“Contágio entre gerações.” Infeções de covid-19 em idosos quase triplicaram entre a primeira e a segunda vaga

Sebastião Moreira / Lusa

Tal como todos os outros grupos etários, também os idosos com mais de 80 anos foram atingidos com maior intensidade nesta segunda vaga, em comparação com abril.

De acordo com o semanário Expresso, enquanto que na primeira onda se atingiu um máximo de 279 novas infeções por 100 mil pessoas com mais de 80 anos, agora rondam os 800 novos casos em duas semanas, quase três vezes mais, mostram os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ainda assim, esta população está agora mais protegida do que na primeira vaga, altura em que este grupo etário foi aquele que registou maior número de casos diagnosticados por 100 mil pessoas. Esta tendência pode ser explicada pelo facto de os idosos terem maior risco de desenvolver doença e, por isso, terem sido testados e diagnosticados em maior número.

Em relação à taxa de letalidade, os idosos com mais de 80 anos registam a taxa mais elevada (13,4%), bastante acima da média nacional (1,5%).

Óscar Felgueiras, matemático e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, disse ao matutino que “a incidência entre as pessoas com mais de 80 anos subiu muito na região Norte”. “É das que têm aumentado mais. E também resulta de um contágio entre gerações.”

“Se a diminuição de casos não chegar aos idosos, o problema não fica resolvido porque a procura dos serviços de saúde não vai baixar”, avisou o especialista.

Já os idosos que têm entre 60 e 79 anos conseguiram proteger-se melhor do vírus. A par das crianças com menos de nove anos, foram o grupo que registou o menor número de casos por 100 mil habitantes nesta segunda onda. Os especialistas consideram que isso se deve à maior capacidade que esta população tem para se defender e proteger.

Pelo contrário, o grupo mais exposto durante a segunda vaga foi o dos jovens dos 20 aos 29 anos. A taxa de letalidade é de 0,009% e chegaram a ter 1.137 novos casos por 100 mil habitantes em novembro, mais de dez vezes acima dos casos identificados nestes jovens em abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Islândia sequencia todos os casos de covid-19 desde o início da pandemia

A Islândia sequenciou geneticamente todos os casos positivos de covid-19 no país desde o início da pandemia, uma prática cada vez mais necessária à medida que novas estirpes emergem no Reino Unido e na África …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Sorrisos amarelos

Pódio sem alterações, Braga desliza e castores voltam a surpreender. O recorde de Bruno Fernandes, Messi de cabeça perdida. E o 1º cartão branco no Campeonato de Portugal, visto da Linha de Fundo. Garras em riste FC …

Fim das vendas ao postigo, proibição de circulação ao fim-de-semana e mais fiscalização. Os ajustes ao novo confinamento

O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que ficarão proibidas as vendas ao postigo neste novo confinamento, ajustando também os horários de funcionamento de todos os estabelecimentos e decretando novamente a proibição de circulação entre concelhos aos …

OMS e Pequim deviam ter reagido mais cedo, concluem especialistas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e Pequim deviam ter reagido mais rapidamente à pandemia, concluiu o grupo de especialistas responsável por avaliar a resposta mundial, referindo que a disseminação da covid-19 beneficiou da falta …

Douro pode deixar de ser Património Mundial devido a hotel de Cinco Estrelas

A Comissão Nacional da UNESCO alerta que a aprovação do projecto de construção de um hotel de Cinco Estrelas em Mesão Frio põe em risco o estatuto do Douro como Património Mundial da Humanidade. O alerta …

Movimento "Também somos portugueses" defende alteração à lei eleitoral

O movimento "Também somos portugueses" apelou este domingo ao Governo e aos partidos políticos representados no Parlamento para a necessidade de alterar as leis eleitorais para os emigrantes, defendendo o voto remoto para participar na …

Hoje é o dia mais triste do ano. O mito da “segunda-feira azul”, que já surgiu há mais de 15 anos

O dia 18 de janeiro marca a “segunda-feira azul” – a terceira segunda-feira do mês e o dia mais depressivo do ano. O conceito remonta a 2005, quando o canal de televisão Sky Travel lançou …

Mais de 80% dos inscritos votaram este domingo. Quem não conseguiu, pode fazê-lo dia 24

Mais de 80% dos eleitores inscritos para o voto antecipado nas presidenciais votaram no domingo, segundo dados provisórios de 231 dos 308 municípios divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Administração Interna (MAI). Segundo informações enviadas à …

Sporting com mais um jogador infetado antes do Clássico com o FC Porto

O avançado do Sporting Bruno Tabata testou positivo ao novo coronavírus, disse à Lusa fonte conhecedora do processo, com o jogador a ser baixa certa para a meia-final da Taça da Liga de futebol frente …

De 57 para 155. Mais de metade dos concelhos em risco extremo de infeção por covid-19

O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise esta segunda-feira divulgada sobre a …