/

Covid-19. Sobe para 18 o número de infetados em Portugal

1

Manuel de Almeida / Lusa

Portugal diagnosticou, ao fim da tarde deste sábado, mais três doentes infetados com o Covid-19, elevando para 18 o número de casos.

De acordo com o semanário Expresso, os casos em causa foram registados na região Norte e estão hospitalizados no Porto, no Hospital de São João. Na manhã deste sábado, foram detetados outros dois casos, também internados na mesma unidade hospitalar.

Ao todo, Portugal tem 18 casos. São 13 homens e 5 mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.400 mortos e infetou mais de 101 mil pessoas em 92 países. Cerca de 50.000 pessoas já recuperaram.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

Substituição de responsável pela Linha SNS 24

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a substituição do presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade responsável pela Linha SNS 24, estava pensada desde janeiro e “não tem nenhuma correlação” com o surto de Covid-19.

“Aproveito para esclarecer. Trata-se de um fim normal de mandato, foi um processo de substituição que estava desencadeado já desde janeiro, portanto muito antes de esta situação ter sido conhecida, e que não tem nenhuma correlação com a atual situação de crise que estamos a viver”, afirmou António Costa.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas no final de uma reunião com o homólogo sueco, Stefan Löfven, que decorreu na residência oficial do chefe de Governo, em Lisboa.

Na sexta-feira, em Bruxelas, a ministra da Saúde rejeitou ter afastado o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, justificando a substituição com o fim do mandato da administração anterior. “Não houve demissão, houve um mandato que terminou no dia 31 de dezembro de 2019 e houve uma proposta de constituição de um novo conselho de administração, que seguiu a tramitação normal”, salientou Marta Temido.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Eu bem que achei meio estranho Portugal tar de fora dessa lista dos países com pessoas infectadas….!
    Portugal que está tão projectado internacionalmente….!
    Se ninguém puser um cobro a isso…não sei não!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.