Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos.

Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital de São João, dois no Hospital Curry Cabral e um no Hospital Dona Estefânia. Todos os cidadãos são provenientes do norte de Itália — seis mulheres, seis homens e duas crianças.

Em Itália, foi confirmada a 12.ª vítima mortal esta quarta-feira. A pessoa era da região de Lombardia, a zona mais afetada pela epidemia, que tinha 69 anos e uma doença respiratória anterior. Há registo de pelo menos 374 pessoas infetadas no país.

No Irão, 22 pessoas morreram devido ao surto do coronavírus, registando ainda 141 pessoas infetadas com o Covid-19.

O novo vírus continua a alastrar-se a outros países. Foram confirmados, esta quarta-feira, primeiros casos de infeção na Dinamarca, Áustria, Croácia, Suíça, Grécia, Finlândia, Noruega, Roménia, Macedónia do Norte, Geórgia, Argélia e Paquistão.

Pela primeira vez, foram registados mais novos casos de infeção fora da China do que dentro do país, onde a doença teve origem. A informação foi avançada à comunicação social por Tedros Adhanom, diretor-geral da organização, e é resultado do abrandamento da propagação do Covid-19 na China e do aumento no número de casos em país como a Itália, Irão e Coreia do Sul. Apesar disso, a Organização Mundial de Saúde continua a recusar declarar o atual surto de coronavírus uma pandemia.

Até ao momento, o vírus provocou a morte de cerca de 2.700 pessoas, na sua maioria no território continental da China. Há mais de 80 mil casos de infeção em todo o mundo.

EUA detetam primeiro caso de contaminação local

Os Estados Unidos detetaram o primeiro caso de contaminação local pelo coronavírus Covid-19, com o número de infetados a aumentar para os 60.  O paciente em questão, que não viajou recentemente para o exterior nem esteve em contacto com um caso de coronavírus confirmado, vive no norte do estado da Califórnia.

Os funcionários do CDC começaram a rastrear os contactos mantidos pela pessoa afetada para descobrir como pode ter sido infetado e quem mais poderá ter sido exposto. Com a confirmação deste novo caso de coronavírus, o número total nos EUA aumentou para 60.

No mesmo dia, o Presidente norte-americano indicou o vice-Presidente, Mike Pence, para a coordenação da resposta à epidemia do novo coronavírus nos Estados Unidos, apesar de considerar que o risco para o país é “muito fraco”.

gageskidmore / Flickr

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence

O secretário da Saúde norte-americano, Alex Azar, preveniu que o risco de propagação do Covid-19 nos EUA podia “evoluir rapidamente”. “O grau de risco é suscetível de evoluir rapidamente e pode-se esperar ver mais casos nos EUA”, salientou.

China quer ter epidemia sob controlo no final de abril

A China espera ter o surto do cornavírus Covid-19 sob controlo no final de abril, disse esta quinta-feira o chefe da equipa de médicos especialistas da Comissão Nacional de Saúde da China, o pneumologista Zhong Nanshan.

A China está confiante de que vai controlar o surto, em termos gerais, até ao final de abril”, disse Zhong, numa conferência de imprensa, em Cantão, a capital da província de Guangdong. O médico garantiu que, “embora tenha havido um grande surto em Wuhan, a doença não se espalhou de forma maciça noutras cidades”.

O especialista em doenças respiratórias disse que o número de casos na China começou a diminuir após 15 de fevereiro “devido à forte intervenção do Estado” e aos “cancelamentos de viagens após as férias do Ano Novo Lunar”, entre 24 e 30 de janeiro, mas que foram prolongadas para evitar a propagação da doença.

Arábia Saudita suspende entrada de peregrinos

A Arábia Saudita suspendeu esta quinta-feira temporariamente a entrada de peregrinos que visitam a mesquita do profeta Maomé e os lugares sagrados do Islão em Meca e Medina, bem como turistas de países afetados pelo coronavírus Covid-19.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita publicou uma lista de medidas para “prevenir e eliminar” a expansão do novo coronavírus, que inclui a “suspensão temporária da entrada no reino para os propósitos da umra”, uma peregrinação a Meca que pode ser realizada a qualquer altura do ano.

O Ministério também informou que a entrada no reino com vistos de turista está impedida a pessoas de países afetados pelo novo coronavírus.

A suspensão foi anunciada quando faltam alguns meses para o hach, a grande peregrinação anual e um dos cinco pilares do Islão. Até o momento, a Arábia Saudita não registou casos de coronavírus, embora alguns dos seus cidadãos residentes noutros países tenham testado positivo desde o início do surto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …