Cresce surto de coronavírus na Casa Branca. EUA atingem 10 milhões de casos

Chris Kleponis / EPA Pool

Os Estados Unidos (EUA) ultrapassaram na segunda-feira os 10 milhões de infetados e 238.000 mortes devido ao novo coronavírus, enquanto aumenta um surto na Casa Branca, que já regista pelo menos oito casos.

Na segunda-feira, surgiu a notícia de que o neurocirurgião e atual secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ben Carson, e um dos assessores de Donald Trump, David Bossie, testaram positivo para o vírus, avançou a Ars Technica.

Os dois novos casos positivos ligados à Casa Branca surgem depois de na sexta-feira terem sido comunicados outros seis, incluindo o chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, o seu conselheiro de campanha, Nick Trainer, e quatro assessores não identificados.

Na noite de terça-feira, Trump deu uma festa na Casa Branca com centenas de pessoas, para assistir ao desenrolar dos resultados eleitorais. Meadows, Carson e Bossie terão participado do evento, levantando preocupações sobre a transmissão do vírus.

Este é o terceiro surto na Casa Branca desde o início da pandemia. Há algumas semanas, vários membros do círculo interno do vice-Presidente Mike Pence testaram positivo, incluindo o seu chefe de gabinete, Marc Short. Embora Pence fosse considerado um contato próximo de Short, não ficou em quarentena, continuando a campanha.

No final de setembro, um grupo com mais de vinte pessoas testaram positivo, incluindo Trump, tendo este passado vários dias no hospital, onde lhe foram administrados dois tratamentos experimentais e um esteróide usado nos casos mais graves de covid-19. Trump minimizou o vírus após a alta hospitalar.

A infeção de Trump veio à tona após uma celebração da nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal. O evento foi associado a casos de assessores, funcionários da Casa Branca, conselheiros Trump e jornalistas presentes. Melania Trump e o filho, Barron, também testaram positivo.

Os surtos de infeção na Casa Branca não são surpreendentes para os especialistas em Saúde Pública, que consideram que o Governo tem minimizado sistematicamente o vírus e tem sido indiferente ao uso de máscara e ao distanciamento físico.

O novo surto revela o “fracasso nacional no controle da covid-19”, disse ao Times Tom Frieden, ex-diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, que exercia funções durante o mandato do ex-Presidente Barack Obama.

Após 10 meses do início da pandemia, a propagação do vírus está descontrolada nos EUA. Só no sábado o país registou 128 mil novos casos. As hospitalizações estão a aumentar, esperando-se um elevado número de mortes.

Os especialistas acreditam que os casos continuarão a aumentar, à medida que os EUA avançam para o inverno e para uma série de feriados marcados por grandes aglomerações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …