/

Costa pode remodelar Governo após choque eleitoral (com Medina à cabeça)

1

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina

António Costa pode estar a preparar uma remodelação no Governo, com Fernando Medina à cabeça. António Costa já veio negar essa possibilidade.

O primeiro-ministro António Costa está preparado para fazer uma remodelação no Governo, após a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 em Conselho de Ministros. Fernando Medina, que perdeu a câmara de Lisboa para Carlos Moedas, deverá ser um dos escolhidos de Costa para assumir um lugar de ministro.

O Correio da Manhã avança que a saída de cinco ministros está a ser equacionada: Eduardo Cabrita, da Administração Interna; Francisca Van Dunem, da Justiça; Manuel Heitor, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Graça Fonseca, da Cultura; e Ricardo Serrão Santos, do Mar.

O matutino refere que vão abandonar pelo próprio pé, seja “por cansaço ou interesse em retomar a sua carreira profissional”.

Entretanto, o primeiro-ministro afastou qualquer cenário de remodelação no Governo. “Ficou ultrapassado em julho, não há remodelação prevista. A única remodelação prevista é a dos autarcas”, disse esta terça-feira.

“Temos um imenso desafio pela frente, quem é que pode acrescentar a isto uma crise política? É um cenário que não se põe”, acrescentou.

A perda da câmara de Lisboa não é vista como causa direta para a remodelação do Governo. Costa vai apenas aproveitar o momento após a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 para fazê-lo — da mesma forma que já o fez, em outubro de 2018, quando substituiu três ministros.

Segundo o CM, poderá ser criado o cargo de vice-primeiro-ministro, pois o Governo vai passar a ter menos ministros.

“Costa estará a ponderar criar este cargo, de modo a preparar a sua possível ida para Bruxelas. Costa ambiciona ser presidente do Conselho Europeu”, escreve ainda o jornal.

Marta Temido é a personalidade melhor colocada para suceder a António Costa na liderança do PS, de acordo com uma recente sondagem.

A ministra da Saúde regista um resultado de 25,9%, que a coloca à frente de Fernando Medina (21%), Pedro Nuno Santos (20%), Mariana Vieira da Silva (11,7%) e Ana Catarina Mendes (10,2%). Dos inquiridos, 3,6% respondeu “nenhum destes” e 7,6% disse não saber ou não querer responder.

ZAP //

1 Comment

  1. Ele é que devia sair de uma vez por todas. Foi derrotado pelo PSD, em muitos locais. Tenho em crer que as suas promessas não conseguiram tapar os olhos do POVO ATENTO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.