Um corvo desapareceu da Torre de Londres (e isso pode ser má notícia para a monarquia)

Merlina, um dos famosos corvos da Torre de Londres, desapareceu. Além de má notícia para os amantes de pássaros, também pode ser uma má notícia para a monarquia do Reino Unido, de acordo com uma antiga profecia.

“Temos notícias realmente infelizes para partilhar. O nosso amado corvo Merlina não é visto na Torre há várias semanas e a sua ausência contínua indica que, infelizmente, pode ter morrido”, escreveu a Torre de Londres no Twitter.

“Embora não seja incomum que os nossos corvos andem fora das paredes [da Torre de Londres], a espirituosa Merlina sempre regressou à Torre e ao Mestre dos Corvos e a sua equipa, com quem partilhava um vínculo maravilhosamente próximo. Agora temos 7 corvos aqui na Torre – um a mais do que os 6 exigidos, por isso não temos planos imediatos para preencher a vaga de Merlina.”

Mas porque é que a Torre de Londres tem de ter seis corvos? Reza a lenda que, durante o reinado de Carlos II, o monarca prendeu as asas dos corvos depois de ter ouvido uma “antiga” profecia de que o Reino cairia se os pássaros deixassem a torre.

A lenda diz que, “durante muitos séculos, os corvos guardaram a Torre de Londres e, visto que detêm o poder da Coroa, acredita-se que a Coroa e a Torre cairão, se algum dia os corvos partirem”, segundo o IFLScience.

Não se sabe há quanto tempo os corvos vivem na Torre, mas acredita-se que Carlos II foi o primeiro a insistir que deveria haver pelo menos seis.

De acordo com o historiador Bora Sax, a lenda parece ter surgido por volta de 1946. Os corvos foram usados como observadores (não oficiais) durante a guerra, para aviões e bombas inimigos. Pouco antes de a torre ser reaberta em janeiro de 1946, alguns pássaros escaparam, fazendo com que novos corvos fossem adotados a tempo do dia da inauguração.

Desde então, os guardas da Torre de Londres passaram a cortar uma membrana de uma das asas dos corvos — ação que não magoa as aves. Ao desequilibrar o seu voo, os corvos ficam a voar em círculos, e não conseguem afastar-se muito da torre.

Em 2019, dois dos corvos tiveram crias pela primeira vez em 30 anos. Apenas uma permaneceu na torre.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …