Costa está “nervoso” com caso Sócrates

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa e José Sócrates

Marques Mendes, antigo líder do PSD, considera que houve “crispação” entre o primeiro-ministro e o Presidente da República por António Costa estar “nervoso” com os mais recentes desenvolvimentos do caso Sócrates.

No seu espaço de comentário habitual na SIC ao domingo à noite, o antigo líder do PSD, Marques Mendes, disse que as entrevistas que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa concederam na semana passada – o primeiro ao Público e o segundo ao Diário de Notícias – passam uma imagem de competição entre os dois.

De acordo com Marques Mendes, a “crispação” que se sente entre Belém e São Bento deve-se ao “nervosismo” de Costa com o caso Sócrates.

Marques Mendes afirma que “esta é a segunda vez, no espaço de 15 dias, que o primeiro-ministro se mostra incomodado com uma intervenção do Presidente”, referindo-se, em primeiro lugar, ao discurso de Marcelo no 25 de abril e à reação de Costa, e, em segundo lugar, à grande entrevista que o Presidente concedeu ao Público.

Mas, Luís Marques Mendes questiona “porque andará o primeiro-ministro crispado, incomodado, nervoso?”. Para o antigo líder do PSD essa crispação tem “duas razões: um incómodo com o caso Sócrates e as sondagens, com o PS em queda, ainda que ligeira, há três meses consecutivos”.

O comentador criticou, no entanto, os socialistas que surgem agora a demarcar-se de Sócrates na altura em que “um cidadão cai em desgraça”. O antigo líder do PSD defende que José Sócrates “merece isso”, mas destaca que a maioria das pessoas que se está a demarcar do antigo primeiro-ministro “não o faz por convicção, mas por oportunismo”. “Sócrates tornou-se um agente tóxico”.

Outro dos temas abordados por Luís Marques Mendes no seu espaço de comentário foram os incêndios. Ao contrário de Marcelo, que disse que não se recandidataria caso a tragédia dos incêndios voltasse a acontecer, António Costa, defende o antigo líder do PSD, não precisou de o fazer porque “o povo demiti-lo-ia na hora”, caso a tragédia se repetisse.

No entender de Marques Mendes, a afirmação do Presidente da República foi uma forma de “fazer pressão junto do Governo”.

Por outro lado, o antigo líder do PSD olha para as declarações do Presidente de uma outra perspetiva: Marcelo “já decidiu recandidatar-se”. E como já “percebeu que o povo não perdoa”, já antecipou qual seria a sua consequência.

A repetição de uma tragédia como as de 2017 significaria que “o Presidente ficava chamuscado, mas o primeiro ministro ficava trocidado, incinerado e, por isso, António Costa quando diz aquela coisa: ‘Não me demito’. Pois não. O povo demitia-o na hora. Porque se houvesse três tragédias, o Governo seria o grande responsável”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Este marques mendes é uma comédia pegada! Nem para comentador serve!
    Só diz baboseiras… deve ser da idade já avançada, deverá estar a ficar senil…
    enfim…

    • Será mesmo? Porque a análise não deixa de ter sentido. Só não tem para quem seja fã do Costa e ainda acredite em milagres.

      • Segundo a raciocínio do Cardoso, a análise de um gajo do PSD só não tem sentido, para gajos do PS. Mas não será verdade que também só tem sentido para gajos do PSD?

        É que a falar assim nunca se chega a lado nenhum, e como em Portugal se fala de política como de futebol, numa lógica cuja profundidade não vai além do “sporting vs benfica”, é natural que tudo se resuma a “os meus são sempre bons e os teus são sempre maus”.

        De facto, a raciocinar com esta superficialidade, nunca se chega a conclusão nenhuma de jeito.

    • Comédia são os seus comentários. E até lhe digo mais, em junho do ano passado a ministra da administração interna devia ter-se demitido, como de resto o pretendeu fazer mas o artista não a deixou. Em outubro deveria ter caído o governo e não apenas a ministra.
      A senhora deve conviver bem com mais de 100 mortos em consequência dos incêndios, só assim se entende o seu comentário. Eu não convivo e estou certo que grande parte dos portugueses também não.

    • Por isso é que ele (Sr. Dr. Marques Mendes) é requisitado pelas televisoes, e você e eu e nós aqui, aqui estamos a dizer meia dúzia de coisas…
      Cada um vale o que vale!!!

    • Ó Isabel Marques senil deve estar a madame, os casos do Costa, já antigos, referentes ao seu outrora amigo Socrates são de grande análise e percebe-se finalmente que quer sacudir (todas) a água do capote. Esta gente perante o óbvio andou anos a defender posturas.

  2. Eu suspeito que o Presidente sabe de algo que compromete o governo do António Costa. Ou tem a ver com aquelas coisas que os partidos fazem para financiar as eleições (e que não deviam) ou tem a ver com movimentos para parar o caso Sócrates. Em qualquer dos casos mais tarde ou mais cedo iremos ficar a saber.

    • Bom palpite!
      Não será por acaso que os sócios do 44 ficaram, de um momento para o outro, tão aflitos…
      Parece que tem razão para ficar nervoso o acabado Costa. Em breve, será como o Homem da foice: foi-se a maioria absoluta, foi-se o governo, foi-se o tacho do poder…

        • Espera sentado, Malmequer!
          E aconselho-te uma cadeira almofadada, porque se for por mim, simpatizante socialista por convicção, não chegam lá. E para isso, espero que muitos mais socialistas tenham aberto a pestana, porque ainda vão a tempo…

  3. o mal é quando tudo vai bem para o povinho todos estão contra os adversarios do governo, mas quando algo correr mal para o lado do povinho quando acabar o mundo de as maravilhas, veremos se o povinho está tanto ao lado do costinha e os anões dele, povo tem memoria curta..

    • Espera… Agora essa eu não percebi mesmo. Se um Governo faz com que tudo esteja bem para o povo, o povo não devia estar contente com isso?

      Você nem lê a forma doentia como denuncia a sua obsessão clubístico-partidária? Quer dizer, se você gosta de um partido, mas há outro partido que faz melhor pelos cidadãos, você continua chateado porque não é o seu partidozinho que está no poder? Mas isso tem algum nexo? Você não está bom da cabeça…

      Com as pessoas a entenderem política pela óptica do futebol, não admira que este país esteja como está. Política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos relativos à organização, direcção e administração de estados ou nações. Nós até podemos entender ideológicamente que certas políticas são mais eficazes, mais humanas ou mais justas do que outras e por isso, termos as nossas preferências partidárias… Mas eu constato que maioria das pessoas não compreendendo sequer o que é política, acaba por ter preferências partidárias, por motivos muito mais emocionais e muito mais próximos dos amores clubísticos desportivos (que nada tem de semelhante com o conceito de política).
      Deste modo, para estas pessoas é muito mais importante que os do seu clube ganhem, do que as consequências disso para a vida dos cidadãos.

  4. Só PS tem corruptos Sr Marques Mendes?…
    Porque será quando se aproxima as eleiçoes?…
    Será que Socrátes vai chegar a geração dos meus netos ?…
    Que é feito do Sr Dias Loureiro?…lembra-se do que ele fez?…
    Sr Duarte Lima?…tabem deve-se lembrar…
    Sr Paulo PortAraas?…não se lembra?…
    Sr Arlindo?…mts mais que podia aqui mencionar…
    Coincidencia nenhum deles é do PS..

  5. Por isso é que ele (Sr. Dr. Marques Mendes) é requisitado pelas televisoes, e você e eu e nós aqui, aqui estamos a dizer meia dúzia de coisas…
    Cada um vale o que vale!!!

    • Sim, e já todos percebemos o que a Maria vale!…
      Em relação ao rato de esgoto mafioso e traidor (M Mendes), deveria saber que ele é convidado porque é concelheiro de Estado e tem acesso a informação preveligiada e, como não tem o minimo respeito pelo cargo, usa alguma desa informação para “fazer” noticias e ganhar mais uns trocos (como se a sua subvenção vitalícia e as PPP em que está a “mamar” não fossem suficientes)…

  6. O Dias Loureiro não foi eleito como empresário do ano por um político da nossa praça? Ou isso nunca aconteceu?
    A minha memória estará a atraiçoar-me?

  7. É “compreensível” que António Costa se mostre “nervoso”, mas não por isso (Sócrates), porque ele (Costa) já provou ser insensível a “coisas” humanas e até se distanciou.
    O que deve é estar a dormir pouco, a preparar mais um truque para dar a volta aos indicadores recentes sobre “popularidade” e “intenções de voto”.
    Também – ou sobretudo – porque enquanto ele continua a descer nos índices de apreço dos Portugueses, Marcelo R.S. está firme na apreciação positiva, o que deve ser “preocupante”.
    Felizmente -para A. Costa e para o PS – NÃO está à vista uma alternativa para GOVERNAR o País, primeiro porque de facto “ninguém” quer, depois – ou antes . porque nos vão deitando “poeira para os olhos”, tentado convencer-nos de que vivemos num “mar de rosa” e com o “jardim”a crescer e florescer, só seria preciso – para alguns – mudar o dono da “quinta”.
    Na sequência disso, a intenção – expressa por António Costa – de “contratar mais funcionários públicos” é uma “tirada” MÁXIMA, talvez- muito provavelmente – parte do TRUQUE.
    “Entre mortos e feridos” ( os do costume …) que “Deus nos ajude ! ..
    EU QUERO que este governo cumpra a legislatura e até gostaria – ATÉ ONTEM – que continuasse depois dela.
    HOJE fiquei a saber que em Portugal a gasolina e o gasóleo custam quase o dobro dos preços praticado em Espanha, e que – por causa disso – se verificam grandes distorções económicas às quais “ninguém” liga, tais como:
    1 . Nas regiões fronteiriças, os Portugueses vão “encher o depósito” na vizinha Espanha, poupam muitos Euros nessa operação, aproveitam para fazer e – em alguns casos – para uma estadia de lazer.
    2 -O mesmo – ou idêntico – deve estar a acontecer com veículos de Empresas de Transporte de Mercadorias e – nesse caso – “das duas uma”; Ou há por aí uma grande falcatrua com conivências; ou os Portuqueses ( Produtores, Exportadoress, Transportadores) estão a ser fortemente PREJUDICADOS na sua competitividade

    Parece mal, talvez ILEGAL !

RESPONDER

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …

Governo está a preparar descida dos impostos e aumento das pensões

São cinco as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado, segundo revela Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, nomeando o aumento das pensões, o alívio no IRS, a descida …

Bomba que matou 40 crianças no Iémen foi vendida pelos EUA em 2015

A bomba que matou de 40 crianças num autocarro escolar no Iémen, a 9 de agosto, foi fabricada pelos Estados Unidos e vendida à Arábia Saudita em 2015. De acordo com a CNN, que avança …

GNR "desfalcada" devido à transferência de mil militares para os incêndios

Nos últimos meses, mais de mil militares da GNR foram "reconvertidos" em bombeiros especialistas, membros do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que atuam no combate a incêndios. Com esta alocação, a situação …

Em 17 anos, o número de inspetores na educação caiu 41%

Entre 2001 e 2017, o número de inspetores a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) passou de 304 funcionários a exercer essas funções para 179, registando assim uma queda de 41%. O Sindicato dos Inspetores da …

Mais de 400 mortos nas inundações em Kerala, no sul da Índia

Mais de 400 pessoas morreram na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país, de acordo com um balanço feito nesta segunda-feira pelas …