A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está “muito satisfeito” com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre socialistas não termina, com um braço-de-ferro entre lideres.

Nem Carlos César consegue fintar o óbvio, assumindo as “divergências” entre o grupo parlamentar do PS e o Governo de António Costa na questão do IVA da tauromaquia. Os socialistas estão divididos, e nem as declarações pacificadoras do líder do grupo parlamentar e do próprio primeiro-ministro anulam o mal-estar.

António Costa manifestou-se “surpreendido” com a proposta do PS de reduzir o IVA da tauromaquia de 13% para 6%, quando o Governo propõe a manutenção do imposto nos 13%. E agora diz-se “muito satisfeito” por Carlos César ter dado liberdade de voto aos deputados do PS.

O primeiro-ministro diz que é claro “o inequívoco apoio do grupo parlamentar do PS ao Governo” e que a proposta da bancada “não pretende de forma alguma desautorizar aquilo que é uma posição muito clara do Governo”.

“Assim, espero que no exercício da sua liberdade, a maioria dos deputados do PS vote a proposta do Governo e ela seja aprovada“, refere ainda Costa.

O primeiro-ministro já tinha reforçado que há disciplina de voto em matérias orçamentais, mas Carlos César vem destacar que quem decide isso é o grupo parlamentar do PS.

Disciplina de voto não é votar favoravelmente as normas do Orçamento do Estado” do Governo, repara o líder da bancada socialista, mas antes “votar conforme a direcção da bancada parlamentar” determina.

Feito este ponto prévio quanto a quem manda nos deputados, César atesta que abre uma “excepção” à regra, concedendo liberdade de voto na questão da tauromaquia, por se tratar de “uma matéria onde releva a opinião individual e a consciência de cada um”.

Apesar da “divergência” evidente, César também reforça que não está em causa “qualquer desautorização ou quebra de apoio” do PS ao Governo. “Este é o único grupo parlamentar que apoia sem reservas o Governo”, aponta, frisando que, “por convicção e por motivos institucionais”, como presidente do PS, é “o primeiro apoiante do Governo”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …