3 meses depois, ainda ninguém sabe como morreu estudante “torturado” na Coreia

(dv) KNS / KCNA

O estudante norte-americano Otto Warmbier, de 22 anos, detido em 2016 pela Coreia do Norte

A médica legista que examinou o corpo de Otto Warmbier não confirma as denuncias de tortura feitas pelos pais do estudante e diz que não detetou nenhum sinal claro de que o jovem tenha sido torturado.

Segundo o Expresso, os pais do estudante detido na Coreia do Norte depois de ter roubado um poster de propaganda num hotel da capital em 2016 denuncia “tortura sistemática”.

Fred e Cindy Warmbier denunciam que quando o jovem chegou aos EUA em coma, “contorcia-se violentamente” e produzia “sons inumanos”, além de ter as pernas e os braços “completamente deformados“, uma cicatriz na planta de um dos pés de uma ferida que parecia já ter algum tempo e a dentição inferior dava a entender que “alguém usou um alicate” para mudar os dentes de sítio.

“O Otto foi sistematicamente torturado e intencionalmente ferido por Kim Jong-un e o seu regime”, garantiu o pai do estudante.

O jovem morreu a 19 de junho deste anos, já depois de ter sido libertado por Pyongyang por “motivos humanitários”, alegou a Coreia do Norte.

Passados mais de 3 meses da sua morte, as causas continuam por apurar, com os médicos legistas a não saber explicar as lesões do estudante.

A médica legista contraria a versão dos pais e disse, numa entrevista na terça-feira à noite, que não se sabe “o que lhe aconteceu e essa é a verdade”. Lakshmi Sammarco garante que o jovem morreu por falta de oxigénio no cérebro e que não detetou “quaisquer sinais óbvios de tortura”.

“Senti-me muito confortável com o facto de não haver qualquer prova de trauma” nos dentes do estudante, acrescentou a médica; as únicas marcas detetadas no seu corpo foram pequenas cicatrizes, incluindo num dos pés – uma delas ainda está por explicar.

Além disso, o corpo de Otto e a sua pele estavam em “excelente condição” para alguém que esteve acamado durante mais de um ano. As conclusões da médica legista, à cabeça que o estudante morreu por falta de oxigénio no sangue e no cérebro causada por um ferimento com mais de um ano, tiveram por base um exame externo ao corpo e raios-X, já que os seus pais recusaram que lhe fosse feita uma autópsia.

Os espamos musculares, movimentos dos olhos e barulhos potencialmente “inumanos” são sintomas consistentes com a deprivação de oxigénio, explicou na quarta-feira Sammarco.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …

Rhys Williams fez parceria com van Dijk. Há um ano jogava numa liga amadora

Rhys Williams estreou-se a titular pela equipa principal do Liverpool e logo ao lado de Virgil van Dijk. Ainda na época passada, o jovem central estava numa equipa do sexto escalão inglês. Esta quinta-feira, o Liverpool …

OMS admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano

A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano …