Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno Santos e a líder parlamentar Ana Catarina Mendes. 

Duas fontes revelaram ao semanário Expresso que António Costa, secretário-geral do Partido Socialista, falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes, após o programa “Circulatura do Quadrado”, de forma a evitar uma escalada de tensão entre ambos, especialmente no congresso agendado para dias 10 e 11 de julho.

O objetivo do socialista é manter o PS e os seus sucessores com baixa tensão até que se retire, ainda que não haja calendário para o início da era pós-Costa.

Da ala mais à esquerda, fala-se no nome de Pedro Nuno Santos para substituir o dirigente. Já da ala mais moderada, há nomes em cima da mesa que, no entanto, não causam onda: Fernando Medina, Ana Catarina Mendes, Mariana Vieira da Silva ou até Francisco Assis.

Apesar das diferenças que separam os potenciais candidatos, não tinha havido disputas em público até a líder parlamentar do PS ter decidido quebrar a regra no programa “Circulatura do Quadrado”.

Ana Catarina Mendes considerou que a reação de Pedro Nuno Santos a uma crítica do CEO da Ryanair tinha sido “truculenta”, pedindo-lhe mais “recato, sensatez e bom senso”. O ministro respondeu apenas que era “incapaz de criticar em público um camarada”.

Ao semanário, vários dirigentes socialistas consideraram que a atitude da socialista fragilizou o Governo. “Quem tem falsas partidas acaba desclassificado”, disse um dirigente de topo, que contou que a relação entre Ana Catarina e Costa já conheceu melhores dias.

O tiro que a líder parlamentar do PS quis dar no ministro acabou por fazer ricochete. A sua atitude foi criticada, tanto em público como em privado, tendo Ascenso Simões, deputado do PS, enviado um e-mail a todos os deputados socialistas com uma reação dura, dizendo que se estava a “deslaçar o grupo parlamentar e a criar guerras desnecessárias”.

António Costa quer manter o partido o mais unido possível, mas a agitação começa a dar sinais no seio do PS.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …