Crianças de escola indiana pagam propinas com plástico

Uma escola na Índia encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente. Os alunos pagam a propina com plástico. Todas as semanas, trazem para a escola pelo menos 25 objetos descartáveis de plástico.

A Akshar Foundation School foi criada por um casal, que vive no Estado de Assam, próximo da cordilheira do Himalaia. A escola é mantida por uma fundação, que, por sua vez, vive de doações.

A fundação diz que as “propinas” pagas com plástico ajudam a estimular um senso comunitário entre alunos, pais e escola. E ajudam também a consciencializar sobre o perigo da queima de plásticos.

“Decidimos receber plástico dos nossos alunos porque tínhamos um problema. Ouvimos relatos deles de que queimavam plástico quase todos os dias nos meses de inverno. Os estudantes faziam isso para se aquecer. Então, tornamos a recolha obrigatória”, diz Parmita Sharma, co-fundadora da Akshar Forum.

Os alunos também criam “tijolos ecológicos” a partir de garrafas plásticas. O próximo passo é construir caminhos que liguem as diferentes partes da escola.

“Os alunos também estão a ficar mais conscientes — agora eles sabem que o plástico é prejudicial para a saúde; queimar plástico é mau. Eles estão a conversar com os pais sobre os efeitos nocivos, consciencializando-os”, acrescenta Parmita.

Além disso, muitas dessas crianças pouco privilegiadas tinham abandonado a escola para trabalhar e ganhar dinheiro, mas na Akshar Foundation School encontraram uma forma de ajudar no orçamento da casa enquanto aprendem.

A escola paga às crianças mais velhas por hora para ensinar as mais novas. À medida que avançam academicamente, o seu salário aumenta. Os cursos vocacionais também ajudam a melhorar as suas aptidões.

“Esperamos que eles obtenham habilidades suficientes para que possam tornar-se independentes”, diz Parmita. “Estamos a tentar desenvolver um modelo pelo qual proporcionamos desde a escolarização até ao emprego“, acrescenta.

A escola começou com 20 alunos. Hoje, são mais de 100 estudantes a aprender em cabanas de bambu. O casal espera agora replicar este modelo em toda a Índia.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, mas sofre com a extrema pobreza. Um em cada cinco indianos vive abaixo da linha da pobreza (menos de 1,25 dólares por dia).

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …