Costa foi “desautorizado” por César (e a culpa é do seu “feitio especial”)

António Cotrim / Lusa

Luis Marques Mendes

O braço-de-ferro entre António Costa e Carlos César, na questão do IVA das touradas, “é mais sério do que se pensa”. É Marques Mendes quem o diz, notando que tudo se deveu ao “feitio especial” do primeiro-ministro.

“Não conheço um caso de um líder parlamentar que desafia o líder do partido, ainda por cima primeiro-ministro”, salientou Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, referindo-se à polémica no seio do PS, relativamente ao IVA das touradas.

“Isto só é possível porque Carlos César tem um enorme peso político” e “só uma pessoa com grande peso político obriga Costa a recuar”, atestou o comentador.

A bancada parlamentar do PS, com o líder Carlos César como primeiro signatário, avançou com uma proposta para a redução do IVA nos espectáculos de tauromaquia para os 6%, contrariando, assim, a posição do Governo que pretende manter o imposto nos 13%.

O caso dividiu o PS e provocou mal-estar entre Costa e César, mas Marques Mendes está certo de que as divergências entre os dois homens fortes do partido vêm de trás. Isto porque o primeiro-ministro tem um “feitio especial”, pois “gosta de mandar, decidir, e por vezes não dar cavaco a ninguém“, referiu o comentador.

O ex-líder do PSD criticou ainda a “arrogância moral e cultural da ministra da cultura” por ter dito que o Governo não baixaria o IVA das touradas por estar em causa uma “questão de civilização”. Esta posição criou um clima de tensão no PS.

Depois de o primeiro-ministro se ter manifestado pessoalmente contra as touradas, numa resposta a Manuel Alegre, “Carlos César quis desafiar António Costa”, assumindo “uma divergência deliberadamente”, atirou ainda Marques Mendes na SIC. E assim, o primeiro-ministro acabou por ser “desautorizado”, concluiu.

César veio esclarecer Costa, que tinha lembrado a disciplina de voto nas questões orçamentais, que quem manda nos deputados é o líder da bancada parlamentar, referindo que vão ter liberdade de voto. E Costa acabou a congratular-se com essa posição, o que leva Marques Mendes a falar de um recuo do primeiro-ministro.

Para o comentador, também é evidente “o caso é mais sério do que se pensa“, criticando a comunicação social por ser “complacente quando as divergências são dentro do PS”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Do meu ponto de vista o título é uma parvoíce, que as aspas tentam minimizar.
    Por outro lado, se um grupo parlamentar se limita a acatar as “ordens” do governo em exercício (como seria o caso), parece que não devia ter lugar no parlamento (bastaria atribuir ao governo essa % de votos). Sempre haveria mais algum dinheiro para repartir pelos necessitados.

  2. Claro está que as “touradas” e o “sacrifício” de um pobre animal está no topo das prioridades de um País. No lugar de reduzirem o IVA da electricidade reduzem o IVA das touradas! Isto é uma bela fantochada é o que é.

RESPONDER

Catalunha em estado de sítio. Governo pede protestos pacíficos e acusa "infiltrados e provocadores"

O presidente do Governo da Catalunha, Quim Torra, condenou ao final da noite de quarta-feira os protestos violentos que se registam há três dias na região e acusou um grupo de infiltrados de estar a …

Há acordo para o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta quinta-feira que alcançou “um grande acordo” com a União Europeia para o Brexit. "Temos um ótimo novo acordo", afirmou, esta quinta-feira, Boris Johnson no Twitter. O primeiro-ministro britânico anunciou …

Encontrados 20 sarcófagos de madeira bem conservados no Egito

Uma equipe de arqueólogos descobriu pelo menos 20 sarcófagos em bom estado de conservação numa tumba antiga perto da cidade de Luxor, no sul do Egito, revelou o Ministério de Antiguidades egípcio esta semana. De acordo …

Tomás Correia pode deixar o Montepio em breve

Tomás Correira, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), pode estar prestes a deixar a liderança da instituição bancária. Segundo o Expresso, o gestor pode abandonar o cargo já na próxima semana. De acordo com …

Lionel Messi recebe sexta Bota de Ouro, 15 anos após a sua estreia

O futebolista argentino Lionel Messi recebeu hoje das mãos dos seus dois filhos mais velhos, Thiago e Mateo, a sexta 'Bota de Ouro' da carreira, numa cerimónia realizada em Barcelona. "Não podia ter conseguido nem sequer …

Brexit. Unionistas da Irlanda do Norte não apoiam novo plano de Boris Johnson

O Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP), determinante para o acordo sobre o Brexit, disse esta quinta-feira que “tal como estão as coisas” não pode aceitar o pacto que Londres está a negociar …

Votos dos emigrantes elegeram dois deputados do PS e mais dois do PSD

Os votos dos emigrantes portugueses elegeram dois deputados do PS e dois do PSD, segundo os resultados divulgados no site da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral. De acordo com os dados conhecidos …

Os "bons velhos tempos" foram assim tão bons? A felicidade dos últimos 200 anos foi medida pela primeira vez

Os "bons velhos tempos" foram assim tão bons? Uma equipa de psicólogos construiu um método para medir a felicidade histórica. Os resultados, para quatro nações, eram esperados - mas também uma surpresa. A ideia de que …

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …