Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

Mário Cruz / Lusa

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados.

Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões de euros de uma bazuca de Bruxelas, há uma pressão do partido para distribuir fundos de maneira favorável a todos os objetivos. Numa tentativa de tentar controlar os ânimos, António Costa promoveu uma reunião fechada com os deputados socialistas, onde deu um guião sobre a bazuca e tentou travar tentações eleitorais, avança o Observador.

O primeiro-ministro lembrou que a bazuca, por imposição de Bruxelas, não serve para tudo, tendo como principal propósito resolver problemas. Perante as críticas de falta de respostas aos setores da restauração, cultura e turismo, três dos mais afetados durante a pandemia, Costa adiantou que vai haver um plano nacional.

Além do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), há ainda o REACT — o apoio adicional à política de coesão, que vigora até 2022 — e o quadro financeiro plurianual, que vai até 2027.

Nesta reunião, António Costa foi criticado por ter feito vídeos sobre o PRR, mas que foi o único a dar explicações e que já deviam ter sido dadas há mais tempo. “A comunicação foi deficiente por falta de explicação do Governo”, aponta um socialista. “Não se explicou bem”, atira outro dos deputados.

Costa realçou ainda que este “não é mais um pacote financeiro, mas um plano em que não dá para brincar porque tem regras muito restritas”. Medidas para estimular a economia, a transição climática e a transição digital são prioritárias, de acordo com indicações da União Europeia.

O chefe de Governo lembrou a carta aberta do setor da cultura, onde foi acusado de mandar o setor “comer transição digital”, explicando que a aposta na transição digital não invalida os apoios à Cultura e a outros setores afetados severamente pela pandemia de covid-19.

Em declarações ao Observador, o deputado Luís Testa explicou que “o PRR não financia despesa corrente, mas de capital. Na cultura, por exemplo, não é possível usar este plano para financiar programação artística”.

Por sua vez, a líder parlamentar Ana Catarina Mendes, salientou que o PRR “não pode ser visto como um instrumento isolado, mas na conjugação com todos os instrumentos seja o PT2030, sejam todos os apoios dados ao longo do ano”.

É com base no dinheiro que sobre do PT2020 e do novo quadro financeiro plurianual que o Governo vai conseguir financiamento para o plano nacional para os setores mais afetados, prometido por Costa nesta reunião.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …