Crianças de escola indiana pagam propinas com plástico

Uma escola na Índia encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente. Os alunos pagam a propina com plástico. Todas as semanas, trazem para a escola pelo menos 25 objetos descartáveis de plástico.

A Akshar Foundation School foi criada por um casal, que vive no Estado de Assam, próximo da cordilheira do Himalaia. A escola é mantida por uma fundação, que, por sua vez, vive de doações.

A fundação diz que as “propinas” pagas com plástico ajudam a estimular um senso comunitário entre alunos, pais e escola. E ajudam também a consciencializar sobre o perigo da queima de plásticos.

“Decidimos receber plástico dos nossos alunos porque tínhamos um problema. Ouvimos relatos deles de que queimavam plástico quase todos os dias nos meses de inverno. Os estudantes faziam isso para se aquecer. Então, tornamos a recolha obrigatória”, diz Parmita Sharma, co-fundadora da Akshar Forum.

Os alunos também criam “tijolos ecológicos” a partir de garrafas plásticas. O próximo passo é construir caminhos que liguem as diferentes partes da escola.

“Os alunos também estão a ficar mais conscientes — agora eles sabem que o plástico é prejudicial para a saúde; queimar plástico é mau. Eles estão a conversar com os pais sobre os efeitos nocivos, consciencializando-os”, acrescenta Parmita.

Além disso, muitas dessas crianças pouco privilegiadas tinham abandonado a escola para trabalhar e ganhar dinheiro, mas na Akshar Foundation School encontraram uma forma de ajudar no orçamento da casa enquanto aprendem.

A escola paga às crianças mais velhas por hora para ensinar as mais novas. À medida que avançam academicamente, o seu salário aumenta. Os cursos vocacionais também ajudam a melhorar as suas aptidões.

“Esperamos que eles obtenham habilidades suficientes para que possam tornar-se independentes”, diz Parmita. “Estamos a tentar desenvolver um modelo pelo qual proporcionamos desde a escolarização até ao emprego“, acrescenta.

A escola começou com 20 alunos. Hoje, são mais de 100 estudantes a aprender em cabanas de bambu. O casal espera agora replicar este modelo em toda a Índia.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, mas sofre com a extrema pobreza. Um em cada cinco indianos vive abaixo da linha da pobreza (menos de 1,25 dólares por dia).

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …