/

Costa formaliza candidatura de Carlos César a presidente do PS

maique martens / Flickr

O secretário-geral do PS, António Costa,

O secretário-geral do PS, António Costa,

O secretário-geral do PS, António Costa, formalizou esta quinta-feira a candidatura do ex-líder do Governo Regional dos Açores Carlos César ao cargo de presidente do partido.

Carlos César é o candidato único ao cargo de presidente do PS, sucedendo no lugar à ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira, que ascendeu a este lugar em 2011 por proposta do anterior líder, António José Seguro.

O novo presidente dos socialistas será eleito por voto secreto logo no primeiro dia do Congresso Nacional do PS, que se realiza entre sábado e domingo na Feira Industrial de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

Presidente do Governo Regional dos Açores entre 1996 e 2012, Carlos César foi mandatário nacional das candidaturas de António Costa nas eleições primárias do PS de 28 de setembro passado e, mais recentemente, ao cargo de secretário-geral.

Carlos César e António Costa, além de amigos de longa data, seguiram quase sempre o mesmo percurso político desde que entraram para a Juventude Socialista (JS) no final da década de 70, altura em que ambos contactaram de perto com o ex-primeiro-ministro António Guterres e com o ex-secretário de Estado Arons de Carvalho.

Ao contrário do que tem sido tradição no PS, António Costa pretende atribuir ao cargo de presidente um perfil mais executivo do que meramente moderador.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.