Costa está “nervoso” com caso Sócrates

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa e José Sócrates

Marques Mendes, antigo líder do PSD, considera que houve “crispação” entre o primeiro-ministro e o Presidente da República por António Costa estar “nervoso” com os mais recentes desenvolvimentos do caso Sócrates.

No seu espaço de comentário habitual na SIC ao domingo à noite, o antigo líder do PSD, Marques Mendes, disse que as entrevistas que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa concederam na semana passada – o primeiro ao Público e o segundo ao Diário de Notícias – passam uma imagem de competição entre os dois.

De acordo com Marques Mendes, a “crispação” que se sente entre Belém e São Bento deve-se ao “nervosismo” de Costa com o caso Sócrates.

Marques Mendes afirma que “esta é a segunda vez, no espaço de 15 dias, que o primeiro-ministro se mostra incomodado com uma intervenção do Presidente”, referindo-se, em primeiro lugar, ao discurso de Marcelo no 25 de abril e à reação de Costa, e, em segundo lugar, à grande entrevista que o Presidente concedeu ao Público.

Mas, Luís Marques Mendes questiona “porque andará o primeiro-ministro crispado, incomodado, nervoso?”. Para o antigo líder do PSD essa crispação tem “duas razões: um incómodo com o caso Sócrates e as sondagens, com o PS em queda, ainda que ligeira, há três meses consecutivos”.

O comentador criticou, no entanto, os socialistas que surgem agora a demarcar-se de Sócrates na altura em que “um cidadão cai em desgraça”. O antigo líder do PSD defende que José Sócrates “merece isso”, mas destaca que a maioria das pessoas que se está a demarcar do antigo primeiro-ministro “não o faz por convicção, mas por oportunismo”. “Sócrates tornou-se um agente tóxico”.

Outro dos temas abordados por Luís Marques Mendes no seu espaço de comentário foram os incêndios. Ao contrário de Marcelo, que disse que não se recandidataria caso a tragédia dos incêndios voltasse a acontecer, António Costa, defende o antigo líder do PSD, não precisou de o fazer porque “o povo demiti-lo-ia na hora”, caso a tragédia se repetisse.

No entender de Marques Mendes, a afirmação do Presidente da República foi uma forma de “fazer pressão junto do Governo”.

Por outro lado, o antigo líder do PSD olha para as declarações do Presidente de uma outra perspetiva: Marcelo “já decidiu recandidatar-se”. E como já “percebeu que o povo não perdoa”, já antecipou qual seria a sua consequência.

A repetição de uma tragédia como as de 2017 significaria que “o Presidente ficava chamuscado, mas o primeiro ministro ficava trocidado, incinerado e, por isso, António Costa quando diz aquela coisa: ‘Não me demito’. Pois não. O povo demitia-o na hora. Porque se houvesse três tragédias, o Governo seria o grande responsável”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Este marques mendes é uma comédia pegada! Nem para comentador serve!
    Só diz baboseiras… deve ser da idade já avançada, deverá estar a ficar senil…
    enfim…

    • Será mesmo? Porque a análise não deixa de ter sentido. Só não tem para quem seja fã do Costa e ainda acredite em milagres.

      • Segundo a raciocínio do Cardoso, a análise de um gajo do PSD só não tem sentido, para gajos do PS. Mas não será verdade que também só tem sentido para gajos do PSD?

        É que a falar assim nunca se chega a lado nenhum, e como em Portugal se fala de política como de futebol, numa lógica cuja profundidade não vai além do “sporting vs benfica”, é natural que tudo se resuma a “os meus são sempre bons e os teus são sempre maus”.

        De facto, a raciocinar com esta superficialidade, nunca se chega a conclusão nenhuma de jeito.

    • Comédia são os seus comentários. E até lhe digo mais, em junho do ano passado a ministra da administração interna devia ter-se demitido, como de resto o pretendeu fazer mas o artista não a deixou. Em outubro deveria ter caído o governo e não apenas a ministra.
      A senhora deve conviver bem com mais de 100 mortos em consequência dos incêndios, só assim se entende o seu comentário. Eu não convivo e estou certo que grande parte dos portugueses também não.

    • Por isso é que ele (Sr. Dr. Marques Mendes) é requisitado pelas televisoes, e você e eu e nós aqui, aqui estamos a dizer meia dúzia de coisas…
      Cada um vale o que vale!!!

    • Ó Isabel Marques senil deve estar a madame, os casos do Costa, já antigos, referentes ao seu outrora amigo Socrates são de grande análise e percebe-se finalmente que quer sacudir (todas) a água do capote. Esta gente perante o óbvio andou anos a defender posturas.

  2. Eu suspeito que o Presidente sabe de algo que compromete o governo do António Costa. Ou tem a ver com aquelas coisas que os partidos fazem para financiar as eleições (e que não deviam) ou tem a ver com movimentos para parar o caso Sócrates. Em qualquer dos casos mais tarde ou mais cedo iremos ficar a saber.

    • Bom palpite!
      Não será por acaso que os sócios do 44 ficaram, de um momento para o outro, tão aflitos…
      Parece que tem razão para ficar nervoso o acabado Costa. Em breve, será como o Homem da foice: foi-se a maioria absoluta, foi-se o governo, foi-se o tacho do poder…

        • Espera sentado, Malmequer!
          E aconselho-te uma cadeira almofadada, porque se for por mim, simpatizante socialista por convicção, não chegam lá. E para isso, espero que muitos mais socialistas tenham aberto a pestana, porque ainda vão a tempo…

  3. o mal é quando tudo vai bem para o povinho todos estão contra os adversarios do governo, mas quando algo correr mal para o lado do povinho quando acabar o mundo de as maravilhas, veremos se o povinho está tanto ao lado do costinha e os anões dele, povo tem memoria curta..

    • Espera… Agora essa eu não percebi mesmo. Se um Governo faz com que tudo esteja bem para o povo, o povo não devia estar contente com isso?

      Você nem lê a forma doentia como denuncia a sua obsessão clubístico-partidária? Quer dizer, se você gosta de um partido, mas há outro partido que faz melhor pelos cidadãos, você continua chateado porque não é o seu partidozinho que está no poder? Mas isso tem algum nexo? Você não está bom da cabeça…

      Com as pessoas a entenderem política pela óptica do futebol, não admira que este país esteja como está. Política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos relativos à organização, direcção e administração de estados ou nações. Nós até podemos entender ideológicamente que certas políticas são mais eficazes, mais humanas ou mais justas do que outras e por isso, termos as nossas preferências partidárias… Mas eu constato que maioria das pessoas não compreendendo sequer o que é política, acaba por ter preferências partidárias, por motivos muito mais emocionais e muito mais próximos dos amores clubísticos desportivos (que nada tem de semelhante com o conceito de política).
      Deste modo, para estas pessoas é muito mais importante que os do seu clube ganhem, do que as consequências disso para a vida dos cidadãos.

  4. Só PS tem corruptos Sr Marques Mendes?…
    Porque será quando se aproxima as eleiçoes?…
    Será que Socrátes vai chegar a geração dos meus netos ?…
    Que é feito do Sr Dias Loureiro?…lembra-se do que ele fez?…
    Sr Duarte Lima?…tabem deve-se lembrar…
    Sr Paulo PortAraas?…não se lembra?…
    Sr Arlindo?…mts mais que podia aqui mencionar…
    Coincidencia nenhum deles é do PS..

  5. Por isso é que ele (Sr. Dr. Marques Mendes) é requisitado pelas televisoes, e você e eu e nós aqui, aqui estamos a dizer meia dúzia de coisas…
    Cada um vale o que vale!!!

    • Sim, e já todos percebemos o que a Maria vale!…
      Em relação ao rato de esgoto mafioso e traidor (M Mendes), deveria saber que ele é convidado porque é concelheiro de Estado e tem acesso a informação preveligiada e, como não tem o minimo respeito pelo cargo, usa alguma desa informação para “fazer” noticias e ganhar mais uns trocos (como se a sua subvenção vitalícia e as PPP em que está a “mamar” não fossem suficientes)…

  6. O Dias Loureiro não foi eleito como empresário do ano por um político da nossa praça? Ou isso nunca aconteceu?
    A minha memória estará a atraiçoar-me?

  7. É “compreensível” que António Costa se mostre “nervoso”, mas não por isso (Sócrates), porque ele (Costa) já provou ser insensível a “coisas” humanas e até se distanciou.
    O que deve é estar a dormir pouco, a preparar mais um truque para dar a volta aos indicadores recentes sobre “popularidade” e “intenções de voto”.
    Também – ou sobretudo – porque enquanto ele continua a descer nos índices de apreço dos Portugueses, Marcelo R.S. está firme na apreciação positiva, o que deve ser “preocupante”.
    Felizmente -para A. Costa e para o PS – NÃO está à vista uma alternativa para GOVERNAR o País, primeiro porque de facto “ninguém” quer, depois – ou antes . porque nos vão deitando “poeira para os olhos”, tentado convencer-nos de que vivemos num “mar de rosa” e com o “jardim”a crescer e florescer, só seria preciso – para alguns – mudar o dono da “quinta”.
    Na sequência disso, a intenção – expressa por António Costa – de “contratar mais funcionários públicos” é uma “tirada” MÁXIMA, talvez- muito provavelmente – parte do TRUQUE.
    “Entre mortos e feridos” ( os do costume …) que “Deus nos ajude ! ..
    EU QUERO que este governo cumpra a legislatura e até gostaria – ATÉ ONTEM – que continuasse depois dela.
    HOJE fiquei a saber que em Portugal a gasolina e o gasóleo custam quase o dobro dos preços praticado em Espanha, e que – por causa disso – se verificam grandes distorções económicas às quais “ninguém” liga, tais como:
    1 . Nas regiões fronteiriças, os Portugueses vão “encher o depósito” na vizinha Espanha, poupam muitos Euros nessa operação, aproveitam para fazer e – em alguns casos – para uma estadia de lazer.
    2 -O mesmo – ou idêntico – deve estar a acontecer com veículos de Empresas de Transporte de Mercadorias e – nesse caso – “das duas uma”; Ou há por aí uma grande falcatrua com conivências; ou os Portuqueses ( Produtores, Exportadoress, Transportadores) estão a ser fortemente PREJUDICADOS na sua competitividade

    Parece mal, talvez ILEGAL !

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …