Coreia do Norte pode estar a desenvolver novo tipo de míssil difícil de intercetar

Konstantin Alysh / Wikimedia

Lançamento de um míssil de cruzeiro russo Iskander-M na região de Leningrado

A Coreia do Norte pode estar a desenvolver um novo tipo de míssil que pode penetrar nas defesas áreas dos país vizinhos, alertou o ministro da Defesa japonês, Takeshi Iwaya, em conferência de imprensa.

De acordo com o governante, que é citado pelo The Mainichi, os dois projéteis lançados a na última semana por Pionyang em direção ao mar do Japão atingiram cerca de 100 quilómetros de altitude e correspondem já as novas armas que estão a ser desenvolvidas.

Iwaya disse também que estes dois mísseis são construídos com características que impedem a sua deteção precoce de posterior interceção.

“É provável que a Coreia do Norte esteja a desenvolver mísseis que seguem uma rota de voo irregular e inferior daquilo que é o normal. Há uma boa possibilidade de [a Coreia do Norte] estar a aplicar tecnologias de mísseis de curto alcance àqueles de maior alcance”, explicou, citado pelo mesmo média internacional.

Os mísseis foram disparados a partir de um novo sistema múltiplo de lançadores de foguetes. Os testes foram supervisionados pelo líder norte-coreano Kim Jong-un.

O Exército da Coreia do Sul informou que os projéteis viajaram uma distância de 380 quilómetros, tendo atingido uma altitude máxima de 97 metros.

O ministro da Defesa do Japão disse que os mísseis não afetaram a segurança do Japão nem atingiram a zona económica exclusiva da ilha, mas condenou os testes que considerou ser um “clara violação”`às resoluções do Conselho de Segurança da Onu.

Por sua vez, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não acreditar que Kim Jong-un tenha violado qualquer compromisso com a sua administração ao lançar estes projéteis. “[O Presidente norte-coreano] gosta de testar mísseis, mas nunca restringimos mísseis de curto alcance”, disse o líder da Casa Branca.

Dias antes do teste da Coreia do Norte – o sétimo em menos de um mês -, o governo sul-coreano decidiu não estender o acordo de troca de informações com o Japão que ambos os países haviam assinado em 2016 para cooperar face à crescente ameaça de Pionyang, que levantou dúvidas sobre a segurança regional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …