3 meses depois, ainda ninguém sabe como morreu estudante “torturado” na Coreia

(dv) KNS / KCNA

O estudante norte-americano Otto Warmbier, de 22 anos, detido em 2016 pela Coreia do Norte

A médica legista que examinou o corpo de Otto Warmbier não confirma as denuncias de tortura feitas pelos pais do estudante e diz que não detetou nenhum sinal claro de que o jovem tenha sido torturado.

Segundo o Expresso, os pais do estudante detido na Coreia do Norte depois de ter roubado um poster de propaganda num hotel da capital em 2016 denuncia “tortura sistemática”.

Fred e Cindy Warmbier denunciam que quando o jovem chegou aos EUA em coma, “contorcia-se violentamente” e produzia “sons inumanos”, além de ter as pernas e os braços “completamente deformados“, uma cicatriz na planta de um dos pés de uma ferida que parecia já ter algum tempo e a dentição inferior dava a entender que “alguém usou um alicate” para mudar os dentes de sítio.

“O Otto foi sistematicamente torturado e intencionalmente ferido por Kim Jong-un e o seu regime”, garantiu o pai do estudante.

O jovem morreu a 19 de junho deste anos, já depois de ter sido libertado por Pyongyang por “motivos humanitários”, alegou a Coreia do Norte.

Passados mais de 3 meses da sua morte, as causas continuam por apurar, com os médicos legistas a não saber explicar as lesões do estudante.

A médica legista contraria a versão dos pais e disse, numa entrevista na terça-feira à noite, que não se sabe “o que lhe aconteceu e essa é a verdade”. Lakshmi Sammarco garante que o jovem morreu por falta de oxigénio no cérebro e que não detetou “quaisquer sinais óbvios de tortura”.

“Senti-me muito confortável com o facto de não haver qualquer prova de trauma” nos dentes do estudante, acrescentou a médica; as únicas marcas detetadas no seu corpo foram pequenas cicatrizes, incluindo num dos pés – uma delas ainda está por explicar.

Além disso, o corpo de Otto e a sua pele estavam em “excelente condição” para alguém que esteve acamado durante mais de um ano. As conclusões da médica legista, à cabeça que o estudante morreu por falta de oxigénio no sangue e no cérebro causada por um ferimento com mais de um ano, tiveram por base um exame externo ao corpo e raios-X, já que os seus pais recusaram que lhe fosse feita uma autópsia.

Os espamos musculares, movimentos dos olhos e barulhos potencialmente “inumanos” são sintomas consistentes com a deprivação de oxigénio, explicou na quarta-feira Sammarco.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …