Crianças com mais de seis anos vão ter de usar máscara nos estabelecimentos educativos

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A diretora-geral da Saúde anunciou, este sábado, que as crianças com mais de seis anos terão de utilizar máscaras nos estabelecimentos educativos.

Na conferência de imprensa deste sábado, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou que estão a decorrer trabalhos, em parceria com o Ministério da Saúde e da Educação, “para programar de forma segura a continuação das atividades letivas”, cita o jornal online Observador.

Já foi decidido que nas creches “vai haver um plano de testagem dos educadores” e, “obviamente, serão utilizados meios de proteção individual nas crianças acima dos seis anos de idade e de todos os adultos que vão cuidar delas”, disse a responsável.

Graça Freitas referiu que haverá “um plano específico para cada idade”, mas “é muito importante, sem grande necessidade de mecanismos extraordinários, o reforço da limpeza de equipamentos e superfícies para prevenir a contaminação por via indireta”.

A diretora-geral da Saúde disse ainda que vai haver um reforço da monitorização dos contactos dos doentes de covid-19. “Agora que estamos a falar de uma nova fase epidémica terá que haver um reforço da monitorização”, disse.

Segundo a responsável, esse reforço da monitorização será feito com recurso aos métodos tradicionais, em que as autoridades procuram à volta de um caso as pessoas com quem esteve em contacto, mas também com recurso à plataforma Trace Covid, para acompanhamento de doentes com suspeita ou confirmação da doença.

A diretora-geral de saúde apelou ainda a pessoas que estiveram em contacto com doentes covid-19 para também contactarem a linha SNS 24. “A partir daqui as autoridades de saúde confirmarão a história epidemiológica e se constitui verdadeiro contacto e de alto, médio ou baixo risco”, afirmou Graça Freitas.

Segundo a responsável, esta intensificação da vigilância epidemiológica dos casos acontece quando se sabe que com o gradual desconfinamento vão aumentar os contactos entre pessoas pelo que há “risco maior” de contágio do que antes.

Na sexta-feira, o Governo tinha anunciado que cerca de 29 mil trabalhadores de mais de duas mil creches vão ser testados ao novo coronavírus num programa nacional de rastreio que se inicia este sábado.

Na mesma conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que o número de infetados sofreu uma correção, descendo de 25.351 para os 25.190, justificando-se com o facto de ter havido “casos duplicados que não eram verdadeiros”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Crianças de 6 anos em creches?
    Caros…
    Creches – 0 aos 3 anos
    Pré-escolar – 3 aos 6 anos
    Ensino Básico – +6 anos

    ……….

  2. Vai ser lindo, quando eles começarem a brincar com as máscaras uns dos outros, só ficam a faltar as capas e os floretes.
    Meninos mantenham a distância, meninos não brinquem com os colegas, meninos vão lavar as mãos…

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …