Coreia do Norte pode não estar a cumprir o que prometeu

Donald Trump / Instagram

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente do EUA, Donald Trump

Apesar da promessa de desnuclearização, a Coreia do Norte continua os trabalhos no seu reator nuclear. A denúncia é do grupo de monitorização 38 North, com base em imagens de satélite recolhidas na semana passada.

Segundo uma análise de três especialistas para o 38 North, um grupo que monitoriza a Coreia do Norte, o regime norte-coreano está a desenvolver a infraestrutura rapidamente, apesar do acordo com os Estados Unidos que previa a completa desnuclearização da península.

O grupo de monitorização 38 North apoia-se em imagens de satélite do principal complexo nuclear da Coreia do Norte, que alberga o reator de Yongbyon.

As imagens foram captadas no dia 21 de junho e revelam que foram realizadas algumas modificações no complexo nuclear, como um novo sistema secundário para arrefecer o reator da principal central norte-coreana e novas instalações cujo objetivo ainda é desconhecido, avança o Observador.

Os especialistas afirmam que estas melhorias infraestruturais já estariam planeadas e não têm qualquer relação com o acordo entre Kim Jong-un e Donald Trump, na cimeira histórica que aconteceu em Singapura no passado dia 12 de junho.

A imagens de satélite mostram uma expansão do complexo e uma descarga de água do reator, usada para o arrefecer quando está em funcionamento. No entanto, não mostram indícios de que o reator esteja efetivamente a produzir plutónio. Isto pode ser explicado pela falta de resolução das imagens e também pela altura do ano.

Além disso, as imagens permitem ainda concluir que o ritmo de construção em instalações de apoio em todo o complexo não abrandou. Aliás, a construção de um prédio de escritórios de engenharia foi concluída, adianta o Expresso.

O governo sul-coreano não confirmou os desenvolvimentos, mas diz estar a acompanhar de perto a situação.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, comprometeu-se a fazer uma “desnuclearização completa”, mas parece não estar a cumprir a sua promessa. Ainda assim, o acordo, assinado no dia 12 de junho, não estipula obrigações concretas para a Coreia do Norte sobre os passos que deve tomar para cumprir esta promessa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …