Fez-se História. Uma semana depois, a Crew Dragon regressou à Terra

Cory Huston / NASA

Ripley regressa à Terra

A cápsula de transporte de astronautas Crew Dragon, da SpaceX, regressou à Terra e caiu no Oceano Atlântico, onde foi recuperada com sucesso, após passar uma semana na Estação Espacial Internacional.

A cápsula espacial da SpaceX para viagens comerciais terminou com sucesso a missão DM-1, o seu primeiro voo de demonstração, com uma amaragem no Oceano Atlântico, uma semana depois de ter acoplado na Estação Espacial Internacional.

O crash test dummy vestido de astronauta que “pilotava” a Crew Dragon regressou intacto e aparentemente muito bem disposto. Os dados recolhidos pelos sensores e acelerómetros que mediam os seus dados biométricos permitiram à NASA considerar a missão um sucesso — e que a cápsula se tinha até comportado melhor do que o esperado.

O boneco, baptizado Ripley em homenagem à personagem interpretada por Sigourney Weaver na saga de filmes ‘Alien’, do realizador Ridley Scott, tinha levado à ISS cerca de 180 quilos de mantimentos.

O veículo deixou a Estação Espacial Internacional uma semana após a sua acoplagem, no que tinha já representado mais um marco histórico para a companhia de Elon Musk, que pela primeira vez fez chegar à Estação Espacial uma nave privada capaz de transportar carga e passageiros.

Esta sexta-feira, a cápsula e o seu passageiro reentraram na atmosfera terrestre, a uma velocidade superior à do som, e amararam com sucesso no Oceano Atlântico, onde forma recolhidas pelo Go Searcher, o barco de recuperação de veículos espaciais da SpaceX.

A Crew Dragon levantou voo, pela primeira vez, no Centro Espacial Kennedy, na Florida, impulsionada pelo Falcon 9, o foguetão lançador da SpaceX, e acoplou com sucesso na ISS há uma semana.

O primeira missão da Crew Dragon serviu não só como teste de capacidade da nave com que a SpaceX e a NASA tencionam levar astronautas e passageiros à Estação Espacial Internacional, mas também como prova de conceito da ideia de levar turistas ao espaço – corrida em que a empresa de Elon Musk parece agora ganhar vantagem.

A NASA exigiu à SpaceX uma primeira missão não tripulada para que a aeroespacial privada pudesse provar não apenas que conseguia levar passageiros à ISS, mas principalmente trazê-los de volta intactos — o verdadeiro teste da missão DM-1.

A missão permitiu à SpaceX testar mecanismos que ainda não tinham tido a sua prova de fogo – entre os quais a desacoplagem da ISS, efectuada com a ajuda de propulsores que alinharam a cápsula perfeitamente para a sua posição de reentrada, e o sistema Trunk de controle de temperatura, estrutura cilíndrica na base da cápsula que controla o seu voo e permite a sua reentrada na atmosfera.

O voo bem sucedido da Crew Dragon é também um marco histórico para a NASA, que deixa de estar dependente das cápsulas Soyuz da Rússia, com que a agência espacial norte-americana transporta astronautas para a ISS desde que encerrou o seu programa Space Shuttle — serviço que custa cerca de 81 milhões de dólares por passageiro.

A primeira missão tripulada a bordo da cápsula da SpaceX está prevista para Julho e deverá levar à Estação Espacial os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley.

AJB, ZAP // The verge

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • a·ma·rar
      verbo transitivo
      1. Afastar para o mar largo.
      verbo intransitivo
      2. Fazer-se ao mar largo.
      3. [Aeronáutica] Descer e pousar (o hidroavião, etc.) no mar.

      amarar“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

RESPONDER

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …