Costa garante que a vida vai melhorar para os portugueses em 2016

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

A vida vai ser melhor para as famílias portuguesas em 2016. A garantia é de António Costa que diz que o Orçamento do Estado para este novo ano vai mostrar que é possível equilibrar as contas públicas com menos austeridade.

Ideias expressas pelo primeiro-ministro num artigo de opinião intitulado “Ano novo, tempo novo“, que é publicado no site do Diário de Notícias.

António Costa apresenta como lemas principais para este 2016 que está a arrancar “mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

O primeiro-ministro, que fala numa “primeira prestação de contas da governação”, após apenas um mês de Executivo socialista, destaca que “as famílias portuguesas verão a sua vida melhorar, quebrando-se o ciclo de empobrecimento dos últimos anos“.

O governante faz referência ao “alívio fiscal”, resultante da “supressão” ou da “redução da sobretaxa de IRS já em Janeiro, para os quatro primeiros escalões”, e menciona a reversão dos cortes nos salários da Função Pública, o aumento do salário mínimo nacional para os 530 euros, a reposição do valor do complemento solidário para idosos e do valor de referência do rendimento social de inserção e o aumento dos três primeiros escalões do abono de família.

E com a aprovação destas medidas destaca que o objectivo do seu governo de “interromper o caminho de empobrecimento e retrocesso social que as políticas de austeridade impuseram aos portugueses” e de “afirmar uma nova visão para o país assente numa economia mais forte e sustentável”.

António Costa começa por destacar no seu artigo que quis “marcar a mudança de rumo, concretizando o compromisso eleitoral da viragem da página da austeridade”.

E as primeiras medidas adoptadas “vêm inaugurar um tempo novo para Portugal, alicerçado em mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade”, garante o primeiro-ministro destacando a “aprovação de um conjunto de medidas que devolvem rendimentos às famílias e melhoram as condições de investimento nas empresas”.

Sem nunca mencionar o caso do Banif, onde o governo foi obrigado a assumir um elevado custo para os contribuintes,  António Costa refere também “a importância da estabilização do sistema financeiro, que com evitável dramatismo foi necessário enfrentar e que importa consolidar”.

Quanto ao Orçamento do Estado para 2016, o primeiro-ministro promete que vai mostrar “que é possível reverter o empobrecimento, cumprir a Constituição e garantir finanças públicas equilibradas”.

Salientando que o seu governo “e a nova maioria parlamentar provaram que é possível governar de forma diferente”, António Costa apresenta ainda um “compromisso” essencial para 2016.

“Governar melhor, reforçando a transparência e valorizando o diálogo social e descentralizador, tendo em vista um país mais desenvolvido, uma economia mais justa e uma sociedade mais igual“, escreve.

O governante também aproveita para deixar um recado sobre a necessidade de “concretizar ao nível da concertação social um acordo de concertação estratégica, de par com o desbloqueamento da contratação colectiva”.

António Costa termina notando que, após os anos de tumulto da crise, é preciso “gerir com inteligência a torrente, transformando a sua força em energia e progressivamente ir alargando as margens, aplacando a velocidade a que corre o caudal, permitindo navegação tranquila e com rumo certo”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Cá ficamos a aguardar todos para ver esse milagre de mais de tudo com menos receita, e nada de truques com aumento de impostos porque aí a magia perderá efeito!

  2. Melhorias a partir de 2016? Onde? É c/ trocos que achas q há melhorias? Quem vai continuar a pagar será sempre a pobre da classe media que melhorias não as vê praticamente nenhumas. Como habitualmente estes PS é tudo fogo de vista, palavras, NADA mais. TRETAS!…

  3. Se o costa o diz é porque está certo. O que ele não disse é que a vida vai melhorar para politicos e ex-politicos. Com reformas vitalícias. Para todos os outros vai piorar. Mas que corja de FDP tomou conta deste país depois da abrilada de 74!!!

  4. O que melhorar em 2016 só se deverá ao governo patriotico de 2011-2015! O que irá piorar de 2017 em diante, só o deveremos ao monhé-sem-costas ou sem principios (pq ate apunhala e assassina pelas costas o AJS, e afinal ainda vale menos ou bastante poucochinho menos que AOS) que conjuntamente com os russofilos e os bebes da esquerdalhada serão os estroinas que nos levarao à 4ª bancarrota da esquerdalhada.

RESPONDER

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …