Um corvo desapareceu da Torre de Londres (e isso pode ser má notícia para a monarquia)

Merlina, um dos famosos corvos da Torre de Londres, desapareceu. Além de má notícia para os amantes de pássaros, também pode ser uma má notícia para a monarquia do Reino Unido, de acordo com uma antiga profecia.

“Temos notícias realmente infelizes para partilhar. O nosso amado corvo Merlina não é visto na Torre há várias semanas e a sua ausência contínua indica que, infelizmente, pode ter morrido”, escreveu a Torre de Londres no Twitter.

“Embora não seja incomum que os nossos corvos andem fora das paredes [da Torre de Londres], a espirituosa Merlina sempre regressou à Torre e ao Mestre dos Corvos e a sua equipa, com quem partilhava um vínculo maravilhosamente próximo. Agora temos 7 corvos aqui na Torre – um a mais do que os 6 exigidos, por isso não temos planos imediatos para preencher a vaga de Merlina.”

Mas porque é que a Torre de Londres tem de ter seis corvos? Reza a lenda que, durante o reinado de Carlos II, o monarca prendeu as asas dos corvos depois de ter ouvido uma “antiga” profecia de que o Reino cairia se os pássaros deixassem a torre.

A lenda diz que, “durante muitos séculos, os corvos guardaram a Torre de Londres e, visto que detêm o poder da Coroa, acredita-se que a Coroa e a Torre cairão, se algum dia os corvos partirem”, segundo o IFLScience.

Não se sabe há quanto tempo os corvos vivem na Torre, mas acredita-se que Carlos II foi o primeiro a insistir que deveria haver pelo menos seis.

De acordo com o historiador Bora Sax, a lenda parece ter surgido por volta de 1946. Os corvos foram usados como observadores (não oficiais) durante a guerra, para aviões e bombas inimigos. Pouco antes de a torre ser reaberta em janeiro de 1946, alguns pássaros escaparam, fazendo com que novos corvos fossem adotados a tempo do dia da inauguração.

Desde então, os guardas da Torre de Londres passaram a cortar uma membrana de uma das asas dos corvos — ação que não magoa as aves. Ao desequilibrar o seu voo, os corvos ficam a voar em círculos, e não conseguem afastar-se muito da torre.

Em 2019, dois dos corvos tiveram crias pela primeira vez em 30 anos. Apenas uma permaneceu na torre.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …