Coreia do Norte condenada a indemnizar pais de Otto Warmbier em 440 milhões de euros

(dv) KNS / KCNA

Um juiz federal dos Estados Unidos condenou a Coreia do Norte a indemnizar os pais de Otto Warmbier em 501 milhões de dólares, cerca de 440 milhões de euros.

Otto Warmbier, um estudante norte-americano de 22 anos, foi detido na Coreia do Norte em janeiro de 2016, acusado de ter danificado um poster do regime. Foi posteriormente libertado e devolvido aos Estados Unidos com lesões cerebrais profundas que o conduziram à morte em 2017.

Agora, um juiz federal dos Estados Unidos condenou a Coreia do Norte a indemnizar os pais de Otto Warmbier em 501 milhões de dólares (440 milhões de euros, aproximadamente). No entanto, é pouco provável que os pais dos jovem recebam a indemnização, visto que os dois países não possuem qualquer tipo de relação diplomática formal.

Estamos agradecidos que os Estados Unidos da América tenham um sistema judicial aberto e justo, para que o mundo consiga ver que o regime dos Kim é legalmente e moralmente responsável pela morte do Otto”, afirmaram os pais do jovem, citados pelo Público.

A ação judicial foi submetida em abril deste ano e alegava que o estudante foi severamente torturado na Coreia do Norte, sendo devolvido aos Estados Unidos cego, surdo e sem qualquer capacidade de comunicação.

“O facto de a Coreia do Norte ter prolongado por mais de um ano a detenção de Otto nestas condições, ao invés de o terem enviado para os EUA para obter tratamento médico, representa a natureza deliberada do tratamento brutal de Otto perpetrado pelo Estado totalitário”, escreveu o juiz Howell.

A sentença desta segunda-feira trouxe alguma esperança aos pais do jovem norte-americano que, desde junho do ano passado, procuram responsabilizar a Coreia do Norte pela morte do filho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas alguém ainda se admira ?
    Eles têm prazer em fazer sofrer quem não é da cor deles.
    E para que ele não pudesse contar NADA do que viu puseram-no cego, surdo e mudo.
    O que é que os “kamaradas” cá do burgo têm a dizer ? Que é tudo mentira, está mais que visto !
    Cambada !

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …