Costa garante que a vida vai melhorar para os portugueses em 2016

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

A vida vai ser melhor para as famílias portuguesas em 2016. A garantia é de António Costa que diz que o Orçamento do Estado para este novo ano vai mostrar que é possível equilibrar as contas públicas com menos austeridade.

Ideias expressas pelo primeiro-ministro num artigo de opinião intitulado “Ano novo, tempo novo“, que é publicado no site do Diário de Notícias.

António Costa apresenta como lemas principais para este 2016 que está a arrancar “mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

O primeiro-ministro, que fala numa “primeira prestação de contas da governação”, após apenas um mês de Executivo socialista, destaca que “as famílias portuguesas verão a sua vida melhorar, quebrando-se o ciclo de empobrecimento dos últimos anos“.

O governante faz referência ao “alívio fiscal”, resultante da “supressão” ou da “redução da sobretaxa de IRS já em Janeiro, para os quatro primeiros escalões”, e menciona a reversão dos cortes nos salários da Função Pública, o aumento do salário mínimo nacional para os 530 euros, a reposição do valor do complemento solidário para idosos e do valor de referência do rendimento social de inserção e o aumento dos três primeiros escalões do abono de família.

E com a aprovação destas medidas destaca que o objectivo do seu governo de “interromper o caminho de empobrecimento e retrocesso social que as políticas de austeridade impuseram aos portugueses” e de “afirmar uma nova visão para o país assente numa economia mais forte e sustentável”.

António Costa começa por destacar no seu artigo que quis “marcar a mudança de rumo, concretizando o compromisso eleitoral da viragem da página da austeridade”.

E as primeiras medidas adoptadas “vêm inaugurar um tempo novo para Portugal, alicerçado em mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade”, garante o primeiro-ministro destacando a “aprovação de um conjunto de medidas que devolvem rendimentos às famílias e melhoram as condições de investimento nas empresas”.

Sem nunca mencionar o caso do Banif, onde o governo foi obrigado a assumir um elevado custo para os contribuintes,  António Costa refere também “a importância da estabilização do sistema financeiro, que com evitável dramatismo foi necessário enfrentar e que importa consolidar”.

Quanto ao Orçamento do Estado para 2016, o primeiro-ministro promete que vai mostrar “que é possível reverter o empobrecimento, cumprir a Constituição e garantir finanças públicas equilibradas”.

Salientando que o seu governo “e a nova maioria parlamentar provaram que é possível governar de forma diferente”, António Costa apresenta ainda um “compromisso” essencial para 2016.

“Governar melhor, reforçando a transparência e valorizando o diálogo social e descentralizador, tendo em vista um país mais desenvolvido, uma economia mais justa e uma sociedade mais igual“, escreve.

O governante também aproveita para deixar um recado sobre a necessidade de “concretizar ao nível da concertação social um acordo de concertação estratégica, de par com o desbloqueamento da contratação colectiva”.

António Costa termina notando que, após os anos de tumulto da crise, é preciso “gerir com inteligência a torrente, transformando a sua força em energia e progressivamente ir alargando as margens, aplacando a velocidade a que corre o caudal, permitindo navegação tranquila e com rumo certo”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Cá ficamos a aguardar todos para ver esse milagre de mais de tudo com menos receita, e nada de truques com aumento de impostos porque aí a magia perderá efeito!

  2. Melhorias a partir de 2016? Onde? É c/ trocos que achas q há melhorias? Quem vai continuar a pagar será sempre a pobre da classe media que melhorias não as vê praticamente nenhumas. Como habitualmente estes PS é tudo fogo de vista, palavras, NADA mais. TRETAS!…

  3. Se o costa o diz é porque está certo. O que ele não disse é que a vida vai melhorar para politicos e ex-politicos. Com reformas vitalícias. Para todos os outros vai piorar. Mas que corja de FDP tomou conta deste país depois da abrilada de 74!!!

  4. O que melhorar em 2016 só se deverá ao governo patriotico de 2011-2015! O que irá piorar de 2017 em diante, só o deveremos ao monhé-sem-costas ou sem principios (pq ate apunhala e assassina pelas costas o AJS, e afinal ainda vale menos ou bastante poucochinho menos que AOS) que conjuntamente com os russofilos e os bebes da esquerdalhada serão os estroinas que nos levarao à 4ª bancarrota da esquerdalhada.

RESPONDER

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …

Desportivismo? O skate voltou a mostrar como se faz

Final da competição de parque teve mais um momento que justifica entrar nos melhores destes Jogos Olímpicos. A grande maioria dos seguidores dos Jogos Olímpicos pode estar a ver skate pela primeira vez. Nos Jogos Olímpicos …

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por task force para vacinação

Os adolescentes saudáveis com idades entre os 12 e os 15 anos têm de esperar pela calendarização da task force para serem vacinados contra a covid-19, não se podendo vacinar nesta fase, segundo a Direção-Geral …

"Absolutamente incompreensível". Tribunal decretou insolvência da Groundforce

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decretou esta quarta-feira a insolvência da SPdH (Groundforce), anunciou a TAP, que tinha feito um requerimento nesse sentido, no dia 10 de maio, de acordo com um comunicado. O …

"É uma questão pontual". Urgência de obstetrícia do Hospital de Setúbal encerrada por falta de médicos

A urgência de obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está encerrada desde as 09h00 desta quarta-feira, situação que se irá prolongar por 24 horas, devido à falta de médicos desta especialidade, informou à …

Mulheres checas esterilizadas ilegalmente serão indemnizadas pelo Governo

Mulheres esterilizadas sem o seu consentimento receberão uma compensação por parte do governo da República Checa, medida que deverá ser aplicada após o Presidente Milos Zeman aprovar esta semana um projeto de lei. Segundo avançou esta …