/

FMI arrasa Portugal. Plano B com mais austeridade parece inevitável

10

Vladimir Vyatkin / Wikimedia

Poul Thomsen, diretor europeu do FMI

Portugal “vai claramente na direcção errada”. O alerta é do FMI que deixa duros reparos à estratégia orçamental do governo de António Costa, prevendo um desvio de 1,25 mil milhões de euros nas contas do Estado.

Nos últimos dados divulgados pelo FMI, conforme reporta o Dinheiro Vivo, há a previsão de que as receitas públicas do Estado português vão crescer apenas 1,4 mil milhões de euros, em 2016, contra a estimativa de 2,6 mil milhões de euros do Ministério das Finanças.

Isto é o mesmo que dizer que o FMI espera um desvio de 1,25 mil milhões de euros que terá necessariamente reflexos na meta do défice. E por isso, o director da instituição, Poul Thomsen, exige mais medidas de austeridade.

“São necessárias medidas adicionais para atingir a meta de défice de 2,2% a 2,3% do PIB que o governo fixou”, alerta Poul Thomsen, citado pelo Dinheiro Vivo.

O director do FMI repara que “tem havido relaxamento orçamental nos últimos dois anos e isso vai claramente na direcção errada para um país que tem uma dívida elevada e não tem margem orçamental”.

Numa conferência de imprensa em Washington, nos EUA, Poul Thomsen lembrou que Portugal “fez reformas estruturais importantes” e que “está numa posição melhor do que antes da crise financeira”, mas que a situação continua a ser “difícil”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, terá refutado as críticas do FMI, notando que “a execução orçamental até final de Março está a correr bem e em linha com os objectivos anuais, não suscitando esse debate das medidas adicionais”, conforme refere o Dinheiro Vivo.

Mas é bem provável que Centeno seja mesmo obrigado a apresentar o Plano B com mais austeridade, que vem sendo também exigido pelas instâncias europeias e que António Costa garantiu que não seria necessário.

No debate quinzenal no Parlamento, nesta sexta-feira, António Costa admitiu que a economia vai crescer menos do que o esperado, frisando que as previsões do FMI para a economia mundial e europeia “não são boas” para Portugal.

Na quinta-feira, o governo aprovará o novo Programa de Estabilidade e é quase inevitável que reflicta um cenário mais pessimista e mais do agrado da Comissão Europeia, do BCE e do FMI.

SV, ZAP

10 Comments

  1. Arrasa Portugal?!
    Ou tenta “manar” mais um pouco?!…
    E, quantos “arrasam” a máfia que é o FMI, que em tempos de suposta crise, nunca tiveram tanto dinheiro (e tantos parasitas a manar)?!
    Basta olhar para o currículo da presidente e de outros “parasitas profissionais” do FMI, para ver o que ali vai!..
    Portugal, vai na direcção errada, já o FMI (fundo dos mafiosos internacionais), vai no seu melhor “caminho” de sempre!…
    É triste ver a Europa pactuar com estas máfias, que estão a ajudar destruir a Europa (e o mundo)…
    Continuem a dar-lhe “palha”….

    • É simples, não vão bater-lhes à porta a pedir dinheiro que eles certamente não andarão atrás desses a controlar-lhes os passos. Também o plano B que o senhor Costa poderá aplicar é dizer-lhes que se estão borrifando para as dividas para ir em consonância com a linguagem da troika que o sustenta, assim demonstrarão a força que têm porque caso contrário brevemente serão motivo de chacota como aconteceu ao agora domado Tsipras.

      • Não vão?!
        Eu não fui pedir nada!!
        Quem foi a correr lamber o traseiro a essa gente foi a Passos e outros cobardes como ele…
        Eles querem é mamar à custa do mais fraco, roubando aos povos para depois distribuir pelos amigos…

  2. Na direção errada vai o fmi e a troika e basta ver os resultados da devastação que deixaram na europa!Uma entidade sem qualquer credibilidade que apenas defende os interesses pessoais já devia ter acabado!!!

    • Deves ter algum trauma com a Venezuela, só pode…
      E, como és um fraco e cobarde que gosta de ser sodomizado (e de fugir), deves pensar que os portugueses são todos como tu!…

  3. Mas estes senhores do FMI alguma vez estudaram a Economia Portuguesa? Sabem quais as características da Economia Portuguesa? Eles sabem qual o nosso modelo económico? Sabem quais os pilares de actividade económica que suportam o crescimento económico português? Sabem que a economia portuguesa é débil e de pouco valor acrescentado?
    Penso que não sabem nada disto. Porque se soubessem não diziam o que dizem. Porque se soubessem sabiam que, o que diziam, era mandar para a pobreza os portugueses.

  4. O FMI está sempre numa posição muito cómoda. Empresta aos países, aplicando o juro e “ditando” as regras para emprestar. Estaria correcto, se as regras que impõe aos Estados fossem desenhadas observando o conjunto de especificidades que cada país tem. Aplicar as mesmas regras (modelo) no país A pode ser uma “receita” absolutamente errada, se aplicadas no país B. Foi exatamente a falta de observância dessas especificidades que aconteceram por cá e que, os próprios já reconheceram ser um modelo desajustado, no entanto, enquanto o “pau vai e vem folgam as costas” isto é, entre aplicarem o modelo e concluirem que foi errado, o país sufocou, empobreceu e “comeram-nos” centenas de milhões em juros. Em suma, mesmo que errem saem sempre a ganhar e os outros que se lixem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.