Covid-19. OMS desaconselha ibuprofeno e diz que dinheiro não é veículo de transmissão

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselhou esta terça-feira o uso de ibuprofeno para o alívio dos sintomas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus oriundo da China.

“Os especialistas estão a analisar o assunto”, disse o porta-voz da OMS em Genebra, Christian Lindmeier, citado pela agência AFP, em declarações aos jornalistas.

“Por enquanto, recomendamos o uso de paracetamol e não de ibuprofeno como auto-medicação. É importante”, reiterou o responsável da OMS.

Estão a ser levados a cabo estudos sobre o efeito do ibuprofeno em doentes infetados com a Covid-19, devendo os resultados serem conhecidos em maio.

As dúvidas em torno do ibuprofeno começaram a surgir no fim de semana passado, quando as autoridades francesas deixaram o alerta de que medicamentos anti-inflamatórios podem piorar os efeitos da Covid-19. “Tomar anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona,…) poderá ser um fator de agravamento da infeção [pelo novo coronavírus]. Em caso de febre, tomem paracetamol”, alertou o ministro da Saúde francês.

Depois do alerta, a Direção-Geral da Saúde e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) afirmaram não existir evidências científicas que provem que a toma deste fármaco agrave as condições de saúde dos infetados.

Não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por covid-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não-esteróides”, afirmou o Infarmed em comunicado.

Entretanto, a OMS desmentiu também que o dinheiro seja um veículo de transmissão da Covid-19, rejeitando um relatório publicado nos média britânicos que dava contra do contrário. “Deturparam as nossas palavras”, disse Fadela Chaib, porta-voz da organização, em comunicado citado pelo jornal espanhol ABC.

Nunca” foi dito que o dinheiro era um veículo de transmissão do novo coronavírus, reforçou. “Quando essa questão foi colocada pelos media ingleses alertámos para o facto das pessoas terem de lavar as mãos depois de manusearem o dinheiro por ser uma boa prática de higiene. Não foi uma forma de dizer que o dinheiro transmitia o novo coronavírus”, confirmou Fadela Chaib.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O que é espantoso neste caso é que a WHO tem us site com tanta informação e os nossos governos e as pessoas em geral continuam a receber informações e a tomar decisões com o que se escreve no Facebook e Twitter, ainda mais impressionante que estes são também actualmente as fontes das notícias.
    Um mundo em pânico e governos a tomar decisões com base em má informação.

  2. Ou seja: As superficies inertes podem conter o Virus activo por tempos variáveis segundo a natureza das mesmas. Manipulamos uma das “coisas” mais sujas tanto no sentido literal como no sentido figurado com frequência, (O dinheiro). Se não é um veiculo de transmissão de virus e outros agentes indesejáveis, então não sei o que será . Vou deste passo perguntar a Mamon o que ele pensa desta afirmação proferida por a OMS !

  3. É o pânico e alarmismo geral, tudo por causa de um viruzinho de laboratório!…
    O ministro de saúde francês já tinha avisado há semanas, essa droga Ibuprofeno beneficiava os vírus!!..

  4. Então se o metal é veículo de transmissão onde o virus se aguenta mais tempo inerte, as moedas (dinheiro) não é??! Tudo muito estranho…

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …