FMI arrasa Portugal. Plano B com mais austeridade parece inevitável

Vladimir Vyatkin / Wikimedia

Poul Thomsen, diretor europeu do FMI

Portugal “vai claramente na direcção errada”. O alerta é do FMI que deixa duros reparos à estratégia orçamental do governo de António Costa, prevendo um desvio de 1,25 mil milhões de euros nas contas do Estado.

Nos últimos dados divulgados pelo FMI, conforme reporta o Dinheiro Vivo, há a previsão de que as receitas públicas do Estado português vão crescer apenas 1,4 mil milhões de euros, em 2016, contra a estimativa de 2,6 mil milhões de euros do Ministério das Finanças.

Isto é o mesmo que dizer que o FMI espera um desvio de 1,25 mil milhões de euros que terá necessariamente reflexos na meta do défice. E por isso, o director da instituição, Poul Thomsen, exige mais medidas de austeridade.

“São necessárias medidas adicionais para atingir a meta de défice de 2,2% a 2,3% do PIB que o governo fixou”, alerta Poul Thomsen, citado pelo Dinheiro Vivo.

O director do FMI repara que “tem havido relaxamento orçamental nos últimos dois anos e isso vai claramente na direcção errada para um país que tem uma dívida elevada e não tem margem orçamental”.

Numa conferência de imprensa em Washington, nos EUA, Poul Thomsen lembrou que Portugal “fez reformas estruturais importantes” e que “está numa posição melhor do que antes da crise financeira”, mas que a situação continua a ser “difícil”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, terá refutado as críticas do FMI, notando que “a execução orçamental até final de Março está a correr bem e em linha com os objectivos anuais, não suscitando esse debate das medidas adicionais”, conforme refere o Dinheiro Vivo.

Mas é bem provável que Centeno seja mesmo obrigado a apresentar o Plano B com mais austeridade, que vem sendo também exigido pelas instâncias europeias e que António Costa garantiu que não seria necessário.

No debate quinzenal no Parlamento, nesta sexta-feira, António Costa admitiu que a economia vai crescer menos do que o esperado, frisando que as previsões do FMI para a economia mundial e europeia “não são boas” para Portugal.

Na quinta-feira, o governo aprovará o novo Programa de Estabilidade e é quase inevitável que reflicta um cenário mais pessimista e mais do agrado da Comissão Europeia, do BCE e do FMI.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Arrasa Portugal?!
    Ou tenta “manar” mais um pouco?!…
    E, quantos “arrasam” a máfia que é o FMI, que em tempos de suposta crise, nunca tiveram tanto dinheiro (e tantos parasitas a manar)?!
    Basta olhar para o currículo da presidente e de outros “parasitas profissionais” do FMI, para ver o que ali vai!..
    Portugal, vai na direcção errada, já o FMI (fundo dos mafiosos internacionais), vai no seu melhor “caminho” de sempre!…
    É triste ver a Europa pactuar com estas máfias, que estão a ajudar destruir a Europa (e o mundo)…
    Continuem a dar-lhe “palha”….

    • É simples, não vão bater-lhes à porta a pedir dinheiro que eles certamente não andarão atrás desses a controlar-lhes os passos. Também o plano B que o senhor Costa poderá aplicar é dizer-lhes que se estão borrifando para as dividas para ir em consonância com a linguagem da troika que o sustenta, assim demonstrarão a força que têm porque caso contrário brevemente serão motivo de chacota como aconteceu ao agora domado Tsipras.

      • Não vão?!
        Eu não fui pedir nada!!
        Quem foi a correr lamber o traseiro a essa gente foi a Passos e outros cobardes como ele…
        Eles querem é mamar à custa do mais fraco, roubando aos povos para depois distribuir pelos amigos…

  2. Na direção errada vai o fmi e a troika e basta ver os resultados da devastação que deixaram na europa!Uma entidade sem qualquer credibilidade que apenas defende os interesses pessoais já devia ter acabado!!!

    • Deves ter algum trauma com a Venezuela, só pode…
      E, como és um fraco e cobarde que gosta de ser sodomizado (e de fugir), deves pensar que os portugueses são todos como tu!…

  3. Mas estes senhores do FMI alguma vez estudaram a Economia Portuguesa? Sabem quais as características da Economia Portuguesa? Eles sabem qual o nosso modelo económico? Sabem quais os pilares de actividade económica que suportam o crescimento económico português? Sabem que a economia portuguesa é débil e de pouco valor acrescentado?
    Penso que não sabem nada disto. Porque se soubessem não diziam o que dizem. Porque se soubessem sabiam que, o que diziam, era mandar para a pobreza os portugueses.

  4. O FMI está sempre numa posição muito cómoda. Empresta aos países, aplicando o juro e “ditando” as regras para emprestar. Estaria correcto, se as regras que impõe aos Estados fossem desenhadas observando o conjunto de especificidades que cada país tem. Aplicar as mesmas regras (modelo) no país A pode ser uma “receita” absolutamente errada, se aplicadas no país B. Foi exatamente a falta de observância dessas especificidades que aconteceram por cá e que, os próprios já reconheceram ser um modelo desajustado, no entanto, enquanto o “pau vai e vem folgam as costas” isto é, entre aplicarem o modelo e concluirem que foi errado, o país sufocou, empobreceu e “comeram-nos” centenas de milhões em juros. Em suma, mesmo que errem saem sempre a ganhar e os outros que se lixem.

RESPONDER

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …