Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

Wu Hong / EPA

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados.

A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de coronavírus na China aumentou para 81 e o vírus se propagou para mais de dez países.

Depois das ações asiáticas, os receios propagam-se agora até às bolsas europeias. De acordo com o Eco, o Stoxx 600 – índice que agrega as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente – cai 1,96%, para a fasquia mais baixa desde 8 de janeiro.

Ainda de acordo com o diário económico, as mineiras estão entre os títulos mais penalizados nas praças europeias, com quedas acima de 3%, estando a ser pressionadas pela respetiva exposição à China.

Em Lisboa, o PSI-20 também cede: o índice bolsista nacional cai 1,48%, para os 5.208,4 pontos, condicionado pelas quedas do BCP e da Galp Energia que desvaloriza 2,69%. O preço do barril de Brent, referência para as importações nacionais, tomba 3,3%, caindo abaixo da fasquia dos 60 dólares pela primeira vez desde o início de novembro.

Marc Chandler, estratega chefe de mercado da Bannockburn Securities, disse, numa nota enviada à Reuters, que “o coronavírus é um choque económico e financeiro. A extensão desse choque ainda precisa de ser avaliada, mas poderia ser a faísca para um ajuste indiscutivelmente duradouro no mercado de capitais”.

O Eco avisa que, face a estes receios, os investidores estão a procurar refúgio, nomeadamente o ouro, cujas cotações avançam 0,88%, para os 1.584,199 dólares, a fasquia mais elevada desde 8 de janeiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades da Austrália querem proibir uso de roupas casuais (no escritório e em teletrabalho)

Em fevereiro, um dos maiores departamentos governamentais da Austrália listou botas Ugg, chinelos e roupas desportivas, como camisolas de futebol, entre as peças de roupa consideradas demasiado casuais para o trabalho. As regras do Departamento de …

Cavaco cita o seu próprio livro para responder à comissão de inquérito ao Novo Banco

O ex-Presidente da República respondeu à comissão de inquérito ao Novo Banco recorrendo a transcrições do seu livro "Quinta-feira e Outros Dias". Nas respostas "ao grupo de questões relacionadas com a crise do BES", a que …

"Um dia histórico". Governo aprova Estatuto dos Profissionais da Cultura

A ministra da Cultura confirmou, esta quinta-feira, que foi aprovado o Estatuto dos Profissionais da Cultura, que vai seguir agora para consulta pública, lembrando que ainda "existe espaço para melhorias". Na conferência de imprensa depois do …

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …