//

Coronavírus também já está a espalhar-se pela Internet

Estão a circular pela Internet ficheiros maliciosos mascarados de documentos PDF, mp4 e docx relacionados com o coronavírus.

A empresa de cibersegurança Kaspersky encontrou ficheiros maliciosos disfarçados de documentos relacionados com o coronavírus. Os ficheiros estavam mascarados em ficheiros PDF, mp4 e docx, e tinham uma designação que indicava que continham instruções em vídeo sobre formas de proteção e deteção do vírus, assim como as últimas atualizações sobre o tema.

No entanto, os ficheiros eram apenas o veículo para um conjunto de ameaças (trojans e worms) com capacidade de bloquear, modificar, copiar e até destruir dados ou interferir com o funcionamento de computadores e redes informáticas.

O surto do novo vírus detetado na China já se transformou numa ameaça real à cibersegurança e, até à data, a empresa já identificou 10 ficheiros maliciosos.

“O coronavírus e a evolução do seu estado de propagação são atualmente notícia em todos os meios, sendo este um tema tão mediático que já foi utilizado pelos hackers como isco”, sublinha, em comunicado, Anton Ivanov, analista de malware da Kaspersky.

“Até ao momento, identificámos dez ficheiros de malware, mas é previsível que este número aumente, devido ao interesse que a doença suscita, não só junto de órgãos de comunicação social, como da população em geral”, acrescentou o responsável.

“À medida que as pessoas virem cada vez mais a sua saúde em risco, é de prever que se propague mais malware oculto em documentos falsos sobre o coronavírus”, justificou, citado pelo Expresso.

A empresa de cibersegurança recomenda que os utilizadores evitem links suspeitos que prometem conteúdos exclusivos, estejam atentos à extensão dos ficheiros descarregados e recorram a soluções de segurança fiáveis para proteger os seus computadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.