Costa foi “desautorizado” por César (e a culpa é do seu “feitio especial”)

António Cotrim / Lusa

Luis Marques Mendes

O braço-de-ferro entre António Costa e Carlos César, na questão do IVA das touradas, “é mais sério do que se pensa”. É Marques Mendes quem o diz, notando que tudo se deveu ao “feitio especial” do primeiro-ministro.

“Não conheço um caso de um líder parlamentar que desafia o líder do partido, ainda por cima primeiro-ministro”, salientou Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, referindo-se à polémica no seio do PS, relativamente ao IVA das touradas.

“Isto só é possível porque Carlos César tem um enorme peso político” e “só uma pessoa com grande peso político obriga Costa a recuar”, atestou o comentador.

A bancada parlamentar do PS, com o líder Carlos César como primeiro signatário, avançou com uma proposta para a redução do IVA nos espectáculos de tauromaquia para os 6%, contrariando, assim, a posição do Governo que pretende manter o imposto nos 13%.

O caso dividiu o PS e provocou mal-estar entre Costa e César, mas Marques Mendes está certo de que as divergências entre os dois homens fortes do partido vêm de trás. Isto porque o primeiro-ministro tem um “feitio especial”, pois “gosta de mandar, decidir, e por vezes não dar cavaco a ninguém“, referiu o comentador.

O ex-líder do PSD criticou ainda a “arrogância moral e cultural da ministra da cultura” por ter dito que o Governo não baixaria o IVA das touradas por estar em causa uma “questão de civilização”. Esta posição criou um clima de tensão no PS.

Depois de o primeiro-ministro se ter manifestado pessoalmente contra as touradas, numa resposta a Manuel Alegre, “Carlos César quis desafiar António Costa”, assumindo “uma divergência deliberadamente”, atirou ainda Marques Mendes na SIC. E assim, o primeiro-ministro acabou por ser “desautorizado”, concluiu.

César veio esclarecer Costa, que tinha lembrado a disciplina de voto nas questões orçamentais, que quem manda nos deputados é o líder da bancada parlamentar, referindo que vão ter liberdade de voto. E Costa acabou a congratular-se com essa posição, o que leva Marques Mendes a falar de um recuo do primeiro-ministro.

Para o comentador, também é evidente “o caso é mais sério do que se pensa“, criticando a comunicação social por ser “complacente quando as divergências são dentro do PS”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Do meu ponto de vista o título é uma parvoíce, que as aspas tentam minimizar.
    Por outro lado, se um grupo parlamentar se limita a acatar as “ordens” do governo em exercício (como seria o caso), parece que não devia ter lugar no parlamento (bastaria atribuir ao governo essa % de votos). Sempre haveria mais algum dinheiro para repartir pelos necessitados.

  2. Claro está que as “touradas” e o “sacrifício” de um pobre animal está no topo das prioridades de um País. No lugar de reduzirem o IVA da electricidade reduzem o IVA das touradas! Isto é uma bela fantochada é o que é.

RESPONDER

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …