Coreia do Norte suspende acordo com Sul e ameaça encontro com Trump

Korea Summit Press / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na Cimeira de Panmunjom

A Coreia do Norte suspendeu as negociações com a Coreia do Sul e apresentou como motivo os eventuais exercícios militares entre sul-coreanos e norte-americanos.

Em paralelo, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, informou que pode cancelar a cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 12, em Singapura. A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Segundo a KCNA, os exercícios militares têm efeito de provocação. “É um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra o desenvolvimento político positivo na Península Coreana”, diz a nota da agência oficial da Coreia do Norte.

Antes, a Coreia do Sul tinha anunciado um acordo com o Norte para manter conversações de alto nível sobre medidas para a desnuclearização na Península Coreana, a aproximação de famílias separadas durante a guerra entre os dois países e futuros acordos em várias áreas.

O mês passado, o líder norte-coreano Kim Jong-un reuniu-se com o presidente sul-coreano Moon Jae-in numa cimeira histórica, tendo na altura anunciado um acordo para que a  Coreia do Norte prescindisse do seu programa nuclear. Sul-coreanos e norte-coreanos procuram uma aproximação política desde janeiro.

A Coreia do Sul também se comprometeu a desmantelar o local de testes nucleares de Punggye-ri até o final de maio, antes da cúpula norte-coreana-norte-americana, e suspendeu o lançamento de mísseis nucleares, mas não se comprometeu a abandonar o programa nuclear.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, adiantou que os preparativos para o encontro com Kim Jong-un foram mantidos. De acordo com a porta-voz, não houve nenhuma “notificação” acerca do cancelamento do encontro.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Capeta, tem toda a razão… qual é o sentido de fazer acordos com os EUA e a Coreia do Sul? Então diga-me lá, se você fosse a Coreia do Norte e lhe fosse exigido que acabasse com o seu programa nuclear mas depois a outra parte de recusa a acabar com o dela, o que é que você faria? E quando a única nação do mundo que alguma vez usou armas nucleares contra civis na história, é aquela que quer decidir quem pode e quem não pode ter armas e programas nucleares, da forma que mais convém aos seus interesses de dominância mundial – os EUA. Você acha que a Coreia do Norte só tinha era de se prostrar ante os caprichos dos outros?

    Epá o Kim Jong-Un até já deixou que lhe enfiassem o dedo no cú… Agora, abanar é que não!

  2. A procura da paz pelas duas Coreias é bem vinda. E do ponto de vista humano, porque milhares de famílias ficaram separadas por uma vida, o que é desumano.
    O mesmo não se poderá dizer da intromissão sistemática dos E.U..
    Para as duas Coreias, estou convencido, tudo correria melhor mantendo os E.U, fora das negociações e fora dos acordos.
    A paz, é boa demais, para que muitos interesseiros a desejem!
    E fica a impressão, muitas vezes, que só tem direito à paz, quem para isso for sorteado pelos E.U.
    Uma injustiça à vista de todos, mas que parece ninguém querer ver, principalmente o governo norte-americano.

  3. o mal é todos fazer as vontades aos americanos, se as nassões se unice e metesse eles no lugar veriam os americanos vaixar a coeca, mas enquanto os americanos tiver versais nada irá mudar

  4. Onde os USA estiverem metidos só sai TRAMPA.
    Só quem for ingénuo é que acreditará na boa fé dos Estados Unidos.
    Se por ventura algum dia a amizade e as boas relações vingarem entre as duas Coreias, iremos ver os Estados Unidos, tão colaborantes com a Coreia do Sul, a tornarem-se seu inimigo.
    Nada de bom se pode esperar da corja americana.

  5. Convém esclarecer que o “Eu” não é o “Eu!” – embora eu esteja de acordo com o que ele escreveu!
    Portanto, se quer que alguém respeite a sua opinião, primeiro tem que respeitar a Língua Portuguesa!!

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …