O coronavírus pode ser a “doença X” temida pelos especialistas

Wu Hong / EPA

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se “rapidamente” no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da “doença X” temida por especialistas.

O alerta é de Marion Koopmans, professora de Ciências Virais e chefe de departamento na Universidade de Erasmus de Roterdão, nos Países Baixos, que é também consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Contido ou não, este surto está a tornar-se rapidamente no primeiro grande desafio de pandemia que se encaixa na categoria de ‘doença X’, elencada na lista de doenças prioritárias da OMS para as quais precisamos de nos preparar na nossa sociedade globalizada”, afirmou a especialista num artigo publicado na revista científica Cell.

Tal como explica o jornal britânico The Independent, “doença X” é uma atribuição destinada pela OMS para qualquer novo patogénico que possa a vir a causar doenças – e até, potencialmente, uma pandemia -, mas que ainda não é conhecido pelos cientistas.

Koopmans acusou ainda especialistas e autoridades de saúde pública de estarem a “desperdiçar tempo precioso” por não estarem devidamente preparados contra doenças que podem escalar para uma pandemia global.

Esta segunda-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que, para já, coronavírus não representa uma pandemia, mas que o mundo se deve preparar para esta eventualidade. O responsável considerou ainda “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse, em conferência de imprensa.

A organização mundial sublinhou também que a epidemia recuou na China, onde o novo coronavírus surgiu no final de dezembro e onde 77.000 pessoas foram infetadas desde então. O surto de Covid-19 já matou 2.705 pessoas e infetou mais de 80 mil, de acordo as autoridades de saúde de cerca de 30 países afetados.

Além de 2.665 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan. Em Portugal, já houve 14 casos suspeitos, que resultaram negativos após análises, estando um novo caso a ser avaliado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O Partido Comunista Chinês esconde que o número de infectados ascende a cerca de 52X o número divulgado. Pesquisem na internet e vão descobrir uma realidade chocante e deveras preocupante.

    Mas há por aqui quem ache que isto é apenas “histerismo alarmista”. Brevemente irá abrir a pestana para a dura realidade.

    A Europa já deveria ter encerrado as fronteiras todas!!! Incluíndo entre os estados membros.

    Este documentário mostra muito mais que as nossas TVs: https://youtu.be/ycrqXJYf1SU

  2. Vocês fiquem alerta como também avisei o mundo se poderem .
    Eu descobri que estados unidos . Brasil compraram os caixões da fema .
    Procurem a NET isto como outras coisas estou tentar descobrir . querem reduzir , o ser humano mais de metade em toda a parte do planeta .não a 3 guerra para já mas tudo isto do Coronaviris está no lugar da guerra

RESPONDER

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …