//

Costa garante que a vida vai melhorar para os portugueses em 2016

6

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

A vida vai ser melhor para as famílias portuguesas em 2016. A garantia é de António Costa que diz que o Orçamento do Estado para este novo ano vai mostrar que é possível equilibrar as contas públicas com menos austeridade.

Ideias expressas pelo primeiro-ministro num artigo de opinião intitulado “Ano novo, tempo novo“, que é publicado no site do Diário de Notícias.

António Costa apresenta como lemas principais para este 2016 que está a arrancar “mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

O primeiro-ministro, que fala numa “primeira prestação de contas da governação”, após apenas um mês de Executivo socialista, destaca que “as famílias portuguesas verão a sua vida melhorar, quebrando-se o ciclo de empobrecimento dos últimos anos“.

O governante faz referência ao “alívio fiscal”, resultante da “supressão” ou da “redução da sobretaxa de IRS já em Janeiro, para os quatro primeiros escalões”, e menciona a reversão dos cortes nos salários da Função Pública, o aumento do salário mínimo nacional para os 530 euros, a reposição do valor do complemento solidário para idosos e do valor de referência do rendimento social de inserção e o aumento dos três primeiros escalões do abono de família.

E com a aprovação destas medidas destaca que o objectivo do seu governo de “interromper o caminho de empobrecimento e retrocesso social que as políticas de austeridade impuseram aos portugueses” e de “afirmar uma nova visão para o país assente numa economia mais forte e sustentável”.

António Costa começa por destacar no seu artigo que quis “marcar a mudança de rumo, concretizando o compromisso eleitoral da viragem da página da austeridade”.

E as primeiras medidas adoptadas “vêm inaugurar um tempo novo para Portugal, alicerçado em mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade”, garante o primeiro-ministro destacando a “aprovação de um conjunto de medidas que devolvem rendimentos às famílias e melhoram as condições de investimento nas empresas”.

Sem nunca mencionar o caso do Banif, onde o governo foi obrigado a assumir um elevado custo para os contribuintes,  António Costa refere também “a importância da estabilização do sistema financeiro, que com evitável dramatismo foi necessário enfrentar e que importa consolidar”.

Quanto ao Orçamento do Estado para 2016, o primeiro-ministro promete que vai mostrar “que é possível reverter o empobrecimento, cumprir a Constituição e garantir finanças públicas equilibradas”.

Salientando que o seu governo “e a nova maioria parlamentar provaram que é possível governar de forma diferente”, António Costa apresenta ainda um “compromisso” essencial para 2016.

“Governar melhor, reforçando a transparência e valorizando o diálogo social e descentralizador, tendo em vista um país mais desenvolvido, uma economia mais justa e uma sociedade mais igual“, escreve.

O governante também aproveita para deixar um recado sobre a necessidade de “concretizar ao nível da concertação social um acordo de concertação estratégica, de par com o desbloqueamento da contratação colectiva”.

António Costa termina notando que, após os anos de tumulto da crise, é preciso “gerir com inteligência a torrente, transformando a sua força em energia e progressivamente ir alargando as margens, aplacando a velocidade a que corre o caudal, permitindo navegação tranquila e com rumo certo”.

ZAP

6 Comments

  1. Cá ficamos a aguardar todos para ver esse milagre de mais de tudo com menos receita, e nada de truques com aumento de impostos porque aí a magia perderá efeito!

  2. Melhorias a partir de 2016? Onde? É c/ trocos que achas q há melhorias? Quem vai continuar a pagar será sempre a pobre da classe media que melhorias não as vê praticamente nenhumas. Como habitualmente estes PS é tudo fogo de vista, palavras, NADA mais. TRETAS!…

  3. Se o costa o diz é porque está certo. O que ele não disse é que a vida vai melhorar para politicos e ex-politicos. Com reformas vitalícias. Para todos os outros vai piorar. Mas que corja de FDP tomou conta deste país depois da abrilada de 74!!!

  4. O que melhorar em 2016 só se deverá ao governo patriotico de 2011-2015! O que irá piorar de 2017 em diante, só o deveremos ao monhé-sem-costas ou sem principios (pq ate apunhala e assassina pelas costas o AJS, e afinal ainda vale menos ou bastante poucochinho menos que AOS) que conjuntamente com os russofilos e os bebes da esquerdalhada serão os estroinas que nos levarao à 4ª bancarrota da esquerdalhada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.