PS prepara-se para enfrentar presidenciais como enfrentou as últimas: sem candidato

Manuel De Almeida / Lusa

O próximo congresso do Partido Socialista acontece nos dias 30 e 31 de maio e os socialistas preparam-se para passar à margem das eleições presidenciais. Para já, tudo aponta para que o partido não tenha um candidato próprio.

O Diário de Notícias apurou, junto de fontes da direção do PS, que a moção de estratégia global que António Costa levará a votos no congresso não aborda o assunto presidenciais. O argumento será muito parecido com o de Rui Rio: não há candidatos presidenciais afirmados e, por isso, o partido nada tem a dizer, devendo as candidaturas emergir da sociedade civil e não dos partidos.

O líder do PS está inclinado para que não se fale no assunto no congresso em Portimão, o que deverá mesmo acontecer – a não ser que uma outra moção o imponha.

Certo é que todos os sinais apontam que Costa está a preparar-se para enfrentar as próximas presidenciais como enfrentou as últimas, isto é, sem que o PS tenha um candidato próprio e sem que apoie alguém.

Se Marcelo Rebelo de Sousa decidir recandidatar-se, parece certo que o PS vai optar por não ter um candidato oficial. Ainda assim, uma eventual candidatura da ex-eurodeputada Ana Gomes vai fazendo caminho próprio nas sondagens. Aliás, Francisco Assis, ex-líder parlamentar socialista, já a desafiou a avançar: “[Ana Gomes] pode realmente congregar várias esquerdas e não apenas o Partido Socialista.”

A antiga eurodeputada respondeu, colocando-se de fora da corrida: primeiro, porque “António Costa nunca permitiria” a sua candidatura apoiada pelo PS e, segundo, porque a necessidade do combate à corrupção não passa pelas presidenciais. Questionada pelo matutino, Ana Gomes não muda nem acrescenta uma vírgula ao que já declarou.

Já Marcelo Rebelo de Sousa mantém o tabu sobre a sua eventual recandidatura, tendo inclusivamente tornado público que tomará uma decisão o mais tarde possível.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. DEVERIA TER VERGONHA ESSE COSTA, PORQUE NÃO APOIA UM MILITANTE DO PS, Á ANA GOMES QUE É PS, MAS SABE QUE A ANA GOMES É SOCIALISTA, JÁ QUE COSTA É XUXUALISTA E VAI APOIAR, UM MILITANTE DO PSD E SABEM PORQUÊ?
    PORQUE COSTA ESTÁ SEGURO COM MARCELOS RIBEIRO DE SOUSA, É O SEU AMIGO DE CARNE E OSSO, ACEITA TUDO, MAS TUDO, QUE COSTA E A GERINGONSA APROVA.
    EU VOTO EM ANA GOMES É UMA VERDADEIRA SOCIALISTA ÁS PRESIDENCIAIS, NÃO VOTO QUEM ANDA SÓ AO ABRACINHOS E BEIJINHOS E AINDA TIRAR SELFES E ATE TELEFONA EM DIRECTO A APRESENTADORES ETC…
    COM OUTRO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA ONDE JÁ ESTARIA O COSTA E A SUA ASSEMBLEIA FAMILIAR E DE AMIGOS.

RESPONDER

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …