FMI arrasa Portugal. Plano B com mais austeridade parece inevitável

Vladimir Vyatkin / Wikimedia

Poul Thomsen, diretor europeu do FMI

Portugal “vai claramente na direcção errada”. O alerta é do FMI que deixa duros reparos à estratégia orçamental do governo de António Costa, prevendo um desvio de 1,25 mil milhões de euros nas contas do Estado.

Nos últimos dados divulgados pelo FMI, conforme reporta o Dinheiro Vivo, há a previsão de que as receitas públicas do Estado português vão crescer apenas 1,4 mil milhões de euros, em 2016, contra a estimativa de 2,6 mil milhões de euros do Ministério das Finanças.

Isto é o mesmo que dizer que o FMI espera um desvio de 1,25 mil milhões de euros que terá necessariamente reflexos na meta do défice. E por isso, o director da instituição, Poul Thomsen, exige mais medidas de austeridade.

“São necessárias medidas adicionais para atingir a meta de défice de 2,2% a 2,3% do PIB que o governo fixou”, alerta Poul Thomsen, citado pelo Dinheiro Vivo.

O director do FMI repara que “tem havido relaxamento orçamental nos últimos dois anos e isso vai claramente na direcção errada para um país que tem uma dívida elevada e não tem margem orçamental”.

Numa conferência de imprensa em Washington, nos EUA, Poul Thomsen lembrou que Portugal “fez reformas estruturais importantes” e que “está numa posição melhor do que antes da crise financeira”, mas que a situação continua a ser “difícil”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, terá refutado as críticas do FMI, notando que “a execução orçamental até final de Março está a correr bem e em linha com os objectivos anuais, não suscitando esse debate das medidas adicionais”, conforme refere o Dinheiro Vivo.

Mas é bem provável que Centeno seja mesmo obrigado a apresentar o Plano B com mais austeridade, que vem sendo também exigido pelas instâncias europeias e que António Costa garantiu que não seria necessário.

No debate quinzenal no Parlamento, nesta sexta-feira, António Costa admitiu que a economia vai crescer menos do que o esperado, frisando que as previsões do FMI para a economia mundial e europeia “não são boas” para Portugal.

Na quinta-feira, o governo aprovará o novo Programa de Estabilidade e é quase inevitável que reflicta um cenário mais pessimista e mais do agrado da Comissão Europeia, do BCE e do FMI.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Arrasa Portugal?!
    Ou tenta “manar” mais um pouco?!…
    E, quantos “arrasam” a máfia que é o FMI, que em tempos de suposta crise, nunca tiveram tanto dinheiro (e tantos parasitas a manar)?!
    Basta olhar para o currículo da presidente e de outros “parasitas profissionais” do FMI, para ver o que ali vai!..
    Portugal, vai na direcção errada, já o FMI (fundo dos mafiosos internacionais), vai no seu melhor “caminho” de sempre!…
    É triste ver a Europa pactuar com estas máfias, que estão a ajudar destruir a Europa (e o mundo)…
    Continuem a dar-lhe “palha”….

    • É simples, não vão bater-lhes à porta a pedir dinheiro que eles certamente não andarão atrás desses a controlar-lhes os passos. Também o plano B que o senhor Costa poderá aplicar é dizer-lhes que se estão borrifando para as dividas para ir em consonância com a linguagem da troika que o sustenta, assim demonstrarão a força que têm porque caso contrário brevemente serão motivo de chacota como aconteceu ao agora domado Tsipras.

      • Não vão?!
        Eu não fui pedir nada!!
        Quem foi a correr lamber o traseiro a essa gente foi a Passos e outros cobardes como ele…
        Eles querem é mamar à custa do mais fraco, roubando aos povos para depois distribuir pelos amigos…

  2. Na direção errada vai o fmi e a troika e basta ver os resultados da devastação que deixaram na europa!Uma entidade sem qualquer credibilidade que apenas defende os interesses pessoais já devia ter acabado!!!

    • Deves ter algum trauma com a Venezuela, só pode…
      E, como és um fraco e cobarde que gosta de ser sodomizado (e de fugir), deves pensar que os portugueses são todos como tu!…

  3. Mas estes senhores do FMI alguma vez estudaram a Economia Portuguesa? Sabem quais as características da Economia Portuguesa? Eles sabem qual o nosso modelo económico? Sabem quais os pilares de actividade económica que suportam o crescimento económico português? Sabem que a economia portuguesa é débil e de pouco valor acrescentado?
    Penso que não sabem nada disto. Porque se soubessem não diziam o que dizem. Porque se soubessem sabiam que, o que diziam, era mandar para a pobreza os portugueses.

  4. O FMI está sempre numa posição muito cómoda. Empresta aos países, aplicando o juro e “ditando” as regras para emprestar. Estaria correcto, se as regras que impõe aos Estados fossem desenhadas observando o conjunto de especificidades que cada país tem. Aplicar as mesmas regras (modelo) no país A pode ser uma “receita” absolutamente errada, se aplicadas no país B. Foi exatamente a falta de observância dessas especificidades que aconteceram por cá e que, os próprios já reconheceram ser um modelo desajustado, no entanto, enquanto o “pau vai e vem folgam as costas” isto é, entre aplicarem o modelo e concluirem que foi errado, o país sufocou, empobreceu e “comeram-nos” centenas de milhões em juros. Em suma, mesmo que errem saem sempre a ganhar e os outros que se lixem.

RESPONDER

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …