Crianças de escola indiana pagam propinas com plástico

Uma escola na Índia encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente. Os alunos pagam a propina com plástico. Todas as semanas, trazem para a escola pelo menos 25 objetos descartáveis de plástico.

A Akshar Foundation School foi criada por um casal, que vive no Estado de Assam, próximo da cordilheira do Himalaia. A escola é mantida por uma fundação, que, por sua vez, vive de doações.

A fundação diz que as “propinas” pagas com plástico ajudam a estimular um senso comunitário entre alunos, pais e escola. E ajudam também a consciencializar sobre o perigo da queima de plásticos.

“Decidimos receber plástico dos nossos alunos porque tínhamos um problema. Ouvimos relatos deles de que queimavam plástico quase todos os dias nos meses de inverno. Os estudantes faziam isso para se aquecer. Então, tornamos a recolha obrigatória”, diz Parmita Sharma, co-fundadora da Akshar Forum.

Os alunos também criam “tijolos ecológicos” a partir de garrafas plásticas. O próximo passo é construir caminhos que liguem as diferentes partes da escola.

“Os alunos também estão a ficar mais conscientes — agora eles sabem que o plástico é prejudicial para a saúde; queimar plástico é mau. Eles estão a conversar com os pais sobre os efeitos nocivos, consciencializando-os”, acrescenta Parmita.

Além disso, muitas dessas crianças pouco privilegiadas tinham abandonado a escola para trabalhar e ganhar dinheiro, mas na Akshar Foundation School encontraram uma forma de ajudar no orçamento da casa enquanto aprendem.

A escola paga às crianças mais velhas por hora para ensinar as mais novas. À medida que avançam academicamente, o seu salário aumenta. Os cursos vocacionais também ajudam a melhorar as suas aptidões.

“Esperamos que eles obtenham habilidades suficientes para que possam tornar-se independentes”, diz Parmita. “Estamos a tentar desenvolver um modelo pelo qual proporcionamos desde a escolarização até ao emprego“, acrescenta.

A escola começou com 20 alunos. Hoje, são mais de 100 estudantes a aprender em cabanas de bambu. O casal espera agora replicar este modelo em toda a Índia.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, mas sofre com a extrema pobreza. Um em cada cinco indianos vive abaixo da linha da pobreza (menos de 1,25 dólares por dia).

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …