FMI arrasa Portugal. Plano B com mais austeridade parece inevitável

Vladimir Vyatkin / Wikimedia

Poul Thomsen, diretor europeu do FMI

Portugal “vai claramente na direcção errada”. O alerta é do FMI que deixa duros reparos à estratégia orçamental do governo de António Costa, prevendo um desvio de 1,25 mil milhões de euros nas contas do Estado.

Nos últimos dados divulgados pelo FMI, conforme reporta o Dinheiro Vivo, há a previsão de que as receitas públicas do Estado português vão crescer apenas 1,4 mil milhões de euros, em 2016, contra a estimativa de 2,6 mil milhões de euros do Ministério das Finanças.

Isto é o mesmo que dizer que o FMI espera um desvio de 1,25 mil milhões de euros que terá necessariamente reflexos na meta do défice. E por isso, o director da instituição, Poul Thomsen, exige mais medidas de austeridade.

“São necessárias medidas adicionais para atingir a meta de défice de 2,2% a 2,3% do PIB que o governo fixou”, alerta Poul Thomsen, citado pelo Dinheiro Vivo.

O director do FMI repara que “tem havido relaxamento orçamental nos últimos dois anos e isso vai claramente na direcção errada para um país que tem uma dívida elevada e não tem margem orçamental”.

Numa conferência de imprensa em Washington, nos EUA, Poul Thomsen lembrou que Portugal “fez reformas estruturais importantes” e que “está numa posição melhor do que antes da crise financeira”, mas que a situação continua a ser “difícil”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, terá refutado as críticas do FMI, notando que “a execução orçamental até final de Março está a correr bem e em linha com os objectivos anuais, não suscitando esse debate das medidas adicionais”, conforme refere o Dinheiro Vivo.

Mas é bem provável que Centeno seja mesmo obrigado a apresentar o Plano B com mais austeridade, que vem sendo também exigido pelas instâncias europeias e que António Costa garantiu que não seria necessário.

No debate quinzenal no Parlamento, nesta sexta-feira, António Costa admitiu que a economia vai crescer menos do que o esperado, frisando que as previsões do FMI para a economia mundial e europeia “não são boas” para Portugal.

Na quinta-feira, o governo aprovará o novo Programa de Estabilidade e é quase inevitável que reflicta um cenário mais pessimista e mais do agrado da Comissão Europeia, do BCE e do FMI.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Arrasa Portugal?!
    Ou tenta “manar” mais um pouco?!…
    E, quantos “arrasam” a máfia que é o FMI, que em tempos de suposta crise, nunca tiveram tanto dinheiro (e tantos parasitas a manar)?!
    Basta olhar para o currículo da presidente e de outros “parasitas profissionais” do FMI, para ver o que ali vai!..
    Portugal, vai na direcção errada, já o FMI (fundo dos mafiosos internacionais), vai no seu melhor “caminho” de sempre!…
    É triste ver a Europa pactuar com estas máfias, que estão a ajudar destruir a Europa (e o mundo)…
    Continuem a dar-lhe “palha”….

    • É simples, não vão bater-lhes à porta a pedir dinheiro que eles certamente não andarão atrás desses a controlar-lhes os passos. Também o plano B que o senhor Costa poderá aplicar é dizer-lhes que se estão borrifando para as dividas para ir em consonância com a linguagem da troika que o sustenta, assim demonstrarão a força que têm porque caso contrário brevemente serão motivo de chacota como aconteceu ao agora domado Tsipras.

      • Não vão?!
        Eu não fui pedir nada!!
        Quem foi a correr lamber o traseiro a essa gente foi a Passos e outros cobardes como ele…
        Eles querem é mamar à custa do mais fraco, roubando aos povos para depois distribuir pelos amigos…

  2. Na direção errada vai o fmi e a troika e basta ver os resultados da devastação que deixaram na europa!Uma entidade sem qualquer credibilidade que apenas defende os interesses pessoais já devia ter acabado!!!

    • Deves ter algum trauma com a Venezuela, só pode…
      E, como és um fraco e cobarde que gosta de ser sodomizado (e de fugir), deves pensar que os portugueses são todos como tu!…

  3. Mas estes senhores do FMI alguma vez estudaram a Economia Portuguesa? Sabem quais as características da Economia Portuguesa? Eles sabem qual o nosso modelo económico? Sabem quais os pilares de actividade económica que suportam o crescimento económico português? Sabem que a economia portuguesa é débil e de pouco valor acrescentado?
    Penso que não sabem nada disto. Porque se soubessem não diziam o que dizem. Porque se soubessem sabiam que, o que diziam, era mandar para a pobreza os portugueses.

  4. O FMI está sempre numa posição muito cómoda. Empresta aos países, aplicando o juro e “ditando” as regras para emprestar. Estaria correcto, se as regras que impõe aos Estados fossem desenhadas observando o conjunto de especificidades que cada país tem. Aplicar as mesmas regras (modelo) no país A pode ser uma “receita” absolutamente errada, se aplicadas no país B. Foi exatamente a falta de observância dessas especificidades que aconteceram por cá e que, os próprios já reconheceram ser um modelo desajustado, no entanto, enquanto o “pau vai e vem folgam as costas” isto é, entre aplicarem o modelo e concluirem que foi errado, o país sufocou, empobreceu e “comeram-nos” centenas de milhões em juros. Em suma, mesmo que errem saem sempre a ganhar e os outros que se lixem.

RESPONDER

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …