Um juiz federal dos Estados Unidos condenou a Coreia do Norte a indemnizar os pais de Otto Warmbier em 501 milhões de dólares, cerca de 440 milhões de euros.
Otto Warmbier, um estudante norte-americano de 22 anos, foi detido na Coreia do Norte em janeiro de 2016, acusado de ter danificado um poster do regime. Foi posteriormente libertado e devolvido aos Estados Unidos com lesões cerebrais profundas que o conduziram à morte em 2017.
Agora, um juiz federal dos Estados Unidos condenou a Coreia do Norte a indemnizar os pais de Otto Warmbier em 501 milhões de dólares (440 milhões de euros, aproximadamente). No entanto, é pouco provável que os pais dos jovem recebam a indemnização, visto que os dois países não possuem qualquer tipo de relação diplomática formal.
“Estamos agradecidos que os Estados Unidos da América tenham um sistema judicial aberto e justo, para que o mundo consiga ver que o regime dos Kim é legalmente e moralmente responsável pela morte do Otto”, afirmaram os pais do jovem, citados pelo Público.
A ação judicial foi submetida em abril deste ano e alegava que o estudante foi severamente torturado na Coreia do Norte, sendo devolvido aos Estados Unidos cego, surdo e sem qualquer capacidade de comunicação.
“O facto de a Coreia do Norte ter prolongado por mais de um ano a detenção de Otto nestas condições, ao invés de o terem enviado para os EUA para obter tratamento médico, representa a natureza deliberada do tratamento brutal de Otto perpetrado pelo Estado totalitário”, escreveu o juiz Howell.
A sentença desta segunda-feira trouxe alguma esperança aos pais do jovem norte-americano que, desde junho do ano passado, procuram responsabilizar a Coreia do Norte pela morte do filho.
Mas alguém ainda se admira ?
Eles têm prazer em fazer sofrer quem não é da cor deles.
E para que ele não pudesse contar NADA do que viu puseram-no cego, surdo e mudo.
O que é que os “kamaradas” cá do burgo têm a dizer ? Que é tudo mentira, está mais que visto !
Cambada !