Há creches a encerrar por falta de pagamento das mensalidades

Há creches a encerrar devido à falta de pagamentos das mensalidades das crianças. As famílias atravessam dificuldades económicas devido ao lay-off e ao desemprego.

O novo estado de emergência aponta para o regresso à normalidade, na medida do possível, e António Costa quer reabrir as creches e jardins de infância em maio. Esta é uma boa nova para muitas instituições que atravessam dificuldades económicas e que, em alguns casos, até estão a fechar portas devido à falha no pagamento de mensalidades.

A denúncia foi feita à Rádio Renascença pela presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP). Susana Batista explica que as creches e jardins de infância estão a “passar grandes dificuldades, porque há encarregados de educação que não querem pagar a mensalidade”.

Embora algumas instituições ofereçam descontos de 10% e 30%, há dois casos em que vão mesmo ter de fechar portas. Susana Batista argumenta que o pagamento das dívidas das mensalidades deve ser uma condição para o regresso das crianças.

Por sua vez, o presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) apela ao “bom senso entre as partes” na negociação dos contratos, visto que a vaga poder ter sido ocupada depois da anulação da matrícula. Rui Martins alega que há milhares de famílias que, por terem entrado em lay-off, deixaram de pagar a mensalidade da creche.

“Dentro de cada estabelecimento de ensino têm-se encontrado diferentes soluções”, explica o diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEPC), Rodrigo Queiroz e Melo.

A ideia é que as creches (para crianças dos zero aos três anos) reabram logo no início de maio e só depois, um pouco mais tarde, serão os jardins de infância (para crianças dos três aos seis anos) a reabrir as portas.

Porém, esta medida não gera consenso. Na página de Internet Petição Pública somam-se petições criadas por cidadãos para impedir que as crianças sejam as primeiras a sair do confinamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As Creches não podem exigir o pagamento de mensalidades quando não estão a prestar o serviço contratado. Por outro lado, as famílias viram os seus rendimentos reduzidos e o estado disponibilizou apoios para as entidades cujas atividades foram afetadas pelo COVID-19. Penso que esta notícia poderia ir mais a fundo nestas questões.

    • Informe-se dos custos com pessoal mesmo em layoff, das despesas fixas mesmo encerrados e verá que os pais, se querem manter os filhos nos privados, terão que pagar, com desconto variável, certo, mas deverão pagar. A estimativa das mensalidades é calculada em razão do número de crianças que irão pagar a mensalidade durante todo o ano.

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …