Coreia do Norte suspende acordo com Sul e ameaça encontro com Trump

Korea Summit Press / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na Cimeira de Panmunjom

A Coreia do Norte suspendeu as negociações com a Coreia do Sul e apresentou como motivo os eventuais exercícios militares entre sul-coreanos e norte-americanos.

Em paralelo, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, informou que pode cancelar a cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 12, em Singapura. A informação foi divulgada pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Segundo a KCNA, os exercícios militares têm efeito de provocação. “É um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra o desenvolvimento político positivo na Península Coreana”, diz a nota da agência oficial da Coreia do Norte.

Antes, a Coreia do Sul tinha anunciado um acordo com o Norte para manter conversações de alto nível sobre medidas para a desnuclearização na Península Coreana, a aproximação de famílias separadas durante a guerra entre os dois países e futuros acordos em várias áreas.

O mês passado, o líder norte-coreano Kim Jong-un reuniu-se com o presidente sul-coreano Moon Jae-in numa cimeira histórica, tendo na altura anunciado um acordo para que a  Coreia do Norte prescindisse do seu programa nuclear. Sul-coreanos e norte-coreanos procuram uma aproximação política desde janeiro.

A Coreia do Sul também se comprometeu a desmantelar o local de testes nucleares de Punggye-ri até o final de maio, antes da cúpula norte-coreana-norte-americana, e suspendeu o lançamento de mísseis nucleares, mas não se comprometeu a abandonar o programa nuclear.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, adiantou que os preparativos para o encontro com Kim Jong-un foram mantidos. De acordo com a porta-voz, não houve nenhuma “notificação” acerca do cancelamento do encontro.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Capeta, tem toda a razão… qual é o sentido de fazer acordos com os EUA e a Coreia do Sul? Então diga-me lá, se você fosse a Coreia do Norte e lhe fosse exigido que acabasse com o seu programa nuclear mas depois a outra parte de recusa a acabar com o dela, o que é que você faria? E quando a única nação do mundo que alguma vez usou armas nucleares contra civis na história, é aquela que quer decidir quem pode e quem não pode ter armas e programas nucleares, da forma que mais convém aos seus interesses de dominância mundial – os EUA. Você acha que a Coreia do Norte só tinha era de se prostrar ante os caprichos dos outros?

    Epá o Kim Jong-Un até já deixou que lhe enfiassem o dedo no cú… Agora, abanar é que não!

  2. A procura da paz pelas duas Coreias é bem vinda. E do ponto de vista humano, porque milhares de famílias ficaram separadas por uma vida, o que é desumano.
    O mesmo não se poderá dizer da intromissão sistemática dos E.U..
    Para as duas Coreias, estou convencido, tudo correria melhor mantendo os E.U, fora das negociações e fora dos acordos.
    A paz, é boa demais, para que muitos interesseiros a desejem!
    E fica a impressão, muitas vezes, que só tem direito à paz, quem para isso for sorteado pelos E.U.
    Uma injustiça à vista de todos, mas que parece ninguém querer ver, principalmente o governo norte-americano.

  3. o mal é todos fazer as vontades aos americanos, se as nassões se unice e metesse eles no lugar veriam os americanos vaixar a coeca, mas enquanto os americanos tiver versais nada irá mudar

  4. Onde os USA estiverem metidos só sai TRAMPA.
    Só quem for ingénuo é que acreditará na boa fé dos Estados Unidos.
    Se por ventura algum dia a amizade e as boas relações vingarem entre as duas Coreias, iremos ver os Estados Unidos, tão colaborantes com a Coreia do Sul, a tornarem-se seu inimigo.
    Nada de bom se pode esperar da corja americana.

  5. Convém esclarecer que o “Eu” não é o “Eu!” – embora eu esteja de acordo com o que ele escreveu!
    Portanto, se quer que alguém respeite a sua opinião, primeiro tem que respeitar a Língua Portuguesa!!

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …