Coronavírus ligado aos casos de Ovar tem mutação genética única no país

Estela Silva / EPA

GNR com máscara em Ovar

Na maior parte das amostras do vírus associado aos casos de Ovar identificou-se uma mutação genética única, que não se encontra no resto do país. Contudo, esta pode não ter qualquer influência na gravidade da doença ou numa maior transmissão do vírus.

Como noticiou na quarta-feira o Público, referindo dados da Direção-Geral da Saúde, até à data, foram detetados em Ovar 677 casos e sequenciados cerca de 100 genomas do vírus recolhido nas amostras desse concelho. Na maioria, detetou-se uma mutação única, diferente das outras 47 encontradas nos cerca de 800 genomas sequenciados em Portugal.

Uma dessas mutações genéticas – que ocorrem na proteína da espícula, responsável pela entrada do SARS-CoV-2 nas células humanas -, é a D614G, prevalecente nos genomas do vírus encontrados na Europa e nos Estados Unidos.

“Fizemos uma amostragem muito significativa e sequenciámos imensos vírus associados às pessoas da região de Ovar”, explicou ao Público João Paulo Gomes, bioinformático e responsável do Núcleo de Bioinformática do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), em Lisboa.

Todos os genomas ligados ao cluster de Ovar tinham a D614G. Além disso, a maioria tinha uma mutação não detetada nos restantes vírus em Portugal, a D839Y. Ainda não se sabe qual o efeito desta modificação.

Os cientistas chamam à D839Y uma “mutação marcadora”, porque marca um determinado braço filogenético do vírus, em que todos os genomas desse braço partilham essa mutação. “Raramente vemos esta mutação quando fazemos comparações com as bases de dados [genéticas] públicas europeias”, disse João Paulo Gomes.

Os cerca de 100 genomas associados aos casos Ovar encontram-se dentro e fora do concelho, que teve uma cerca sanitária que o manteve isolado do resto do país, entre 18 de março e 18 de abril.

“Não deixa de ser curioso que a esmagadora maioria desses genomas tenha essa mutação, o que faz supor que a entrada da infeção em Ovar tenha sido feita numa única entrada”, acrescentou o bioinformático.

O Público frisou que esta mutação pode não ter influência na gravidade da doença ou na maior transmissão do vírus, visto que as mutações relacionam-se com a evolução natural do vírus durante o processo infecioso à medida que vai passando de pessoa para pessoa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …