/

Covid-19. OMS desaconselha ibuprofeno e diz que dinheiro não é veículo de transmissão

8

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselhou esta terça-feira o uso de ibuprofeno para o alívio dos sintomas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus oriundo da China.

“Os especialistas estão a analisar o assunto”, disse o porta-voz da OMS em Genebra, Christian Lindmeier, citado pela agência AFP, em declarações aos jornalistas.

“Por enquanto, recomendamos o uso de paracetamol e não de ibuprofeno como auto-medicação. É importante”, reiterou o responsável da OMS.

Estão a ser levados a cabo estudos sobre o efeito do ibuprofeno em doentes infetados com a Covid-19, devendo os resultados serem conhecidos em maio.

As dúvidas em torno do ibuprofeno começaram a surgir no fim de semana passado, quando as autoridades francesas deixaram o alerta de que medicamentos anti-inflamatórios podem piorar os efeitos da Covid-19. “Tomar anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona,…) poderá ser um fator de agravamento da infeção [pelo novo coronavírus]. Em caso de febre, tomem paracetamol”, alertou o ministro da Saúde francês.

Depois do alerta, a Direção-Geral da Saúde e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) afirmaram não existir evidências científicas que provem que a toma deste fármaco agrave as condições de saúde dos infetados.

Não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por covid-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não-esteróides”, afirmou o Infarmed em comunicado.

Entretanto, a OMS desmentiu também que o dinheiro seja um veículo de transmissão da Covid-19, rejeitando um relatório publicado nos média britânicos que dava contra do contrário. “Deturparam as nossas palavras”, disse Fadela Chaib, porta-voz da organização, em comunicado citado pelo jornal espanhol ABC.

Nunca” foi dito que o dinheiro era um veículo de transmissão do novo coronavírus, reforçou. “Quando essa questão foi colocada pelos media ingleses alertámos para o facto das pessoas terem de lavar as mãos depois de manusearem o dinheiro por ser uma boa prática de higiene. Não foi uma forma de dizer que o dinheiro transmitia o novo coronavírus”, confirmou Fadela Chaib.

ZAP //

8 Comments

  1. O que é espantoso neste caso é que a WHO tem us site com tanta informação e os nossos governos e as pessoas em geral continuam a receber informações e a tomar decisões com o que se escreve no Facebook e Twitter, ainda mais impressionante que estes são também actualmente as fontes das notícias.
    Um mundo em pânico e governos a tomar decisões com base em má informação.

  2. Ou seja: As superficies inertes podem conter o Virus activo por tempos variáveis segundo a natureza das mesmas. Manipulamos uma das “coisas” mais sujas tanto no sentido literal como no sentido figurado com frequência, (O dinheiro). Se não é um veiculo de transmissão de virus e outros agentes indesejáveis, então não sei o que será . Vou deste passo perguntar a Mamon o que ele pensa desta afirmação proferida por a OMS !

  3. É o pânico e alarmismo geral, tudo por causa de um viruzinho de laboratório!…
    O ministro de saúde francês já tinha avisado há semanas, essa droga Ibuprofeno beneficiava os vírus!!..

  4. Então se o metal é veículo de transmissão onde o virus se aguenta mais tempo inerte, as moedas (dinheiro) não é??! Tudo muito estranho…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.