Costa aponta “momentos de fantasia” a Passos

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O líder do PS desmentiu esta sexta-feira o primeiro-ministro sobre a privatização da TAP, garantindo que no memorando de entendimento apenas estava prevista a venda parcial e que a meta de receitas com privatizações já foi ultrapassada.

No jantar de Natal da distrital do PS/Porto, em Vila Nova de Gaia, António Costa referiu-se aos vários “momentos de fantasia” que Pedro Passos Coelho teve no debate quinzenal na Assembleia da República, considerando que o primeiro destes se relacionou com a privatização da TAP.

“Ao contrário do que diz o primeiro-ministro, o que estava no memorando de entendimento assinado pelo PS com a ‘troika’ não era a previsão de uma privatização a 100% da TAP. Não, o que estava no memorando de entendimento era que a TAP só seria privatizada parcialmente e nunca na sua totalidade”, garantiu.

Na opinião do secretário-geral do PS, é tarde para evocar o memorando de entendimento, porque este também dizia que a meta prevista para as privatizações era de 5,5 mil milhões de euros e que, “neste momento, o Estado já privatizou mais de 8 mil milhões de euros, bastante mais do que era a meta prevista no memorando”.

“Não é necessário privatizar a TAP, porque o objectivo aí previsto já foi alcançado e, por isso, o melhor que tem a fazer é não vender a TAP e manter esse activo estratégico para o país”, declarou.

Segundo momento de fantasia

Na opinião de António Costa, um segundo “momento de fantasia” do debate parlamentar de hoje foi quando o primeiro-ministro anunciou que Portugal está a recuperar de forma “sustentada e saudável”.

“A dívida, ao longo destes anos, aumentou 54 mil milhões de euros, 30 pontos percentuais. Ou seja, temos hoje uma dívida ainda maior do que a dívida alta que já tínhamos quando este Governo iniciou funções. Onde é que está a sustentabilidade que o Governo vê neste processo?”, questionou.

Para o secretário-geral socialista, “maior fantasia do que o memorando de entendimento dizia sobre a TAP ou da recuperação sustentada e saudável, é o absoluto desconhecimento de qual é a situação efectiva das pessoas, das mulheres e dos homens, que existe em concreto em Portugal”.

“Quando o primeiro-ministro veio dizer que esta foi a crise que atingiu os grande banqueiros, mas que poupou o povo, este Governo está a desconhecer e a iludir aquilo que é a realidade fundamental de vida, do dia-a-dia dos portugueses, que, esses sim, são quem tem estado a pagar o esforço desta crise”, contestou.

Costa criticou ainda o facto de o Governo de coligação PSD/CDS-PP, “perante o aumento do desemprego, emigração e pobreza”, ter dado como resposta “cortar nas prestações sociais e aumentar a injustiça social”.

“Nesta época natalícia, que é uma época de reencontro com os valores, da solidariedade, da dignidade da pessoa humana, que é necessário dizer ao Governo: chega do tempo de fantasia, é altura do tempo da realidade e a realidade impõe a mudança, em 2015, de Governo e de políticas, para que o país possa voltar a ter futuro, esperança e confiança em Portugal”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este tolo julga que chega ao poder depois de ser o numero 2 do Zé-
    O Costa se tiveres o azar de chegar ao poleiro não é com o meu voto mais não à dinheiro para as tuas policas socialistas.

RESPONDER

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …