Coreia do Norte suspende acordo com Sul e ameaça encontro com Trump

Korea Summit Press / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na Cimeira de Panmunjom

A Coreia do Norte suspendeu as negociações com a Coreia do Sul e apresentou como motivo os eventuais exercícios militares entre sul-coreanos e norte-americanos.

Em paralelo, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, informou que pode cancelar a cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 12, em Singapura. A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Segundo a KCNA, os exercícios militares têm efeito de provocação. “É um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra o desenvolvimento político positivo na Península Coreana”, diz a nota da agência oficial da Coreia do Norte.

Antes, a Coreia do Sul tinha anunciado um acordo com o Norte para manter conversações de alto nível sobre medidas para a desnuclearização na Península Coreana, a aproximação de famílias separadas durante a guerra entre os dois países e futuros acordos em várias áreas.

O mês passado, o líder norte-coreano Kim Jong-un reuniu-se com o presidente sul-coreano Moon Jae-in numa cimeira histórica, tendo na altura anunciado um acordo para que a  Coreia do Norte prescindisse do seu programa nuclear. Sul-coreanos e norte-coreanos procuram uma aproximação política desde janeiro.

A Coreia do Sul também se comprometeu a desmantelar o local de testes nucleares de Punggye-ri até o final de maio, antes da cúpula norte-coreana-norte-americana, e suspendeu o lançamento de mísseis nucleares, mas não se comprometeu a abandonar o programa nuclear.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, adiantou que os preparativos para o encontro com Kim Jong-un foram mantidos. De acordo com a porta-voz, não houve nenhuma “notificação” acerca do cancelamento do encontro.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Capeta, tem toda a razão… qual é o sentido de fazer acordos com os EUA e a Coreia do Sul? Então diga-me lá, se você fosse a Coreia do Norte e lhe fosse exigido que acabasse com o seu programa nuclear mas depois a outra parte de recusa a acabar com o dela, o que é que você faria? E quando a única nação do mundo que alguma vez usou armas nucleares contra civis na história, é aquela que quer decidir quem pode e quem não pode ter armas e programas nucleares, da forma que mais convém aos seus interesses de dominância mundial – os EUA. Você acha que a Coreia do Norte só tinha era de se prostrar ante os caprichos dos outros?

    Epá o Kim Jong-Un até já deixou que lhe enfiassem o dedo no cú… Agora, abanar é que não!

  2. A procura da paz pelas duas Coreias é bem vinda. E do ponto de vista humano, porque milhares de famílias ficaram separadas por uma vida, o que é desumano.
    O mesmo não se poderá dizer da intromissão sistemática dos E.U..
    Para as duas Coreias, estou convencido, tudo correria melhor mantendo os E.U, fora das negociações e fora dos acordos.
    A paz, é boa demais, para que muitos interesseiros a desejem!
    E fica a impressão, muitas vezes, que só tem direito à paz, quem para isso for sorteado pelos E.U.
    Uma injustiça à vista de todos, mas que parece ninguém querer ver, principalmente o governo norte-americano.

  3. o mal é todos fazer as vontades aos americanos, se as nassões se unice e metesse eles no lugar veriam os americanos vaixar a coeca, mas enquanto os americanos tiver versais nada irá mudar

  4. Onde os USA estiverem metidos só sai TRAMPA.
    Só quem for ingénuo é que acreditará na boa fé dos Estados Unidos.
    Se por ventura algum dia a amizade e as boas relações vingarem entre as duas Coreias, iremos ver os Estados Unidos, tão colaborantes com a Coreia do Sul, a tornarem-se seu inimigo.
    Nada de bom se pode esperar da corja americana.

  5. Convém esclarecer que o “Eu” não é o “Eu!” – embora eu esteja de acordo com o que ele escreveu!
    Portanto, se quer que alguém respeite a sua opinião, primeiro tem que respeitar a Língua Portuguesa!!

RESPONDER

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …