Venezuela ou para a Coreia do Norte? Lá é que se vive bem e de acordo com os teus lindos ideais.
    Se ainda houvesse muro a separar o ocidente do leste tu eras homem para ser o primeiro a saltar para o outro lado do muro. Ia ser notícia.

  3. antes do premio nobel fazer estas declaraçoes, ja todos os portugueses sabiam que a austeridade era prejudicial. e os portugueses nao sao premios nobel. quem ele vem ensinar uma coisa que nos ja sabiamos desde que começou a crise?

  4. Primeiro até considero que este senhor é demasiado optimista quando afirma que a crise poderá levar uma década a recuperar, depois o grande problema é que vejo grandes peritos em resolver problemas e temo-los agora no governo e na sua claque de apoio sempre dispostos a atacar FMI, BCE entre outros mas a verdade é que não são capazes de encontrar alternativas quando enfrentam os problemas e acabam por ir bater sempre à mesma porta e penso mesmo com convicção de que têm o direito de gastar como muito bem entendem sem o dever de prestar contas a quem quer que seja e penso que aqui é que está o pior dos males.

    • Pois, realmente é mesmo estranho alguém atacar os parasitas do FMI, o BCE, etc…
      As suas politicas tem tido um sucesso inimaginável e todos os povos vivem bem… além de que, gente como a Lagarde, o Gaspar, etc, inspiram muita confiança no futuro!..
      .
      Já agora, um “pormenor” para gente que como tu, anda um pouco a leste da realidade::
      Dívida portuguesa é mina de ouro para
      A dívida pública portuguesa já rendeu cinco mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, ganhos que são distribuídos, na sua grande parte, pelos maiores países do euro: Alemanha, França e Itália.
      BCEhttp://www.rtp.pt/noticias/economia/divida-portuguesa-e-mina-de-ouro-para-bce_a912147

  5. Estes Nobel de Economia estão sempre a atacar os países da Europa para distraírem as atenções dos seus próprios problemas, deviam-se preocupar mais com os problemas dos americanos, que não têm qualquer proteção social e morrem à porta dos hospitais se não tiverem seguro privado de saúde. E há mais de 50 milhões de pessoas a comer a sopa dos pobres. Isso sim, são problemas sérios.

RESPONDER

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …