Coronavírus ligado aos casos de Ovar tem mutação genética única no país

Estela Silva / EPA

GNR com máscara em Ovar

Na maior parte das amostras do vírus associado aos casos de Ovar identificou-se uma mutação genética única, que não se encontra no resto do país. Contudo, esta pode não ter qualquer influência na gravidade da doença ou numa maior transmissão do vírus.

Como noticiou na quarta-feira o Público, referindo dados da Direção-Geral da Saúde, até à data, foram detetados em Ovar 677 casos e sequenciados cerca de 100 genomas do vírus recolhido nas amostras desse concelho. Na maioria, detetou-se uma mutação única, diferente das outras 47 encontradas nos cerca de 800 genomas sequenciados em Portugal.

Uma dessas mutações genéticas – que ocorrem na proteína da espícula, responsável pela entrada do SARS-CoV-2 nas células humanas -, é a D614G, prevalecente nos genomas do vírus encontrados na Europa e nos Estados Unidos.

“Fizemos uma amostragem muito significativa e sequenciámos imensos vírus associados às pessoas da região de Ovar”, explicou ao Público João Paulo Gomes, bioinformático e responsável do Núcleo de Bioinformática do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), em Lisboa.

Todos os genomas ligados ao cluster de Ovar tinham a D614G. Além disso, a maioria tinha uma mutação não detetada nos restantes vírus em Portugal, a D839Y. Ainda não se sabe qual o efeito desta modificação.

Os cientistas chamam à D839Y uma “mutação marcadora”, porque marca um determinado braço filogenético do vírus, em que todos os genomas desse braço partilham essa mutação. “Raramente vemos esta mutação quando fazemos comparações com as bases de dados [genéticas] públicas europeias”, disse João Paulo Gomes.

Os cerca de 100 genomas associados aos casos Ovar encontram-se dentro e fora do concelho, que teve uma cerca sanitária que o manteve isolado do resto do país, entre 18 de março e 18 de abril.

“Não deixa de ser curioso que a esmagadora maioria desses genomas tenha essa mutação, o que faz supor que a entrada da infeção em Ovar tenha sido feita numa única entrada”, acrescentou o bioinformático.

O Público frisou que esta mutação pode não ter influência na gravidade da doença ou na maior transmissão do vírus, visto que as mutações relacionam-se com a evolução natural do vírus durante o processo infecioso à medida que vai passando de pessoa para pessoa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …