Coreia do Norte suspende acordo com Sul e ameaça encontro com Trump

Korea Summit Press / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na Cimeira de Panmunjom

A Coreia do Norte suspendeu as negociações com a Coreia do Sul e apresentou como motivo os eventuais exercícios militares entre sul-coreanos e norte-americanos.

Em paralelo, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, informou que pode cancelar a cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 12, em Singapura. A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Segundo a KCNA, os exercícios militares têm efeito de provocação. “É um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra o desenvolvimento político positivo na Península Coreana”, diz a nota da agência oficial da Coreia do Norte.

Antes, a Coreia do Sul tinha anunciado um acordo com o Norte para manter conversações de alto nível sobre medidas para a desnuclearização na Península Coreana, a aproximação de famílias separadas durante a guerra entre os dois países e futuros acordos em várias áreas.

O mês passado, o líder norte-coreano Kim Jong-un reuniu-se com o presidente sul-coreano Moon Jae-in numa cimeira histórica, tendo na altura anunciado um acordo para que a  Coreia do Norte prescindisse do seu programa nuclear. Sul-coreanos e norte-coreanos procuram uma aproximação política desde janeiro.

A Coreia do Sul também se comprometeu a desmantelar o local de testes nucleares de Punggye-ri até o final de maio, antes da cúpula norte-coreana-norte-americana, e suspendeu o lançamento de mísseis nucleares, mas não se comprometeu a abandonar o programa nuclear.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, adiantou que os preparativos para o encontro com Kim Jong-un foram mantidos. De acordo com a porta-voz, não houve nenhuma “notificação” acerca do cancelamento do encontro.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Capeta, tem toda a razão… qual é o sentido de fazer acordos com os EUA e a Coreia do Sul? Então diga-me lá, se você fosse a Coreia do Norte e lhe fosse exigido que acabasse com o seu programa nuclear mas depois a outra parte de recusa a acabar com o dela, o que é que você faria? E quando a única nação do mundo que alguma vez usou armas nucleares contra civis na história, é aquela que quer decidir quem pode e quem não pode ter armas e programas nucleares, da forma que mais convém aos seus interesses de dominância mundial – os EUA. Você acha que a Coreia do Norte só tinha era de se prostrar ante os caprichos dos outros?

    Epá o Kim Jong-Un até já deixou que lhe enfiassem o dedo no cú… Agora, abanar é que não!

  2. A procura da paz pelas duas Coreias é bem vinda. E do ponto de vista humano, porque milhares de famílias ficaram separadas por uma vida, o que é desumano.
    O mesmo não se poderá dizer da intromissão sistemática dos E.U..
    Para as duas Coreias, estou convencido, tudo correria melhor mantendo os E.U, fora das negociações e fora dos acordos.
    A paz, é boa demais, para que muitos interesseiros a desejem!
    E fica a impressão, muitas vezes, que só tem direito à paz, quem para isso for sorteado pelos E.U.
    Uma injustiça à vista de todos, mas que parece ninguém querer ver, principalmente o governo norte-americano.

  3. o mal é todos fazer as vontades aos americanos, se as nassões se unice e metesse eles no lugar veriam os americanos vaixar a coeca, mas enquanto os americanos tiver versais nada irá mudar

  4. Onde os USA estiverem metidos só sai TRAMPA.
    Só quem for ingénuo é que acreditará na boa fé dos Estados Unidos.
    Se por ventura algum dia a amizade e as boas relações vingarem entre as duas Coreias, iremos ver os Estados Unidos, tão colaborantes com a Coreia do Sul, a tornarem-se seu inimigo.
    Nada de bom se pode esperar da corja americana.

  5. Convém esclarecer que o “Eu” não é o “Eu!” – embora eu esteja de acordo com o que ele escreveu!
    Portanto, se quer que alguém respeite a sua opinião, primeiro tem que respeitar a Língua Portuguesa!!

RESPONDER

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …