Covid-19: Twitter retira vídeo e mensagens de Trump por serem “falsas”

Stefani Reynolds / EPA

O Twitter retirou na segunda-feira à noite um vídeo publicado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por considerar que divulgava informações falsas sobre o coronavírus que provoca a covid-19, confirmou aquela rede social.

“Os tweets que acompanham o vídeo violam a nossa política de combate à desinformação sobre a covid-19”, disse um porta-voz da rede social.

O vídeo, que mostrava um grupo de médicos fazendo declarações sobre o novo coronavírus, nomeadamente que as máscaras não são necessárias para travar a doença, já tinha sido removido pelo Facebook na segunda-feira à noite, como avançou um porta-voz da rede social. “Retirámos este vídeo porque partilhava informações falsas sobre curas e tratamentos para a covid-19”, explicou.

Segundo o jornal The Washington Post, o vídeo foi visto por mais de 14 milhões de pessoas via Facebook.

Algumas horas depois, Donald Trump publicou no Twitter vários trechos do vídeo, divulgando-o aos seus 84,2 milhões de seguidores.

Segundo o jornal norte-americano, Trump manteve os excertos do vídeo no Twitter durante meia hora e partilhou 14 tweets defendendo o uso da hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária que o Presidente já promoveu em diversas ocasiões, mas que vários estudos científicos mostraram ser ineficaz no tratamento da covid-19.

O Twitter é a principal plataforma de comunicação de Donald Trump, mas, nas últimas semanas, a rede tem sancionado vários dos seus tweets.

No dia 23 de Junho, o Twitter divulgou que um dos tweets do Presidente norte-americano ia deixar de estar visível por violar as regras da rede e constituir “comportamento inadequado”.

Umas semanas antes, a plataforma tinha assinalado como “enganosas” as propostas de Donald Tump sobre votação por correspondência nas presidenciais de Novembro e, numa outra ocasião, censurou um outro tweet de Trump sobre a violência durante as manifestações contra o racismo após a morte de um homem às mãos da polícia.

Numa mensagem em que pedia “desculpas pela violência”, o Presidente dos EUA afirmava que quem aproveitasse as manifestações para fazer pilhagens seria “de imediato” baleado.

Mais recentemente, o Twitter desactivou um vídeo de campanha partilhado pelo Presidente após uma notificação formal da banda Linkin Park, que contestou a utilização não autorizada de uma das suas músicas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …