Costa primeiro-ministro diz que só faz campanha “nos tempos livres”

Mário Cruz / Lusa

A cinco dias das eleições, António Costa alterou a agenda para poder estar livre para “acompanhar a situação” do furacão Lorenzo, que se prevê que possa passar nos Açores esta quarta-feira. 

Na única ação de campanha que teve esta terça-feira, António Costa disse que faz campanha “nos tempos livres” e que não pode “prejudicar” o exercício do cargo de primeiro-ministro. “Não posso meter férias das minhas funções de primeiro-ministro”, afirmou, citado pelo Observador.

No troço do IP3 entre Viseu e Coimbra, o secretário-geral do PS garantiu estar ali “manifestamente como candidato e não como primeiro-ministro“. Acompanhado pelo ministro das Infraestruturas e cabeça de lista do PS por Aveiro, Costa passou revista à obra que considera “prioritária”.

Garantindo não se estar a esconder das ruas, António Costa afirmou que esta decisão de, por agora, apenas manter na agenda de quarta-feira um comício em Viseu foi uma “medida cautelar” por causa do furacão esperado nos Açores.

“Esperemos que tudo possa correr o melhor possível, mas obviamente que é uma situação muito preocupante a que iremos viver esta noite”. Costa espera que o furacão ainda perca velocidade e se afaste do território açoriano para o alto mar, mas só amanhã é que a organização da campanha analisará se o plano agora definido se mantém, dependendo da situação nos Açores.

É sempre mais útil prevenir do que remediar e, mesmo sendo candidato, não deixo de ser primeiro-ministro. Posso separar as situações, mas não me posso desligar delas. Não posso meter férias das minhas funções de primeiro-ministro. E se como primeiro-ministro tiver de estar disponível para cumprir as minhas funções, estou”, sustentou.

O furacão, segundo o IPMA, deverá “passar com categoria 1, na quarta-feira, ligeiramente a oeste das Flores”. A categoria 1 é a mais baixa da escala Saffir-Simpson que mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.

“Não há nada como partidos que renovam quadros”

António Costa utilizou a ironia para reagir ao lançamento, por parte do líder social-democrata Rui Rio, do nome de Arlindo Cunha como ministro da Agricultura, pasta que já ocupou duas vezes – uma num Governo de Cavaco Silva e outra no de Durão Barroso.

Não há nada como partidos abertos que se modernizam, rejuvenescem e renovam quadros, atirou o secretário-geral do PS.

Sobre a obra que visitou esta terça-feira, o primeiro-ministro justificou a sua “prioridade” com as razões de “segurança, a coesão territorial e a internacionalização da economia”, lembrando que “só na última década perderam a vida 24 pessoas” naquele troço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …