Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno Santos e a líder parlamentar Ana Catarina Mendes. 

Duas fontes revelaram ao semanário Expresso que António Costa, secretário-geral do Partido Socialista, falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes, após o programa “Circulatura do Quadrado”, de forma a evitar uma escalada de tensão entre ambos, especialmente no congresso agendado para dias 10 e 11 de julho.

O objetivo do socialista é manter o PS e os seus sucessores com baixa tensão até que se retire, ainda que não haja calendário para o início da era pós-Costa.

Da ala mais à esquerda, fala-se no nome de Pedro Nuno Santos para substituir o dirigente. Já da ala mais moderada, há nomes em cima da mesa que, no entanto, não causam onda: Fernando Medina, Ana Catarina Mendes, Mariana Vieira da Silva ou até Francisco Assis.

Apesar das diferenças que separam os potenciais candidatos, não tinha havido disputas em público até a líder parlamentar do PS ter decidido quebrar a regra no programa “Circulatura do Quadrado”.

Ana Catarina Mendes considerou que a reação de Pedro Nuno Santos a uma crítica do CEO da Ryanair tinha sido “truculenta”, pedindo-lhe mais “recato, sensatez e bom senso”. O ministro respondeu apenas que era “incapaz de criticar em público um camarada”.

Ao semanário, vários dirigentes socialistas consideraram que a atitude da socialista fragilizou o Governo. “Quem tem falsas partidas acaba desclassificado”, disse um dirigente de topo, que contou que a relação entre Ana Catarina e Costa já conheceu melhores dias.

O tiro que a líder parlamentar do PS quis dar no ministro acabou por fazer ricochete. A sua atitude foi criticada, tanto em público como em privado, tendo Ascenso Simões, deputado do PS, enviado um e-mail a todos os deputados socialistas com uma reação dura, dizendo que se estava a “deslaçar o grupo parlamentar e a criar guerras desnecessárias”.

António Costa quer manter o partido o mais unido possível, mas a agitação começa a dar sinais no seio do PS.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …