Costa primeiro-ministro diz que só faz campanha “nos tempos livres”

Mário Cruz / Lusa

A cinco dias das eleições, António Costa alterou a agenda para poder estar livre para “acompanhar a situação” do furacão Lorenzo, que se prevê que possa passar nos Açores esta quarta-feira. 

Na única ação de campanha que teve esta terça-feira, António Costa disse que faz campanha “nos tempos livres” e que não pode “prejudicar” o exercício do cargo de primeiro-ministro. “Não posso meter férias das minhas funções de primeiro-ministro”, afirmou, citado pelo Observador.

No troço do IP3 entre Viseu e Coimbra, o secretário-geral do PS garantiu estar ali “manifestamente como candidato e não como primeiro-ministro“. Acompanhado pelo ministro das Infraestruturas e cabeça de lista do PS por Aveiro, Costa passou revista à obra que considera “prioritária”.

Garantindo não se estar a esconder das ruas, António Costa afirmou que esta decisão de, por agora, apenas manter na agenda de quarta-feira um comício em Viseu foi uma “medida cautelar” por causa do furacão esperado nos Açores.

“Esperemos que tudo possa correr o melhor possível, mas obviamente que é uma situação muito preocupante a que iremos viver esta noite”. Costa espera que o furacão ainda perca velocidade e se afaste do território açoriano para o alto mar, mas só amanhã é que a organização da campanha analisará se o plano agora definido se mantém, dependendo da situação nos Açores.

É sempre mais útil prevenir do que remediar e, mesmo sendo candidato, não deixo de ser primeiro-ministro. Posso separar as situações, mas não me posso desligar delas. Não posso meter férias das minhas funções de primeiro-ministro. E se como primeiro-ministro tiver de estar disponível para cumprir as minhas funções, estou”, sustentou.

O furacão, segundo o IPMA, deverá “passar com categoria 1, na quarta-feira, ligeiramente a oeste das Flores”. A categoria 1 é a mais baixa da escala Saffir-Simpson que mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.

“Não há nada como partidos que renovam quadros”

António Costa utilizou a ironia para reagir ao lançamento, por parte do líder social-democrata Rui Rio, do nome de Arlindo Cunha como ministro da Agricultura, pasta que já ocupou duas vezes – uma num Governo de Cavaco Silva e outra no de Durão Barroso.

Não há nada como partidos abertos que se modernizam, rejuvenescem e renovam quadros, atirou o secretário-geral do PS.

Sobre a obra que visitou esta terça-feira, o primeiro-ministro justificou a sua “prioridade” com as razões de “segurança, a coesão territorial e a internacionalização da economia”, lembrando que “só na última década perderam a vida 24 pessoas” naquele troço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …