PS prepara-se para enfrentar presidenciais como enfrentou as últimas: sem candidato

Manuel De Almeida / Lusa

O próximo congresso do Partido Socialista acontece nos dias 30 e 31 de maio e os socialistas preparam-se para passar à margem das eleições presidenciais. Para já, tudo aponta para que o partido não tenha um candidato próprio.

O Diário de Notícias apurou, junto de fontes da direção do PS, que a moção de estratégia global que António Costa levará a votos no congresso não aborda o assunto presidenciais. O argumento será muito parecido com o de Rui Rio: não há candidatos presidenciais afirmados e, por isso, o partido nada tem a dizer, devendo as candidaturas emergir da sociedade civil e não dos partidos.

O líder do PS está inclinado para que não se fale no assunto no congresso em Portimão, o que deverá mesmo acontecer – a não ser que uma outra moção o imponha.

Certo é que todos os sinais apontam que Costa está a preparar-se para enfrentar as próximas presidenciais como enfrentou as últimas, isto é, sem que o PS tenha um candidato próprio e sem que apoie alguém.

Se Marcelo Rebelo de Sousa decidir recandidatar-se, parece certo que o PS vai optar por não ter um candidato oficial. Ainda assim, uma eventual candidatura da ex-eurodeputada Ana Gomes vai fazendo caminho próprio nas sondagens. Aliás, Francisco Assis, ex-líder parlamentar socialista, já a desafiou a avançar: “[Ana Gomes] pode realmente congregar várias esquerdas e não apenas o Partido Socialista.”

A antiga eurodeputada respondeu, colocando-se de fora da corrida: primeiro, porque “António Costa nunca permitiria” a sua candidatura apoiada pelo PS e, segundo, porque a necessidade do combate à corrupção não passa pelas presidenciais. Questionada pelo matutino, Ana Gomes não muda nem acrescenta uma vírgula ao que já declarou.

Já Marcelo Rebelo de Sousa mantém o tabu sobre a sua eventual recandidatura, tendo inclusivamente tornado público que tomará uma decisão o mais tarde possível.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. DEVERIA TER VERGONHA ESSE COSTA, PORQUE NÃO APOIA UM MILITANTE DO PS, Á ANA GOMES QUE É PS, MAS SABE QUE A ANA GOMES É SOCIALISTA, JÁ QUE COSTA É XUXUALISTA E VAI APOIAR, UM MILITANTE DO PSD E SABEM PORQUÊ?
    PORQUE COSTA ESTÁ SEGURO COM MARCELOS RIBEIRO DE SOUSA, É O SEU AMIGO DE CARNE E OSSO, ACEITA TUDO, MAS TUDO, QUE COSTA E A GERINGONSA APROVA.
    EU VOTO EM ANA GOMES É UMA VERDADEIRA SOCIALISTA ÁS PRESIDENCIAIS, NÃO VOTO QUEM ANDA SÓ AO ABRACINHOS E BEIJINHOS E AINDA TIRAR SELFES E ATE TELEFONA EM DIRECTO A APRESENTADORES ETC…
    COM OUTRO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA ONDE JÁ ESTARIA O COSTA E A SUA ASSEMBLEIA FAMILIAR E DE AMIGOS.

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …