Cresce surto de coronavírus na Casa Branca. EUA atingem 10 milhões de casos

Chris Kleponis / EPA Pool

Os Estados Unidos (EUA) ultrapassaram na segunda-feira os 10 milhões de infetados e 238.000 mortes devido ao novo coronavírus, enquanto aumenta um surto na Casa Branca, que já regista pelo menos oito casos.

Na segunda-feira, surgiu a notícia de que o neurocirurgião e atual secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ben Carson, e um dos assessores de Donald Trump, David Bossie, testaram positivo para o vírus, avançou a Ars Technica.

Os dois novos casos positivos ligados à Casa Branca surgem depois de na sexta-feira terem sido comunicados outros seis, incluindo o chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, o seu conselheiro de campanha, Nick Trainer, e quatro assessores não identificados.

Na noite de terça-feira, Trump deu uma festa na Casa Branca com centenas de pessoas, para assistir ao desenrolar dos resultados eleitorais. Meadows, Carson e Bossie terão participado do evento, levantando preocupações sobre a transmissão do vírus.

Este é o terceiro surto na Casa Branca desde o início da pandemia. Há algumas semanas, vários membros do círculo interno do vice-Presidente Mike Pence testaram positivo, incluindo o seu chefe de gabinete, Marc Short. Embora Pence fosse considerado um contato próximo de Short, não ficou em quarentena, continuando a campanha.

No final de setembro, um grupo com mais de vinte pessoas testaram positivo, incluindo Trump, tendo este passado vários dias no hospital, onde lhe foram administrados dois tratamentos experimentais e um esteróide usado nos casos mais graves de covid-19. Trump minimizou o vírus após a alta hospitalar.

A infeção de Trump veio à tona após uma celebração da nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal. O evento foi associado a casos de assessores, funcionários da Casa Branca, conselheiros Trump e jornalistas presentes. Melania Trump e o filho, Barron, também testaram positivo.

Os surtos de infeção na Casa Branca não são surpreendentes para os especialistas em Saúde Pública, que consideram que o Governo tem minimizado sistematicamente o vírus e tem sido indiferente ao uso de máscara e ao distanciamento físico.

O novo surto revela o “fracasso nacional no controle da covid-19”, disse ao Times Tom Frieden, ex-diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, que exercia funções durante o mandato do ex-Presidente Barack Obama.

Após 10 meses do início da pandemia, a propagação do vírus está descontrolada nos EUA. Só no sábado o país registou 128 mil novos casos. As hospitalizações estão a aumentar, esperando-se um elevado número de mortes.

Os especialistas acreditam que os casos continuarão a aumentar, à medida que os EUA avançam para o inverno e para uma série de feriados marcados por grandes aglomerações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …