A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está “muito satisfeito” com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre socialistas não termina, com um braço-de-ferro entre lideres.

Nem Carlos César consegue fintar o óbvio, assumindo as “divergências” entre o grupo parlamentar do PS e o Governo de António Costa na questão do IVA da tauromaquia. Os socialistas estão divididos, e nem as declarações pacificadoras do líder do grupo parlamentar e do próprio primeiro-ministro anulam o mal-estar.

António Costa manifestou-se “surpreendido” com a proposta do PS de reduzir o IVA da tauromaquia de 13% para 6%, quando o Governo propõe a manutenção do imposto nos 13%. E agora diz-se “muito satisfeito” por Carlos César ter dado liberdade de voto aos deputados do PS.

O primeiro-ministro diz que é claro “o inequívoco apoio do grupo parlamentar do PS ao Governo” e que a proposta da bancada “não pretende de forma alguma desautorizar aquilo que é uma posição muito clara do Governo”.

“Assim, espero que no exercício da sua liberdade, a maioria dos deputados do PS vote a proposta do Governo e ela seja aprovada“, refere ainda Costa.

O primeiro-ministro já tinha reforçado que há disciplina de voto em matérias orçamentais, mas Carlos César vem destacar que quem decide isso é o grupo parlamentar do PS.

Disciplina de voto não é votar favoravelmente as normas do Orçamento do Estado” do Governo, repara o líder da bancada socialista, mas antes “votar conforme a direcção da bancada parlamentar” determina.

Feito este ponto prévio quanto a quem manda nos deputados, César atesta que abre uma “excepção” à regra, concedendo liberdade de voto na questão da tauromaquia, por se tratar de “uma matéria onde releva a opinião individual e a consciência de cada um”.

Apesar da “divergência” evidente, César também reforça que não está em causa “qualquer desautorização ou quebra de apoio” do PS ao Governo. “Este é o único grupo parlamentar que apoia sem reservas o Governo”, aponta, frisando que, “por convicção e por motivos institucionais”, como presidente do PS, é “o primeiro apoiante do Governo”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …

Manifestantes barricam-se em estação de metro de Hong Kong contra polícia antimotim

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong. Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de …