Crianças norte-americanas vão poder batizar o rover da missão Mars 2020

Nasa / JPL-Caltech

A NASA quer batizar o rover que irá a Marte no contexto da missão Mars 2020. Para isso, conta com a ajuda de crianças norte-americanas.

Com o objetivo de dar ao robô explorador uma identidade própria, a NASA tem em vigor uma iniciativa que inclui a participação de alunos norte-americanos do ensino básico e secundário.

Os interessados em participar devem enviar um texto com a sugestão de nome para o rover até dia 1 de novembro. Depois de avaliados consoante a adequação, originalidade e relevância, os melhores textos serão selecionados e separados em três grupos.

Depois de fechado o prazo, a agência espacial norte-americana vai escolher 52 semifinalistas por cada grupo, cada um representando um Estado ou território dos Estados Unidos. Depois será a vez do público escolher nove finalistas em janeiro de 2020.

Segundo o SapoTek, o anúncio do nome final que será dado ao rover será feito no dia 18 de fevereiro, correspondente a um ano antes da previsão da sua chegada ao solo marciano.

O robô explorador tem sido melhorado ao longo do último ano, tendo ganho pernas e rodas em junho na sua suspensão de mobilidade.

De acordo com a NASA, as seis rodas instaladas atualmente no rover são apenas para testes e serão substituídas em 2020. As rodas têm o seu próprio motor, sendo que as duas rodas dianteiras e as duas traseiras possuem também motores de direção. Assim, o rover pode girar 360 graus num só lugar.

Além disso, o seu braço, com 2,1 metros de comprimento, é capaz de movimentar pesos de aproximadamente 40 kg. O braço é composto por cinco motores elétricos e cinco articulações.

O rover Mars 2020 da NASA será lançado em julho do próximo ano, a partir da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tony Carreira internado. Cantor está "bem de saúde"

O cantor Tony Carreira foi internado esta quarta-feira no hospital de Faro devido a uma suspeita de enfarte do miocárdio. De acordo com o Observador, a assessora de Tony Carreira confirmou que o músico foi internado …

Portugal vs França Em Direto: Já há onzes oficiais, Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Moradores desalojados saíram de reunião com a Câmara de Loures com “uma mão cheia de nada"

Moradores desalojados de Loures dizem não ter recebido nenhuma solução de realojamento por parte da Câmara, que nega que as casas estivessem ocupadas na altura em que os técnicos fizeram um levantamento para a sua …

Marta Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor. “Os números neste …

Primeiro julgamento ao abrigo da lei de segurança nacional em Hong Kong

Um homem acusado de conduzir uma motocicleta contra polícias de Hong Kong, enquanto transportava uma bandeira de protesto, tornou-se esta quarta-feira na primeira pessoa a ser julgada ao abrigo da lei de segurança nacional, aprovada …

Lei húngara que discrimina população LGBT+ "é uma vergonha", diz Ursula von der Leyen

O projeto de lei aprovado pela Hungria, que proíbe a divulgação a menores de 18 anos de conteúdos que incluam a "representação e promoção de uma identidade de género diferente do sexo à nascença, da …

Técnicos de Emergência queixam-se de atraso no pagamento de subsídio de risco

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou esta quarta-feira a falta de pagamento, pelo INEM, do subsídio de risco covid-19 referente a abril, que deveria ter sido pago com o salário processado …

Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação …

Críticas de Merkel sobre entradas em Portugal são "difíceis de entender", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera "difíceis de entender" as críticas da chanceler alemã Angela Merkel sobre a entrada de ingleses em Portugal. Na terça-feira, Merkel criticou a falta de regras na União …

Governo britânico descarta referendo à independência da Escócia antes de 2024

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai autorizar um novo referendo à independência da Escócia antes das próximas eleições gerais, previstas para 2024, afirmou esta quarta-feira o ministro de Estado britânico, Michael Gove. Em entrevista ao …