Costa admite estado de emergência até ao fim da pandemia (e já deixa avisos para o Natal)

Rodrigo Antunes / Lusa

Numa entrevista concedida à Antena 1 esta manhã, António Costa revelou que o estado de emergência pode prolongar-se até ao fim da pandemia e já deixou alguns avisos em relação ao Natal. O primeiro-ministro garantiu que a confiança que tem na ministra da Saúde saiu “reforçada” com a pandemia.

Depois de ontem ter sido anunciado o estado de emergência, que terá inicio no dia 9 e com término no dia 23, António Costa faz os portugueses respirar de alívio pois garante que “o fundamental deste estado de emergência não vai introduzir grandes alterações”, adiantando que, “no limite”, o estado de exceção pode durar “até ao fim da pandemia”.

A confirmar-se, o cenário não significa medidas permanentes, apenas “cobertura jurídica” para implementá-las.

Os secretários de Estado que fazem a coordenação regional vão reunir com os autarcas dos 121 concelhos onde entrou em vigor um confinamento parcial, para avaliar como aplicar o estado de exceção. Não detalhando se vai ser implementado o recolher obrigatório, Costa não negou que este esteja em cima da mesa.

Questionado sobre o Natal, o primeiro-ministro não responde sobre como funcionará, mas voltou a dizer que as famílias grandes têm de se reorganizar. Realça que no seu caso particular já organizou o Natal com família dividida: “não conseguimos estar todos na mesma casa, por isso vamos dividir-nos”.

Ainda assim, o governante mostra-se confiante e garante que o Governo fará “tudo o que é necessário para controlar a pandemia, mas nada mais do que o necessário”, salientando a necessidade de criar agora condições para controlar a pandemia, de forma a que, no Natal, possa haver segurança. “O nosso Natal depende muito do que façamos hoje”, recordou.

Relativamente à logística do SNS, Costa nega que este esteja apenas “concentrado nos doentes covid”, argumentando que “os hospitais existem para tratar os doentes, seja qual for a patologia” e que “tratar a covid não é deixar de tratar outros doentes mas dar-lhes prioridade”.

Sobre os contratos do Estado com hospitais privados, assegurou que estes têm sido feitos. “Da parte do Estado, não há qualquer objeção a fazer essa contratualização, nunca houve uma questão de dinheiro aqui, já que o SNS tinha tido o maio reforço orçamental há um ano”, disse.

Em relação à “enorme pressão” à qual o sistema de saúde está exposto, António Costa diz que este está preparado, mas não se “se tivermos 10 milhões de infetados”.

Em plena pandemia, o que saiu “reforçada” foi a confiança em Marta Temido. Costa lembra que “nenhum ministro da Saúde foi submetido a uma prova tão grande”.

Depois de ser questionado sobre se Portugal se atrasou na resposta à segunda vaga da pandemia e se há responsabilidade política, o governante disse que “toda a Europa” se atrasou, já que esta segunda onda de casos chegou mais cedo do que o previsto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Costa tem que ver ao mencionar o que está a fazer com a sua família no Natal é errado. Se no primeiro dia que se encontra com uma sua família um de vocês tiver infectado vai transmitir o vírus, no dia seguinte a juntar se com outra família vai infectar essa também. Tem que pensar bem quando diz as coisas pois estão milhões de pessoas em Portugal a depender dos seus conselhos. Obrigado

    • Felizmente os contágios não são tão rápidos como argumenta, existe um intervalo que se chama incubação, só depois desse período de replicação e multiplicação do vírus é que essa pessoa se torna potencialmente contagiosa. Sem duvida que ouvir façam o que bem vos apetece seria mais agradável de ouvir, mas não me parece que seria sensato por pior que seja um politico.

  2. Ninguém sabe assertivamente o que fazer…e assim vamos vivendo os nossos dias segundo a vontade de pequenos ditadores (salvadores do mundo e da sua Freguesia)

  3. Um autêntico ignorante em Pandemias ( e em governação … ) aproveita a ocasião para demonstrar os seus dotes autoritários e ditatoriais.
    Ele simplesmente não sabe se as medidas que agora vai tomar surtirão efeito.
    Será que tudo o que fez até agora desde Fevereiro, serviu para evitar termos hoje mais de 5.500 infectados num dia, e um total de 2792 mortos ?!

RESPONDER

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu esta quinta-feira por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …