Há creches a encerrar por falta de pagamento das mensalidades

Há creches a encerrar devido à falta de pagamentos das mensalidades das crianças. As famílias atravessam dificuldades económicas devido ao lay-off e ao desemprego.

O novo estado de emergência aponta para o regresso à normalidade, na medida do possível, e António Costa quer reabrir as creches e jardins de infância em maio. Esta é uma boa nova para muitas instituições que atravessam dificuldades económicas e que, em alguns casos, até estão a fechar portas devido à falha no pagamento de mensalidades.

A denúncia foi feita à Rádio Renascença pela presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP). Susana Batista explica que as creches e jardins de infância estão a “passar grandes dificuldades, porque há encarregados de educação que não querem pagar a mensalidade”.

Embora algumas instituições ofereçam descontos de 10% e 30%, há dois casos em que vão mesmo ter de fechar portas. Susana Batista argumenta que o pagamento das dívidas das mensalidades deve ser uma condição para o regresso das crianças.

Por sua vez, o presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) apela ao “bom senso entre as partes” na negociação dos contratos, visto que a vaga poder ter sido ocupada depois da anulação da matrícula. Rui Martins alega que há milhares de famílias que, por terem entrado em lay-off, deixaram de pagar a mensalidade da creche.

“Dentro de cada estabelecimento de ensino têm-se encontrado diferentes soluções”, explica o diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEPC), Rodrigo Queiroz e Melo.

A ideia é que as creches (para crianças dos zero aos três anos) reabram logo no início de maio e só depois, um pouco mais tarde, serão os jardins de infância (para crianças dos três aos seis anos) a reabrir as portas.

Porém, esta medida não gera consenso. Na página de Internet Petição Pública somam-se petições criadas por cidadãos para impedir que as crianças sejam as primeiras a sair do confinamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As Creches não podem exigir o pagamento de mensalidades quando não estão a prestar o serviço contratado. Por outro lado, as famílias viram os seus rendimentos reduzidos e o estado disponibilizou apoios para as entidades cujas atividades foram afetadas pelo COVID-19. Penso que esta notícia poderia ir mais a fundo nestas questões.

    • Informe-se dos custos com pessoal mesmo em layoff, das despesas fixas mesmo encerrados e verá que os pais, se querem manter os filhos nos privados, terão que pagar, com desconto variável, certo, mas deverão pagar. A estimativa das mensalidades é calculada em razão do número de crianças que irão pagar a mensalidade durante todo o ano.

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …