Covid-19. OMS desaconselha ibuprofeno e diz que dinheiro não é veículo de transmissão

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselhou esta terça-feira o uso de ibuprofeno para o alívio dos sintomas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus oriundo da China.

“Os especialistas estão a analisar o assunto”, disse o porta-voz da OMS em Genebra, Christian Lindmeier, citado pela agência AFP, em declarações aos jornalistas.

“Por enquanto, recomendamos o uso de paracetamol e não de ibuprofeno como auto-medicação. É importante”, reiterou o responsável da OMS.

Estão a ser levados a cabo estudos sobre o efeito do ibuprofeno em doentes infetados com a Covid-19, devendo os resultados serem conhecidos em maio.

As dúvidas em torno do ibuprofeno começaram a surgir no fim de semana passado, quando as autoridades francesas deixaram o alerta de que medicamentos anti-inflamatórios podem piorar os efeitos da Covid-19. “Tomar anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona,…) poderá ser um fator de agravamento da infeção [pelo novo coronavírus]. Em caso de febre, tomem paracetamol”, alertou o ministro da Saúde francês.

Depois do alerta, a Direção-Geral da Saúde e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) afirmaram não existir evidências científicas que provem que a toma deste fármaco agrave as condições de saúde dos infetados.

Não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por covid-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não-esteróides”, afirmou o Infarmed em comunicado.

Entretanto, a OMS desmentiu também que o dinheiro seja um veículo de transmissão da Covid-19, rejeitando um relatório publicado nos média britânicos que dava contra do contrário. “Deturparam as nossas palavras”, disse Fadela Chaib, porta-voz da organização, em comunicado citado pelo jornal espanhol ABC.

Nunca” foi dito que o dinheiro era um veículo de transmissão do novo coronavírus, reforçou. “Quando essa questão foi colocada pelos media ingleses alertámos para o facto das pessoas terem de lavar as mãos depois de manusearem o dinheiro por ser uma boa prática de higiene. Não foi uma forma de dizer que o dinheiro transmitia o novo coronavírus”, confirmou Fadela Chaib.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O que é espantoso neste caso é que a WHO tem us site com tanta informação e os nossos governos e as pessoas em geral continuam a receber informações e a tomar decisões com o que se escreve no Facebook e Twitter, ainda mais impressionante que estes são também actualmente as fontes das notícias.
    Um mundo em pânico e governos a tomar decisões com base em má informação.

  2. Ou seja: As superficies inertes podem conter o Virus activo por tempos variáveis segundo a natureza das mesmas. Manipulamos uma das “coisas” mais sujas tanto no sentido literal como no sentido figurado com frequência, (O dinheiro). Se não é um veiculo de transmissão de virus e outros agentes indesejáveis, então não sei o que será . Vou deste passo perguntar a Mamon o que ele pensa desta afirmação proferida por a OMS !

  3. É o pânico e alarmismo geral, tudo por causa de um viruzinho de laboratório!…
    O ministro de saúde francês já tinha avisado há semanas, essa droga Ibuprofeno beneficiava os vírus!!..

  4. Então se o metal é veículo de transmissão onde o virus se aguenta mais tempo inerte, as moedas (dinheiro) não é??! Tudo muito estranho…

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …