Fez-se História. Uma semana depois, a Crew Dragon regressou à Terra

Cory Huston / NASA

Ripley regressa à Terra

A cápsula de transporte de astronautas Crew Dragon, da SpaceX, regressou à Terra e caiu no Oceano Atlântico, onde foi recuperada com sucesso, após passar uma semana na Estação Espacial Internacional.

A cápsula espacial da SpaceX para viagens comerciais terminou com sucesso a missão DM-1, o seu primeiro voo de demonstração, com uma amaragem no Oceano Atlântico, uma semana depois de ter acoplado na Estação Espacial Internacional.

O crash test dummy vestido de astronauta que “pilotava” a Crew Dragon regressou intacto e aparentemente muito bem disposto. Os dados recolhidos pelos sensores e acelerómetros que mediam os seus dados biométricos permitiram à NASA considerar a missão um sucesso — e que a cápsula se tinha até comportado melhor do que o esperado.

O boneco, baptizado Ripley em homenagem à personagem interpretada por Sigourney Weaver na saga de filmes ‘Alien’, do realizador Ridley Scott, tinha levado à ISS cerca de 180 quilos de mantimentos.

O veículo deixou a Estação Espacial Internacional uma semana após a sua acoplagem, no que tinha já representado mais um marco histórico para a companhia de Elon Musk, que pela primeira vez fez chegar à Estação Espacial uma nave privada capaz de transportar carga e passageiros.

Esta sexta-feira, a cápsula e o seu passageiro reentraram na atmosfera terrestre, a uma velocidade superior à do som, e amararam com sucesso no Oceano Atlântico, onde forma recolhidas pelo Go Searcher, o barco de recuperação de veículos espaciais da SpaceX.

A Crew Dragon levantou voo, pela primeira vez, no Centro Espacial Kennedy, na Florida, impulsionada pelo Falcon 9, o foguetão lançador da SpaceX, e acoplou com sucesso na ISS há uma semana.

O primeira missão da Crew Dragon serviu não só como teste de capacidade da nave com que a SpaceX e a NASA tencionam levar astronautas e passageiros à Estação Espacial Internacional, mas também como prova de conceito da ideia de levar turistas ao espaço – corrida em que a empresa de Elon Musk parece agora ganhar vantagem.

A NASA exigiu à SpaceX uma primeira missão não tripulada para que a aeroespacial privada pudesse provar não apenas que conseguia levar passageiros à ISS, mas principalmente trazê-los de volta intactos — o verdadeiro teste da missão DM-1.

A missão permitiu à SpaceX testar mecanismos que ainda não tinham tido a sua prova de fogo – entre os quais a desacoplagem da ISS, efectuada com a ajuda de propulsores que alinharam a cápsula perfeitamente para a sua posição de reentrada, e o sistema Trunk de controle de temperatura, estrutura cilíndrica na base da cápsula que controla o seu voo e permite a sua reentrada na atmosfera.

O voo bem sucedido da Crew Dragon é também um marco histórico para a NASA, que deixa de estar dependente das cápsulas Soyuz da Rússia, com que a agência espacial norte-americana transporta astronautas para a ISS desde que encerrou o seu programa Space Shuttle — serviço que custa cerca de 81 milhões de dólares por passageiro.

A primeira missão tripulada a bordo da cápsula da SpaceX está prevista para Julho e deverá levar à Estação Espacial os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley.

AJB, ZAP // The verge

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • a·ma·rar
      verbo transitivo
      1. Afastar para o mar largo.
      verbo intransitivo
      2. Fazer-se ao mar largo.
      3. [Aeronáutica] Descer e pousar (o hidroavião, etc.) no mar.

      amarar“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …