Costa garante que a vida vai melhorar para os portugueses em 2016

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

A vida vai ser melhor para as famílias portuguesas em 2016. A garantia é de António Costa que diz que o Orçamento do Estado para este novo ano vai mostrar que é possível equilibrar as contas públicas com menos austeridade.

Ideias expressas pelo primeiro-ministro num artigo de opinião intitulado “Ano novo, tempo novo“, que é publicado no site do Diário de Notícias.

António Costa apresenta como lemas principais para este 2016 que está a arrancar “mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

O primeiro-ministro, que fala numa “primeira prestação de contas da governação”, após apenas um mês de Executivo socialista, destaca que “as famílias portuguesas verão a sua vida melhorar, quebrando-se o ciclo de empobrecimento dos últimos anos“.

O governante faz referência ao “alívio fiscal”, resultante da “supressão” ou da “redução da sobretaxa de IRS já em Janeiro, para os quatro primeiros escalões”, e menciona a reversão dos cortes nos salários da Função Pública, o aumento do salário mínimo nacional para os 530 euros, a reposição do valor do complemento solidário para idosos e do valor de referência do rendimento social de inserção e o aumento dos três primeiros escalões do abono de família.

E com a aprovação destas medidas destaca que o objectivo do seu governo de “interromper o caminho de empobrecimento e retrocesso social que as políticas de austeridade impuseram aos portugueses” e de “afirmar uma nova visão para o país assente numa economia mais forte e sustentável”.

António Costa começa por destacar no seu artigo que quis “marcar a mudança de rumo, concretizando o compromisso eleitoral da viragem da página da austeridade”.

E as primeiras medidas adoptadas “vêm inaugurar um tempo novo para Portugal, alicerçado em mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade”, garante o primeiro-ministro destacando a “aprovação de um conjunto de medidas que devolvem rendimentos às famílias e melhoram as condições de investimento nas empresas”.

Sem nunca mencionar o caso do Banif, onde o governo foi obrigado a assumir um elevado custo para os contribuintes,  António Costa refere também “a importância da estabilização do sistema financeiro, que com evitável dramatismo foi necessário enfrentar e que importa consolidar”.

Quanto ao Orçamento do Estado para 2016, o primeiro-ministro promete que vai mostrar “que é possível reverter o empobrecimento, cumprir a Constituição e garantir finanças públicas equilibradas”.

Salientando que o seu governo “e a nova maioria parlamentar provaram que é possível governar de forma diferente”, António Costa apresenta ainda um “compromisso” essencial para 2016.

“Governar melhor, reforçando a transparência e valorizando o diálogo social e descentralizador, tendo em vista um país mais desenvolvido, uma economia mais justa e uma sociedade mais igual“, escreve.

O governante também aproveita para deixar um recado sobre a necessidade de “concretizar ao nível da concertação social um acordo de concertação estratégica, de par com o desbloqueamento da contratação colectiva”.

António Costa termina notando que, após os anos de tumulto da crise, é preciso “gerir com inteligência a torrente, transformando a sua força em energia e progressivamente ir alargando as margens, aplacando a velocidade a que corre o caudal, permitindo navegação tranquila e com rumo certo”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Cá ficamos a aguardar todos para ver esse milagre de mais de tudo com menos receita, e nada de truques com aumento de impostos porque aí a magia perderá efeito!

  2. Melhorias a partir de 2016? Onde? É c/ trocos que achas q há melhorias? Quem vai continuar a pagar será sempre a pobre da classe media que melhorias não as vê praticamente nenhumas. Como habitualmente estes PS é tudo fogo de vista, palavras, NADA mais. TRETAS!…

  3. Se o costa o diz é porque está certo. O que ele não disse é que a vida vai melhorar para politicos e ex-politicos. Com reformas vitalícias. Para todos os outros vai piorar. Mas que corja de FDP tomou conta deste país depois da abrilada de 74!!!

  4. O que melhorar em 2016 só se deverá ao governo patriotico de 2011-2015! O que irá piorar de 2017 em diante, só o deveremos ao monhé-sem-costas ou sem principios (pq ate apunhala e assassina pelas costas o AJS, e afinal ainda vale menos ou bastante poucochinho menos que AOS) que conjuntamente com os russofilos e os bebes da esquerdalhada serão os estroinas que nos levarao à 4ª bancarrota da esquerdalhada.

RESPONDER

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …