Crianças de escola indiana pagam propinas com plástico

Uma escola na Índia encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente. Os alunos pagam a propina com plástico. Todas as semanas, trazem para a escola pelo menos 25 objetos descartáveis de plástico.

A Akshar Foundation School foi criada por um casal, que vive no Estado de Assam, próximo da cordilheira do Himalaia. A escola é mantida por uma fundação, que, por sua vez, vive de doações.

A fundação diz que as “propinas” pagas com plástico ajudam a estimular um senso comunitário entre alunos, pais e escola. E ajudam também a consciencializar sobre o perigo da queima de plásticos.

“Decidimos receber plástico dos nossos alunos porque tínhamos um problema. Ouvimos relatos deles de que queimavam plástico quase todos os dias nos meses de inverno. Os estudantes faziam isso para se aquecer. Então, tornamos a recolha obrigatória”, diz Parmita Sharma, co-fundadora da Akshar Forum.

Os alunos também criam “tijolos ecológicos” a partir de garrafas plásticas. O próximo passo é construir caminhos que liguem as diferentes partes da escola.

“Os alunos também estão a ficar mais conscientes — agora eles sabem que o plástico é prejudicial para a saúde; queimar plástico é mau. Eles estão a conversar com os pais sobre os efeitos nocivos, consciencializando-os”, acrescenta Parmita.

Além disso, muitas dessas crianças pouco privilegiadas tinham abandonado a escola para trabalhar e ganhar dinheiro, mas na Akshar Foundation School encontraram uma forma de ajudar no orçamento da casa enquanto aprendem.

A escola paga às crianças mais velhas por hora para ensinar as mais novas. À medida que avançam academicamente, o seu salário aumenta. Os cursos vocacionais também ajudam a melhorar as suas aptidões.

“Esperamos que eles obtenham habilidades suficientes para que possam tornar-se independentes”, diz Parmita. “Estamos a tentar desenvolver um modelo pelo qual proporcionamos desde a escolarização até ao emprego“, acrescenta.

A escola começou com 20 alunos. Hoje, são mais de 100 estudantes a aprender em cabanas de bambu. O casal espera agora replicar este modelo em toda a Índia.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, mas sofre com a extrema pobreza. Um em cada cinco indianos vive abaixo da linha da pobreza (menos de 1,25 dólares por dia).

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …