Crédito à habitação atinge novo máximo

Inquérito feito à avaliação bancária efetuada todos os meses pelo INE detetou, em setembro, um aumento de nove euros face ao mês anterior e de 70 euros em relação ao ano passado.

Não é novidade que o preço médio da habitação em Portugal tem aumentado nos últimos anos e agora, no mês de setembro, o valor médio de avaliação bancária – indicador usado nos pedidos de crédito aos bancos par compra de casa – atingiu os 1205 euros por metro quadrado.

Divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, INE, o documento revela um aumento de nove euros em relação ao mês anterior (agosto) e um aumento de 70 euros face ao mês de setembro do ano passado.

De acordo com o documento, o aumento foi mais notório nos apartamentos do que em moradias – em comparação com agosto, o crédito para cada metro quadrado de apartamentos ficou 12 euros mais caro, atingindo, em setembro, os 1264 euros.

Quanto às moradias, o valor médio de avaliação bancária aumentou nove euros, chegando aos 1111 euros por metro quadrado.

Comparando com dados homólogos, o Público sublinha o aumento de 6,2% (70 euros por metro quadrado), com os apartamentos a aumentarem 6% e as moradias 5,7%.

Quanto às regiões onde estes valores foram mais expressivos, o INE destaca o Algarve como a região onde o crédito à habitação é mais caro com o metro quadrado dos apartamentos a chegar aos 1584 euros.

No extremo oposto da lista do preço por regiões, surge o Alentejo como a região mais barata – 1029 euros por metro quadrado.

O Algarve foi também a região que apresentou o crescimento mais expressivo em termos homólogos – 12,4% em comparação com setembro do ano passado.

Comparando com agosto, as maiores subidas registadas pelo INE são na Região Autónoma dos Açores – 3,2% que também registou a variação mais reduzida entre todas as regiões analisadas – 1,1%.

Quanto às descidas, apenas a Região Autónoma da Madeira aparece nesse registo com uma descida, face a agosto, de 2,8%.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A passos rápidos para a próxima crise, com o apoio do costa. A história repete-se, é certo. O problema é que os ciclos são cada vez mais pequenos. A tuga nunca teve grande memória..

    • E quando é que houve uma crise relacionada com o mercado imobiliário em Portugal?
      Realmente essa tua memória não parece ser grande coisa…

RESPONDER

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …

Este pôr-do-sol arroxeado foi causado por uma erupção do outro lado do mundo

A erupção do vulcão Raikoke, em junho, fez com que o nascer e o pôr-do-sol no outro lado do mundo, mais concretamente nos Estados Unidos, ficassem anormalmente roxos. Quando o outrora adormecido vulcão Raikoke, nas Ilhas …

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …