Costa admite estado de emergência até ao fim da pandemia (e já deixa avisos para o Natal)

Rodrigo Antunes / Lusa

Numa entrevista concedida à Antena 1 esta manhã, António Costa revelou que o estado de emergência pode prolongar-se até ao fim da pandemia e já deixou alguns avisos em relação ao Natal. O primeiro-ministro garantiu que a confiança que tem na ministra da Saúde saiu “reforçada” com a pandemia.

Depois de ontem ter sido anunciado o estado de emergência, que terá inicio no dia 9 e com término no dia 23, António Costa faz os portugueses respirar de alívio pois garante que “o fundamental deste estado de emergência não vai introduzir grandes alterações”, adiantando que, “no limite”, o estado de exceção pode durar “até ao fim da pandemia”.

A confirmar-se, o cenário não significa medidas permanentes, apenas “cobertura jurídica” para implementá-las.

Os secretários de Estado que fazem a coordenação regional vão reunir com os autarcas dos 121 concelhos onde entrou em vigor um confinamento parcial, para avaliar como aplicar o estado de exceção. Não detalhando se vai ser implementado o recolher obrigatório, Costa não negou que este esteja em cima da mesa.

Questionado sobre o Natal, o primeiro-ministro não responde sobre como funcionará, mas voltou a dizer que as famílias grandes têm de se reorganizar. Realça que no seu caso particular já organizou o Natal com família dividida: “não conseguimos estar todos na mesma casa, por isso vamos dividir-nos”.

Ainda assim, o governante mostra-se confiante e garante que o Governo fará “tudo o que é necessário para controlar a pandemia, mas nada mais do que o necessário”, salientando a necessidade de criar agora condições para controlar a pandemia, de forma a que, no Natal, possa haver segurança. “O nosso Natal depende muito do que façamos hoje”, recordou.

Relativamente à logística do SNS, Costa nega que este esteja apenas “concentrado nos doentes covid”, argumentando que “os hospitais existem para tratar os doentes, seja qual for a patologia” e que “tratar a covid não é deixar de tratar outros doentes mas dar-lhes prioridade”.

Sobre os contratos do Estado com hospitais privados, assegurou que estes têm sido feitos. “Da parte do Estado, não há qualquer objeção a fazer essa contratualização, nunca houve uma questão de dinheiro aqui, já que o SNS tinha tido o maio reforço orçamental há um ano”, disse.

Em relação à “enorme pressão” à qual o sistema de saúde está exposto, António Costa diz que este está preparado, mas não se “se tivermos 10 milhões de infetados”.

Em plena pandemia, o que saiu “reforçada” foi a confiança em Marta Temido. Costa lembra que “nenhum ministro da Saúde foi submetido a uma prova tão grande”.

Depois de ser questionado sobre se Portugal se atrasou na resposta à segunda vaga da pandemia e se há responsabilidade política, o governante disse que “toda a Europa” se atrasou, já que esta segunda onda de casos chegou mais cedo do que o previsto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Costa tem que ver ao mencionar o que está a fazer com a sua família no Natal é errado. Se no primeiro dia que se encontra com uma sua família um de vocês tiver infectado vai transmitir o vírus, no dia seguinte a juntar se com outra família vai infectar essa também. Tem que pensar bem quando diz as coisas pois estão milhões de pessoas em Portugal a depender dos seus conselhos. Obrigado

    • Felizmente os contágios não são tão rápidos como argumenta, existe um intervalo que se chama incubação, só depois desse período de replicação e multiplicação do vírus é que essa pessoa se torna potencialmente contagiosa. Sem duvida que ouvir façam o que bem vos apetece seria mais agradável de ouvir, mas não me parece que seria sensato por pior que seja um politico.

  2. Ninguém sabe assertivamente o que fazer…e assim vamos vivendo os nossos dias segundo a vontade de pequenos ditadores (salvadores do mundo e da sua Freguesia)

  3. Um autêntico ignorante em Pandemias ( e em governação … ) aproveita a ocasião para demonstrar os seus dotes autoritários e ditatoriais.
    Ele simplesmente não sabe se as medidas que agora vai tomar surtirão efeito.
    Será que tudo o que fez até agora desde Fevereiro, serviu para evitar termos hoje mais de 5.500 infectados num dia, e um total de 2792 mortos ?!

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …