Corrida às vacinas pelo mundo: Espanha e Alemanha querem vacinar em janeiro. EUA estimam começar já em dezembro

Depois de várias farmacêuticas darem conta de que as vacinas que estão a desenvolver têm um alto nível de eficácia, são muitos os países que já começam a planear vacinar a população. Os EUA querem começar o processo já em dezembro. Espanha e Alemanha vão iniciar a partir de janeiro.

Os EUA esperam começar a campanha de vacinação contra a covid-19 antes de meados de dezembro, assim que obtiverem a aprovação das autoridades sanitárias, anunciou este domingo Moncef Slaoui, um alto quadro da ação governamental para a vacinação.

“O nosso plano é de conseguir transportar as vacinas para os locais de imunização nas 24 horas seguintes à aprovação. Espero, por isso, que tenha início no segundo dia após a aprovação, ou seja, 11 ou 12 de dezembro“, disse Moncef Slaoui em declarações à CNN.

Este alto quadro acrescentou que, uma vez lançada esta campanha de vacinação massiva, o país deverá atingir a “imunidade coletiva” em maio.

“Normalmente, com o nível de eficácia que temos (95%), o facto de imunizar quase 70% da população permitirá ter uma imunidade coletiva. Segundo os nossos estudos, deverá acontecer em maio”, afirmou.

Para Moncef Slaoui o sucesso da campanha está também dependente do fator social, já que existe uma desconfiança em relação à vacina. “Espero que baixe a perceção negativa que há em torno da vacina e que aumentem os níveis de aceitação. Vai ser essencial para nos ajudar”, afirmou.

Dez meses depois de se ter conseguido isolar e sequenciar o novo coronavírus, o grupo farmacêutico Pfizer e a BioNTech pediram na sexta-feira à Agência de Medicamentos dos Estados Unidos para autorizar a sua vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Este pedido era esperado há vários dias, uma vez que tinha sido publicado o resultado do ensaio clínico realizado desde julho em mais de 44 mil voluntários em vários países, segundo o qual a vacina seria 95% eficaz na prevenção da Covid-19, sem efeitos secundários.

A agência dos Estados Unidos anunciou que a reunião do comité consultivo de vacinas para analisar o pedido deverá realizar-se a 10 de dezembro.

A opinião deste comité é consultiva. A decisão de autorizar ou não a vacina estará nas mãos dos cientistas da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos. Se houver “luz verde”, a vacina poderá ser tomada ainda na primeira quinzena de dezembro.

O Governo, ainda liderado do Donald Trump, está a planear vacinar 20 milhões de pessoas em risco em dezembro e a partir daí 25 a 30 milhões por mês.

Para já, e enquanto a vacina não é administrada e o número de infetados continuar a evoluir, o regulador norte-americano dos medicamentos concedeu uma autorização de emergência para a utilização no país do tratamento com anticorpos monoclonais administrado a Donald Trump em outubro.

O cocktail combina dois poderosos anticorpos e mostrou resultados eficazes em pacientes, se administrado na fase inicial da doença.

No que diz respeito à Europa, há também uma grande preocupação por parte dos líderes mundiais para que a população comece a ser vacinada o mais rápido possível.

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, referiu este domingo que a Espanha e a Alemanha serão os únicos países europeus a ter um plano estruturado para iniciar a vacinação da população contra a covid-19 já a partir de janeiro de 2021.

De acordo com as explicações do líder do governo, o plano de vacinação espanhol deve ser aprovado pelo Conselho de Ministros na terça-feira e assenta em cinco eixos. Haverá 13 mil pontos de vacinação e uma estratégia nacional única, desenvolvida por um grupo multidisciplinar de peritos.

“Todos os anos, 10 milhões de pessoas são vacinadas em Espanha contra a gripe. Por conseguinte, considera-se que o Sistema Nacional de Saúde está preparado para atingir este objetivo. Um exemplo: este ano, em oito semanas, 14 milhões de pessoas foram vacinadas”, referiu Sánchez, assegurando que os grupos considerados prioritários vão ter acesso à vacina.

Paralelamente, o primeiro-ministro espanhol avançou que o país está já a criar condições logísticas para garantir “a temperatura necessária” para a conservação da vacina, que, no caso da BioNTech/Pfizer, exige uma temperatura de 70 graus negativos.

A União Europeia já assinou contratos com as empresas farmacêuticas AstraZeneca, Sanofi, Janssen e BioNTech/Pfizer para mil milhões de doses expansíveis, a assinatura com a CureVac estará iminente e as negociações com Moderna para 400 milhões de vacinas adicionais estão numa fase muito avançada.

Espanha, segundo Sánchez, será responsável por 10% dessas doses que a União Europeia poderá colocar à disposição dos países membros.

O país vizinho é atualmente o sexto do mundo com mais casos de infeção identificados (mais de 1,5 milhões) e o nono com mais mortes (42619).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, Espanha e Alemanha já têm um plano preparado para vacinar a totalidade da população.
    Em Portugal, a DGS esteve com os comunistas a preparar um plano para se realizar o congresso do PCP em segurança.

    • Não libertando a DGS e muito menos o governo de toda a incompetência que tem mostrado na abordagem do vírus e nas medidas tomadas.

      Mas neste caso, isto não passa de uma medida política do Sanchez, o plano cria-se em menos de 24 horas, no caso de Espanha é fácil, basta o Sanchez dizer na televisão o que lhe vier à cabeça e pronto, as principais TVs do pais não contradizem (ou acaba os apoios) e as estrangeiras usam como sendo verdade.

      Agora a serio, o que vai ele fazer !!!
      “Paralelamente, o primeiro-ministro espanhol avançou que o país está já a criar condições logísticas para garantir “a temperatura necessária” para a conservação da vacina, que, no caso da BioNTech/Pfizer, exige uma temperatura de 70 graus negativos”

      Em primeiro lugar, falta o criar o transporte, aviões e camiões não estão preparados, terá de ser contentores e é extremamente difícil garantir a temperatura, existe limite de quantidade de transporte, mas lá está basta dizer que está a criar assim como iria ter alguns hospitais de campanha em abril que até hoje não abriram.
      Falta ainda ele esclarecer se os locais onde se vai dar a vacina tem capacidade para manter a -70 e que quantidade conseguem manter.

      Enfim … acho que é das poucas vezes que a ministra fez algo de jeito, esperar para ver que vacina vai ser entregue, como vai ser entregue, (já temos onde).
      Depois logo se vê qual a logística a criar sendo que as 3 requerem medidas muito diferentes.

      Quanto á lista de prioridades não serve de nada ate saber qual o grupo em que a vacina tem efeito, a de Oxford em principio tem mais sucesso no grupo de risco, logo faz sentido aplicar neste grupo primeiro, mas se for a da Moderna que tem como objectivo os grupos de meia idade (li algures), não faz grande sentido dar-la aos grupos de risco em primeiro lugar.

    • Os comunistas são tudo menos apologistas da liberdade.
      Segundo a tradição comunista, a iniciativa privada é uma coisa que é demonizada e deve ser reprimida.
      Eu amo a liberdade. A liberdade na sua globalidade. A liberdade nos costumes sociais, mas também nas práticas profissionais e laborais. Neste momento, em Portugal, talvez o Iniciativa Liberal seja o único partido que possa usar a palavra liberdade em todos os contextos, com alguma autoridade. O Partido Comunista não pode de certeza usar a palavar liberdade com autoridade, quer pelas razões apontadas, quer porque no pós 25 de Abril tentou instaurar uma ditatura comunista em Portugal

      • Terá de ser um comunista a responder_lhe, de qualquer modo acho que está confundindo ideologia com os ditadores e outros Energúmenos e criminosos que dela se aproveitaram e desvirtuaram. Cumprimentos

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …